Paineis solares termodinâmicos->DJGH

Autor do tópico
FrancisKo
Membro
Membro
Registado: terça mai 27, 2008 1:20 pm

Paineis solares termodinâmicos->DJGH

Mensagem por FrancisKo »

djgh,
agradeço pela sua explicação.
mas então tudo que se ouve sobres esses painéis é uma ciência que não exacta.
não me digam que vou gastar tanto dinheiro para ter um resultado que é negativo?
ai ai, pobre de nós, então tanta propaganda com uma só perspective, de ir mais uma vez encher a carteira daqueles que já não sabem o que devem fazer desses €.
minha avó bem dizia, que o lume da lareira foi a maior descoberta da humanidade.
vou então talvez meditar para aquecimento central, com sistema da minha avó.
mas, se algum de voz, pode-me confirmar que estas energias que nos relatamos todos os dias é mesmo uma alternativa segura e sem especulações, então adoptarei o sistema das novas energias.
tchau.
francisko

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Re: Paineis solares termodinâmicos->DJGH

Mensagem por FranzLiszt »

ninguém diz q é mau...
o q se afirma aqui é q aquilo é uma bomba de calor, não é energia renovável!

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

exactamente. "aquilo", que é uma bomba de calor, tem o seu campo de aplicação, e compra quem decidir que é a melhor solução para o seu caso. os meus alertas é só para o esclarecimento de quem não esteja avisado, e que vai na conversa dos vendedores de banha da cobra, pensando que está a comprar um sistema solar estando simplesmente a comprar uma bomba de calor, igual a tantas outras que existem no mercado. é que desta forma despudorada, o determinado fabricante português dessa bomba de calor, e sua rede de revendedores, aproveitam a moda das energias renováveis, e concretamente a solar, para conseguirem vantagem comercial, e também fugirem á comparação com outras marcas de sistemas idênticos que não usam deste estratagema (que existem e provavelmente algumas com melhores preços e perfomances).
por outro lado alerto também que para o facto desta tecnologia (dita termodinâmica) não ter o estatuto de solar tèrmico, pelo que não pode ser usada na microprodução nem onde é obrigada pelos novos regulamentos rccte e rsece (que obrigam à instalação de colectores solares).
(ver informação da spes em: http://spes.pt/pagina/index.php?option= ... iew&id=177)
DJGH

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 12, 2008 4:24 pm

Mensagem por pumpdown »

queria só dizer que esta página do spes tanto anunciada pelo ilustre djgh, é apenas uma forma de denegrir a empresa energie, quem está á frente do spes são só empresários ligados a empresas de fabrico de paineis solares termicos, como tal tem todo o interesse em denegrir a energie, queria tambem dizer que não é nenhuma associação estatal, é particular.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

então meta lá os seus painéis termodinâmicos a "energia solar" na microprodução a ver o resultado.

DJGH

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pumpdown »

gostava de saber se os põe na microprodução, pois deve ter falta de conhecimento do sistema.
os paineis solares termodinamicos são para produção de agua quente.
microprodução tem a ver com paineis solares fotovoltaicos, não estamos a falar da mesma coisa.
cumprimentos

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

pumpdown Escreveu:gostava de saber se os põe na microprodução, pois deve ter falta de conhecimento do sistema.
microprodução tem a ver com paineis solares fotovoltaicos, não estamos a falar da mesma coisa.
cumprimentos
camarada, microprodução tem a ver com eólica, hídrica, biomassa, hidrogénio, solar fotovoltaico, etc

ah, e com solar térmico tb é perfeitamente possível produzir electricidade

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pumpdown »

peço desculpa pela minha ignorancia mas como?
painel solar termico para produção de electricidade?
gostava de um pequeno esclarecimento.
cumprimentos

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

pumpdown Escreveu:peço desculpa pela minha ignorancia mas como?
painel solar termico para produção de electricidade?
gostava de um pequeno esclarecimento.
cumprimentos
http://energiasrenovaveis.org/pagina/in ... &itemid=99

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pumpdown »

pergunto-me se já viu algum?
isto é cada uma, se fizermos gerar vapor no painel conseguimos por uma turbina e produzir electricidade, se eu colocar uma turbina nas panelas lá em casa tambem produzo electricidade.
ridiculo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

pumpdown Escreveu:pergunto-me se já viu algum?
isto é cada uma, se fizermos gerar vapor no painel conseguimos por uma turbina e produzir electricidade, se eu colocar uma turbina nas panelas lá em casa tambem produzo electricidade.
ridiculo.

mas pra isso a temperatura da água tem tem de atingir o ponto de ebulição o que não é difícil, o sol irradia mais de 1000w de calor por m2 e por hora. não me parece nada de complicado, eu costumo dizer que "até de petróleo se faz energia eléctrica".
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

pumpdown Escreveu:pergunto-me se já viu algum?
ridiculo.
sim, mas as suas panelas são aquecidas com energia solar?

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pumpdown »

tenho um ginasio por baixo de casa e tenho a certeza que conseguiria produzir energia electrica ligando os tapetes e as bicicletas, mas isso não torna o investimento viavel e se calhar tinha muito mais sucesso que os paineis solares termicos a produzir electricidade.
cumprimentos xd

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

pumpdown Escreveu:gostava de saber se os põe na microprodução, pois deve ter falta de conhecimento do sistema.
cumprimentos
eu desculpo-lhe a ignorância sobre a microprodução, a sua "área" é outra, mas posso esclarecer:
o dec-lei 363/2007 no seu artº 9º, n.º 1, alínea ii) obriga a instalação de colectores solares térmicos para quem quizer beneficiar da remuneração bonificada.
perguntei eu no post anterior se poderia colocar as bombas de calor "solares" que vende na microprodução ao abrigo da legislação referida, sendo elas "energia solar". percebe agora?
DJGH

pumpdown
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pumpdown »

eu percebi de inicio ele é que não percebeu.
cumprimentos

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

bom dia,
vou só dar a minha "colherada" sobre este assunto: estou em processo de escolha de sistema para aquecimento, e, quando me foi apresentado um orçamento da energie, eles garantiram que até ao fim do ano o sistema deles estará homologado, e que permitirá aceder aos benefícios fiscais (note-se que eles sabem que nunca o compraria, sem essa certeza, e que só iniciarei a construção em 2009).
vi também que há outros países em que a termodinâmica é reconhecida como renovável, como em frança (http://noticias.portugalmail.pt/artigo/ ... interclima ver último paragrafo).
a minha única reserva é a "desigualdade": neste caso não seria lógico a energia geotermica e as bombas de calor ar-ar, e ar-água serem também reconhecidas? desde que se criassem padrões mínimos de ganhos... mas enfim, é só a minha opinião.

cumprimentos,

mónica

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

bom dia mónica,

o artigo e parágrafo a que se refere é este: "segundo explicou o presidente da empresa (energie), luís rocha, «frança é um país próximo de portugal, com poder de compra, com consciência ecológica e benefícios fiscais para os sistemas solares termodinâmicos, pelo que este mercado surge como natural para a energie»."
este parágrafo, sendo as declarações de quem são (advogado em causa própria), não significa que devam ser levadas ao pé da letra. primeiro porque já conhecemos perfeitamente a estratégia desta empresa (logo, do seu presidente), e segundo porque já nos habituaram hà muito a uma série de inverdades e mistificações para conseguirem ter sucesso comercial.
portanto não é garantido que em frança o dito termodinamico seja considerado energia renovável, e depois aqui em portugal... cuidado com essas garantias que lhe estão a dar.

atenção que lhe estou apenas a alertar para argumentos de venda que são inverdadeiros, nomeadamente a questão de ser solar, e portanto considerado como energia renovável. è que este sistema dito termodinâmico é igualzinho a muitos outros que são comercializados com a designação de bomba de calor, com a diferença que estes últimos não fazem questão de ter aqueles "monstros" no telhado a "fingir" que são painéis solares, e que portanto têm uma postura quanto a mim mais séria.
este sistema dito termodinâmico, ou outro de bomba de calor, pode ser até uma solução muito eficaz para o que pretende, quiçá a mais recomendada para o seu projecto, só não é é energia renovável, muito menos solar.
DJGH

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

boa tarde,

concordo consigo que o termo "solar" (no sistema energie) é claramente marketing, e isso é uma das coisas que mais me põe de pé atrás em relação às soluções deles (não gosto deste tipo de abordagem, pouco honesta). o que estava dizer é que esse tipo de "tecnologia" chamada "termodinâmica" é supostamente reconhecida como "renovável" (ou será simplesmente como "ecológica"?) e beneficia dos mesmos incentivos fiscais que a solar e outros renováveis. e sobretudo que "supostamente" não tardará muito para que também cá este sistema venha também a beneficiar dos tais incentivos, que já existem para outros sistemas.
na verdade, neste momento o que gostava era de "clareza" nos custos de instalação e anuais dos sistemas disponíveis, mas é muito difícil separar o marketing da informação "rigorosa", e parece-me sobretudo difícil "avaliar" sistemas mistos (o que é necessário, se usarmos solar térmico).
o que lhe posso dizer é: se "soubesse" com alguma certeza que em termos de custo inicial e anual o sistema deles era realmente competitivo, até optava por ele... não acho é justo todos os outros sistemas de bombas de calor (que têm óptimos cops, e de uma forma geral relação custo/beneficio), não terem direito a incentivo fiscal....
enfim, continuarei a minha saga....

cumprimentos,

mónica faria

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver

um fabricante honesto:

http://www.climacasa.pt/
(ver "produtos" e depois, "axergie")