Quem compra metoxido de sódio já feito?
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
- Contacto:
Quem compra metoxido de sódio já feito?
bem pessoal estava só a pensar se seria eu o único a utilizar metoxido de sódio pré-feito, é que os resultados são ordens de grandeza melhores, visto este metoxido estar isente de água, com um grau de conversão correcto, baixa percentagem de naoh livre.
o que dá um biodiesel quase isente de sabões. a diferença é do dia para a noite. com a produção de metoxido nas instalações eu tinha uma fabrica que mais parecia uma fabrica de sabão, tinha pelo menos entre 3 e 6% sabão. com o metoxido pré-feito tenho menos de 1%. e uma aproveitamento do óleo na casa de 1 litro de biodiesel acabado por cada 0,98 litros de óleo limpo e seco.
o aumento do rendimento da linha é muito importante, visto o óleo estar caro.
o que dá um biodiesel quase isente de sabões. a diferença é do dia para a noite. com a produção de metoxido nas instalações eu tinha uma fabrica que mais parecia uma fabrica de sabão, tinha pelo menos entre 3 e 6% sabão. com o metoxido pré-feito tenho menos de 1%. e uma aproveitamento do óleo na casa de 1 litro de biodiesel acabado por cada 0,98 litros de óleo limpo e seco.
o aumento do rendimento da linha é muito importante, visto o óleo estar caro.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: Quem compra metoxido de sódio já feito?
a literatura e os protocolos já feitos sempre relatam que o metóxido tem que ser feito e usado. deixar para usar no dia seguinte, compromete os resultados.
relate a sua experiência e o que sabe sobre o assunto, quem sabe modificamos essa protocolo...
relate a sua experiência e o que sabe sobre o assunto, quem sabe modificamos essa protocolo...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
alem disso, as % de naoh podem variar muito na utilização de ovu. a não ser que seja encomendado.
e já agora, onde compras?
e já agora, onde compras?
Sócio Nº46
-
- Contacto:
luciano kaefer, com todo o respeito.
o metoxido de sódio, é comercializado industrialmente e eu pessoalmente tenho uma reserva estratégica de 1 semana de consumo, reserva essa que é fornecida por um fornecedor que importa da china, logo quando eu o gasto ele tem pelo menos uns 4 a 5 meses mínimo.
mas aqui existe uma grande confusão, e essa confusão que eu gostava de resolver, a mistura de metanol e soda caustica (a que eu vou chamar de metoxido caseiro), não dá uma solução de metoxido de sódio em metanol (de futuro designado de metoxido comercial).
o resultado dessa mistura é metanol, metoxido de sódio, soda caustica e água.
o metoxido de sódio comercial tem as seguintes especificações:
alcalinidade total - 31,12%
naoch3 (metoxido de sódio) - 30,62% (no meu caso, mas ele esta a volta do 30%+-1
alcalinos livres - 0,38%
na2co3 - 0,32% (quando devidamente acondicionado e fechado, o contacto com o ar provoca carbonatação)
water - 0,17%
metanol - 68,70%
(nota: este produto é posteriormente diluido para se obter a concentação requerida)
resultando no seguinte produto:
alcalinidade total - 4,35%
naoch3 (metoxido de sódio) - 4,28% (no meu caso, mas ele esta a volta do 30%+-1
alcalinos livres - 0,05%
na2co3 - 0,0448% (quando devidamente acondicionado e fechado, o contacto com o ar provoca carbonatação)
water - 0,02%
metanol - 95,7%
(nota o metanol comercial tem vestigios de água mas para este caso simplifiquei considerando que esta puro)
ao contrario do caseiro que deve variar bastante, mesmo quando bem feito com aquecimento, agitação correcta e tempo suficiente. sem posteriormente ser purificado o resultado será algo no seguinte género: (para um caso de condições identicas as de cima)
naoch3 (metoxido de sódio) - 2,2%
alcalinos livres - 2,3%
na2co3 - impossivel de prever depende demasiado das condições em que são feitos e da exposição ao ar.
water - pelo menos 1% fora a água que o metanol já trás
metanol - 94,7%
a presença de água, e de naoh livre em exceço provoca a necessidade de mal se produz consumir logo pois ele vai muito rapidamente começar a absorver mais água atmosférica e a carbonatar.
o metoxido de sódio, é comercializado industrialmente e eu pessoalmente tenho uma reserva estratégica de 1 semana de consumo, reserva essa que é fornecida por um fornecedor que importa da china, logo quando eu o gasto ele tem pelo menos uns 4 a 5 meses mínimo.
mas aqui existe uma grande confusão, e essa confusão que eu gostava de resolver, a mistura de metanol e soda caustica (a que eu vou chamar de metoxido caseiro), não dá uma solução de metoxido de sódio em metanol (de futuro designado de metoxido comercial).
o resultado dessa mistura é metanol, metoxido de sódio, soda caustica e água.
o metoxido de sódio comercial tem as seguintes especificações:
alcalinidade total - 31,12%
naoch3 (metoxido de sódio) - 30,62% (no meu caso, mas ele esta a volta do 30%+-1
alcalinos livres - 0,38%
na2co3 - 0,32% (quando devidamente acondicionado e fechado, o contacto com o ar provoca carbonatação)
water - 0,17%
metanol - 68,70%
(nota: este produto é posteriormente diluido para se obter a concentação requerida)
resultando no seguinte produto:
naoch3 (metoxido de sódio) - 4,28% (no meu caso, mas ele esta a volta do 30%+-1
alcalinos livres - 0,05%
na2co3 - 0,0448% (quando devidamente acondicionado e fechado, o contacto com o ar provoca carbonatação)
water - 0,02%
metanol - 95,7%
(nota o metanol comercial tem vestigios de água mas para este caso simplifiquei considerando que esta puro)
ao contrario do caseiro que deve variar bastante, mesmo quando bem feito com aquecimento, agitação correcta e tempo suficiente. sem posteriormente ser purificado o resultado será algo no seguinte género: (para um caso de condições identicas as de cima)
naoch3 (metoxido de sódio) - 2,2%
alcalinos livres - 2,3%
na2co3 - impossivel de prever depende demasiado das condições em que são feitos e da exposição ao ar.
water - pelo menos 1% fora a água que o metanol já trás
metanol - 94,7%
a presença de água, e de naoh livre em exceço provoca a necessidade de mal se produz consumir logo pois ele vai muito rapidamente começar a absorver mais água atmosférica e a carbonatar.
-
- Contacto:
paulosga, em resposta a tua primeira pergunta é simples:
o que se compra é uma solução concentrada e em fabrica dilui-se conforme as necessidades. assim para um óleo muito acido, menos diluição, para um menos acido, mais diluição.
agora a resposta a tua segunda pergunta:
eu tenho que encomendar da china, estados unidos, degussa ou basf.
o que se compra é uma solução concentrada e em fabrica dilui-se conforme as necessidades. assim para um óleo muito acido, menos diluição, para um menos acido, mais diluição.
agora a resposta a tua segunda pergunta:
eu tenho que encomendar da china, estados unidos, degussa ou basf.
-
- Membro Silver
muito interessante
e os €€€€€ p/ litro ?
no teu caso, pelo que parece, compras em grandes quantidades?
e os €€€€€ p/ litro ?
no teu caso, pelo que parece, compras em grandes quantidades?
Sócio Nº46
-
- Contacto:
paulosga.
o preço é sempre fundamental, mas não pode ser considerado de forma independente. ou seja o que interessa é o preço final do produto e não o incremento de uma das parcelas.
assim para teres uma ideia, o incremento resultante da utilização de metilato é 0,01-0,02€/litro
mas o produto final fica cerca de meio cêntimo mais barato.
fora as outras vantagens, nomeadamente a simplificação do processo, e o ganho muito significativo de produtividade da linha, cerca de 20%. a redução dos numero de acidentes e incidentes. redução da variabilidade da qualidade do produto final, mesmo e principalmente com ovu, a a paz de espírito que este produto me trás, por saber que não tenho de estar a agitar uma misturar um solido altamente corrosivo com um liquido tóxico e inflamável. tudo conta, na ponderação.
o preço é sempre fundamental, mas não pode ser considerado de forma independente. ou seja o que interessa é o preço final do produto e não o incremento de uma das parcelas.
assim para teres uma ideia, o incremento resultante da utilização de metilato é 0,01-0,02€/litro
mas o produto final fica cerca de meio cêntimo mais barato.
fora as outras vantagens, nomeadamente a simplificação do processo, e o ganho muito significativo de produtividade da linha, cerca de 20%. a redução dos numero de acidentes e incidentes. redução da variabilidade da qualidade do produto final, mesmo e principalmente com ovu, a a paz de espírito que este produto me trás, por saber que não tenho de estar a agitar uma misturar um solido altamente corrosivo com um liquido tóxico e inflamável. tudo conta, na ponderação.
-
- Membro Silver
vou só pedir-te os seguintes esclarecimentos:
- metilato = metóxido de sódio?
- para 1l de oleo novo, quais as % de diluição?
- quantidade minima que se pode encomendar?
- preço médio por litro?
obrigado
- metilato = metóxido de sódio?
- para 1l de oleo novo, quais as % de diluição?
- quantidade minima que se pode encomendar?
- preço médio por litro?
obrigado
Sócio Nº46
-
- Contacto:
paulosga: em resposta as tuas perguntas:
1º sim, as vezes eu só digo metilato quando me estou a referir a metilato de sódio comercial a 30%.
2º por litro de biodiesel produzido e acabado os consumos se for recorrido a óleo novo (0 de acidez, água e sólidos. numa linha de produção com 80% de recuperação do metanol em excesso), são:
óleo: 886g/litro
metanol: 99g/litro
metilato: 15,3g/litro
resinas de absorção: 1,15g/litro
azoto: 0,0027m3/litro
consumo de biodiesel para produção de energia: 0,03litros consumido/litro produzido
e por fim além do litro de biodiesel produz-se ainda 110 gramas de glicerina contaminada (70-80% glicerol) e umas microgramas de outros resíduos irrelevantes.
3ª 1000 litros de metilato de sódio, em bidões ou em ibc's, se fores buscar provavelmente podes comprar 200 litros.
4ª 1200€/ton o preço no mercado acho que diminui-o bastante, eu tenho com contrato bastante a baixo disto, que dá mais +-1,15€/litro
mais alguma questão???
1º sim, as vezes eu só digo metilato quando me estou a referir a metilato de sódio comercial a 30%.
2º por litro de biodiesel produzido e acabado os consumos se for recorrido a óleo novo (0 de acidez, água e sólidos. numa linha de produção com 80% de recuperação do metanol em excesso), são:
óleo: 886g/litro
metanol: 99g/litro
metilato: 15,3g/litro
resinas de absorção: 1,15g/litro
azoto: 0,0027m3/litro
consumo de biodiesel para produção de energia: 0,03litros consumido/litro produzido
e por fim além do litro de biodiesel produz-se ainda 110 gramas de glicerina contaminada (70-80% glicerol) e umas microgramas de outros resíduos irrelevantes.
3ª 1000 litros de metilato de sódio, em bidões ou em ibc's, se fores buscar provavelmente podes comprar 200 litros.
4ª 1200€/ton o preço no mercado acho que diminui-o bastante, eu tenho com contrato bastante a baixo disto, que dá mais +-1,15€/litro
mais alguma questão???
-
- Membro Silver
pelo que percebi, o amigo rui é produtor industrial, portanto para nós, produtores caseiros, torna-se dificil aplicar esses metodos de produção com resinas de absorção, azoto , recuperar 80% de metanol , etc, etc.
no entanto deixo apenas mais uma questão e um pedido de esclarecimento:
- num litro de óleo são utilizados 99ml de metanol e 15,3ml de metilato, acertei?
- no caso de ovd e depois da titulação, qual é o método para obter a mistura certa? existe alguma tabela?
no entanto deixo apenas mais uma questão e um pedido de esclarecimento:
- num litro de óleo são utilizados 99ml de metanol e 15,3ml de metilato, acertei?
- no caso de ovd e depois da titulação, qual é o método para obter a mistura certa? existe alguma tabela?
Sócio Nº46
-
- Membro Silver
quero dizer ovu-no caso de ovd e depois da titulação, qual é o método para obter a mistura certa? existe alguma tabela?
Sócio Nº46
-
- Contacto:
bom dia luciano,
sim, a situação já esta a ficar reencaminhada, foi uma pena a visita não se ter realizado, mas quando avarias daquelas acontecem são muito problemáticos e mantiveram-me ocupado e fora de circulação por bastante tempo. mas agora essa fabrica deverá ficar a funcionar dentro em breve e em todo o seu esplendor. espero eu.....
e com esta a ficar pronta, viro a minha atenção para outras guerras e novas tecnologias. estou agora a seguir de uma forma independente a construção de uma nova fabrica de biodiesel, que promete revolucionar as forma convencionais. esta nova tecnologia tem dado resultados preliminares completamente incríveis.
mas voltando ao tópico em mão:
em primeiro lugar, a minha afirmação, foi com o intuito de abrir novos horizontes a todos os que por aqui passam. dai ter de uma forma clara e directa posto em causa a "literatura existente".
a seguir
paulogas. os dados que eu dei estão em massa (gramas), e não em volumes.
mas se for melhor para ti posso passar para volume:
num litro de óleo são utilizados 125 ml (densidade 0,79) de metanol e 16,1 ml (densidade 0,95) de metilato
eu pessoalmente acho que para produtores caseiros não é requerido, as resinas, a lavagens é muito mais fácil de executar em casa, e pode-se não usar azoto, apesar de eu pessoalmente não gostar de trabalhar com um ambiente explosivo dentro do reactor. mas em pequena escala (alguns litros) e baixas temperaturas (<70ºc max) tudo bem. mas se os vossos reactores são na ordens das centenas de litros de cada vez eu já teria muito cuidado. ( dois incêndios, uma pequena explosão e um ferido grave, são a última contagen do biodiesel no último ano em portugal que eu tenho conhecimento, e tudo com reactores inferiores a 150 litros)
em relação a saber quanto usar com base na acidez do óleo isso é muito fácil de calcular. mas se for esse o caso posso facilmente criar-te uma tabela de correcção. ou então dou-te uma formula de aplicação directa.
por fim como obter este produto em portugal é fácil, já esta num nível de utilização que leva a existir stock constante em portugal apesar de ainda instável. no brasil não sei, teras de falar com os retalhistas de produtos químicos como o metanol, e se a tua soda caustica não se dissolve bem é porque não é la muito pura.
sim, a situação já esta a ficar reencaminhada, foi uma pena a visita não se ter realizado, mas quando avarias daquelas acontecem são muito problemáticos e mantiveram-me ocupado e fora de circulação por bastante tempo. mas agora essa fabrica deverá ficar a funcionar dentro em breve e em todo o seu esplendor. espero eu.....
e com esta a ficar pronta, viro a minha atenção para outras guerras e novas tecnologias. estou agora a seguir de uma forma independente a construção de uma nova fabrica de biodiesel, que promete revolucionar as forma convencionais. esta nova tecnologia tem dado resultados preliminares completamente incríveis.
mas voltando ao tópico em mão:
em primeiro lugar, a minha afirmação, foi com o intuito de abrir novos horizontes a todos os que por aqui passam. dai ter de uma forma clara e directa posto em causa a "literatura existente".
a seguir
paulogas. os dados que eu dei estão em massa (gramas), e não em volumes.
mas se for melhor para ti posso passar para volume:
num litro de óleo são utilizados 125 ml (densidade 0,79) de metanol e 16,1 ml (densidade 0,95) de metilato
eu pessoalmente acho que para produtores caseiros não é requerido, as resinas, a lavagens é muito mais fácil de executar em casa, e pode-se não usar azoto, apesar de eu pessoalmente não gostar de trabalhar com um ambiente explosivo dentro do reactor. mas em pequena escala (alguns litros) e baixas temperaturas (<70ºc max) tudo bem. mas se os vossos reactores são na ordens das centenas de litros de cada vez eu já teria muito cuidado. ( dois incêndios, uma pequena explosão e um ferido grave, são a última contagen do biodiesel no último ano em portugal que eu tenho conhecimento, e tudo com reactores inferiores a 150 litros)
em relação a saber quanto usar com base na acidez do óleo isso é muito fácil de calcular. mas se for esse o caso posso facilmente criar-te uma tabela de correcção. ou então dou-te uma formula de aplicação directa.
por fim como obter este produto em portugal é fácil, já esta num nível de utilização que leva a existir stock constante em portugal apesar de ainda instável. no brasil não sei, teras de falar com os retalhistas de produtos químicos como o metanol, e se a tua soda caustica não se dissolve bem é porque não é la muito pura.
-
- Contacto:
e só mais uma informação para todos os pioneiros de casa, que possam por as mão em metilato de sódio comercial,
sobre todas as circunstancias não usem embalagens de pet (embalagens de água engarrafada), elas derretem em tempo real.
sobre todas as circunstancias não usem embalagens de pet (embalagens de água engarrafada), elas derretem em tempo real.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
boas rui
se algum dia quiseres alçar vôo para o brasil, tenha em mim um anfitrião.
sds
luciano
se algum dia quiseres alçar vôo para o brasil, tenha em mim um anfitrião.
especificamente esse produto industrial que falas, do metóxido pronto, por qual nome procuro ? conheço vários "retalhistas" de produtos químicos, mas se eu não informo o produto específico, vão-me perguntar: que procuras ? ( seria metilato de sódio ? )no brasil não sei, teras de falar com os retalhistas de produtos químicos como o metanol, e se a tua soda caustica não se dissolve bem é porque não é la muito pura.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Contacto:
a designação dele é nach3o, metilato de sódio a 30% em metanol. também conhecido por metoxido de sódio.
nesta pagina tem a ficha tecnica apresentada pelo estado de são paulo brasil.
http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/ ... %20s%d3dio
nesta pagina tem a ficha tecnica apresentada pelo estado de são paulo brasil.
http://www.cetesb.sp.gov.br/emergencia/ ... %20s%d3dio
-
- Membro Silver
rui, de momento não tenho mais dúvidas, aproveito para agradecer as respostas, rápidas e esclarecedoras .
acho que é uma solução prática que só vai trazer vantagens, tal como já referiste e que volto a frisar, ao nível de, segurança, facilidade de mistura, ganho de tempo e a obtenção de uma reacção mais completa e rápida.
só falta mesmo é arranjar o metilato para iniciar os testes
acho que é uma solução prática que só vai trazer vantagens, tal como já referiste e que volto a frisar, ao nível de, segurança, facilidade de mistura, ganho de tempo e a obtenção de uma reacção mais completa e rápida.
só falta mesmo é arranjar o metilato para iniciar os testes
Sócio Nº46
-
- Membro Silver
retirado de: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=30&t=6577luciano kaefer (noutro tópico) Escreveu:o metoxido é o resultante da reação entre o metanol e o naoh simultaneamente. ...
luciano, face ao exposto neste tópico, esta frase não está completamente correcta
na questão colocada por mim:
a resposta será afirmativa, certona produção de grandes quantidades de metóxido, por exemplo 20l, posso fazer a mistura de 3 litros de metanol com 450g de soda e depois de bem dissolvida juntar os restantes 17l de metanol?
Sócio Nº46
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm
se conseguires dissolver todo o hidroxido de sódio no metanol pretendido, podes adicionar posteriormente o restante nametanol. (quando adicionas o metanol (solvente) estás apenas a afectar a concentração de naoh. )paulosga Escreveu: questão colocada por mim:a resposta será afirmativa, certona produção de grandes quantidades de metóxido, por exemplo 20l, posso fazer a mistura de 3 litros de metanol com 450g de soda e depois de bem dissolvida juntar os restantes 17l de metanol?
alerto para o seguinte: como alguem escreveu em cima, penso que o rui, não usem pet para esta reacção mas sim hdpe, e não esquecam mascara, oculos e luvas pois estao a lidar com uma substancia que provoca queimaduras sem darem conta e os seus vapores podem matar. (segurança nunca é demais!)
bom, relativamente a uma conversa acima referida em relação ao tempo de duração do metóxido, isso é realmente muito relativo, as bibliografias que possuo não são concordantes (embora nenhuma fale em meses, isso é até um pouco estranho pois o metoxido que preparo em laboratorio não dura muito tempo com a mesma concentração), no entanto se foi desenvolvida uma solução mais estavel, ainda bem para nós, consumidores. mas quem o faz em casa que continue a fazer e usar de seguida, não vale a pena armazenar pois num espaço curto de tempo o metoxido ja não tem a concentração requerida.
-
- Contacto:
"sem darem conta" já me queimei muitas vezes com metilato de sódio e posso dizer que dei conta, e de que maneira, doi que se farta. e quando uma gota fica dentro da luva a escorrer porra que dor...vascoribeiro Escreveu:alerto para o seguinte: como alguem escreveu em cima, penso que o rui, não usem pet para esta reacção mas sim hdpe, e não esquecam mascara, oculos e luvas pois estao a lidar com uma substancia que provoca queimaduras sem darem conta e os seus vapores podem matar. (segurança nunca é demais!)
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm
com metoxido de sodio é pouco provavel, ele primeiro ataca os nervos e depois a carne... por isso isso a dor que se sentir no momento deverá ser de curta duração. daí eu ter dito sem darem conta. mas obviamente que a queimadura tambem depende da concentração.rui de carvalho Escreveu:"sem darem conta" já me queimei muitas vezes com metilato de sódio e posso dizer que dei conta, e de que maneira, doi que se farta. e quando uma gota fica dentro da luva a escorrer porra que dor...vascoribeiro Escreveu:alerto para o seguinte: como alguem escreveu em cima, penso que o rui, não usem pet para esta reacção mas sim hdpe, e não esquecam mascara, oculos e luvas pois estao a lidar com uma substancia que provoca queimaduras sem darem conta e os seus vapores podem matar. (segurança nunca é demais!)