Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
bairro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 9:32 am

Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por bairro »

bom dia,

sou novo nestas andanças.
no fim de ler muisto postos, e inclusivé o tutorial para nabos nesta área decidi ir para a frente com o teste da percentagem de 10% ov.

tenho um seat ibiza 1.9 tdi 90cv data 12 de 2000, e como dizem nos post's 10% não irá afectar muito mm não sabendo q tipo de bi tenho.

hoje demanhã estava 14º o carro pegou bem, mas puxando um pouco pelo motor nota-se q não desenvolve tanto quanto deveria ser normal.

pondo 10% isto deveria acontecer assim, notar-se tanto a diferença?

obrigado.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por Erbium »

já usas óleo à quantos km's? não será o filtro de gasóleo a entupir?


Autor do tópico
bairro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 9:32 am

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por bairro »

ola,

não vais acreditar mas uso à 80km e o carro veio da revisão e levou filtros novos e oleos novos à 15 dias .

por isso estou a estranhar tanto...

provavelmente não gosta mm nada de ov lol

para ficarem ainda mais confusos eu pus 25 litros de gasóleo e 1 litro de ov ( de marca f|_|la)

acho isto muito estranho... e eu que queria poupar uns euros...

obrigado


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por Erbium »

quantos km's tem o carro?
maf?
pressões?
o ideal é ligar o carro à máquina e ver se tem erros.


Autor do tópico
bairro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 9:32 am

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por bairro »

tem 150 mil km...

maf não sei, mas o pessoal q faz revisões nãos as verifica isso e limpa?

à cerca de 2 anos atrás levou um maf novo (pois o outro avariou) agora anda a fazer o mesmo e estou com medo q seja outra vês a mm coisa (250€ bahhhh!!! )

a unica coisa que verifiquei ainda à pouco foi que tenho o nivel do oleo está acima do max,
isto pode ser por duas razões a meu ver (e n sou expert nenhum) ou foi burrice dos mecânicos na revisão ou então o ov n está a queimar nada bem e está a ir todo para dentro do motor. não sei se oleo a mais no motor influencia o desempenho.

estive a analizar melhor e quando o turbo dispara parece que cortam a injecção o carro até morre... ( estou a ficar assustado que seja o maf)

pressões...nem sei ver isso desculpem a ignorancia.

obrigado


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por visitante »

vivam ...

bairro..pela percentagem e quilometragem feita não foi do ov com toda a segurança..

já aqui referi.. em tempos.. que em motores sobrealimentados deverá haver um especial cuidado com os niveis de lubrificante motor..devem ser medidos em quente e nunca deverão ultrapassar os 3/4 da distancia entre a sinalização minima e maxima..a favor da maxima..

a primeira operação que deverás fazer é repor o nivel do lubrificante dentro dos parametros indicados..a outra..se necessaria..é limpar..recorrendo a benzina.. ou equivalente.. e nunca por meios pneumaticos (soprar).. o sensor de fluxo/massa de ar..poderá estar contaminado por excesso de vapores do lubrificante motor..

acessoriamente..e talvez eu começasse por aí.. verifica o estado do tubo que liga o turbo ao "topo" da bomba injectora..é o que comanda o sobrealimentador..se não estiver em bom estado poderá concorrer para sintomas analogos aos que descreveste..

abraço
[***************]


Autor do tópico
bairro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 9:32 am

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por bairro »

obrigado pela pronta resposta.

em primeiro lugar é preciso ter azar acontecer isto, logo quando estava a iniciar o primeiro passo de iniciação a ov ( fiquei muito descontente por ter pensado que podia ter sido desta minha introdução à "poupança")

visto que tudo aponta para o facto de o meu problema não ser derivado ao uso do ov penso que mais cedo ou mais tarde irei voltar à experiência.

hoje mesmo irei falar com os mecanicos que fizeram a minha revisão, e visto que foi à relativamente pouco tempo, irei-lhes pedir para verificarem esta situação (atribuindo as culpas disto tudo para cima deles, de maneira a não me levarem dinheiro. sou um sacana).

já agora li por aqui num forum algures um post em que uma pessoa que tinha um problema semelhante com o meu descobriu que tinha os filtros completamente entupidos devido à acção de "detergente" que o ov tem. penso que isso n se aplica ao meu caso pq a quantidade introduzida é minima e no caso apresentado nesse post era usado uma percentagem de 60% ov .



estou a tentar perceber quais as vantagens e desvantagens pois os meus pais tem um restaurante e consigo por as mãos em cima de muito ovu

pelo que li em alguns posts, poupa-se em combustivel mas gasta-se mais em manutenção por isso a minha desconfiança.

desde já agradeço.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por hynek »

às vezes é preciso ter cuidado com os "mecânicos". uma pessoa conhecida, há uns tempos atrás, passou cá e, entre outro, queixava-se que o carro (a gasolina) andava mal, está sempre a ir abaixo, etc... e que esteve no mecânico para fazer manutenção. ainda tinha o filtro de ar trocado na mala. descobri que faltava o filtro de ar no motor. o compartimento do filtro estava vazio..... "mecânicos" destes deveriam levar um tiro.....

é só para teres cuidado........ será que realmente trocaram o filtro?
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por Flamingo »

sobre tubos, se tiveres que substituir o tubo que te falaram anteriormente, não vás na patetice de cortar as pontas e voltar a encaixar, a borracha uma vez ressequida perde elasticidade. pelas dimensões do tubo quase não permite abraçadeiras, por isso cortar as pontas pra voltar a encaixar dificilmente resolves alguma coisa.
isso apenas se deve fazer a titulo de desenrasque.


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por Erbium »

bairro Escreveu:já agora li por aqui num forum algures um post em que uma pessoa que tinha um problema semelhante com o meu descobriu que tinha os filtros completamente entupidos devido à acção de "detergente" que o ov tem. penso que isso n se aplica ao meu caso pq a quantidade introduzida é minima e no caso apresentado nesse post era usado uma percentagem de 60% ov
se usas óleo à 80km's ainda não teve tempo de fazer isso, mas pelos 2 ou 3mil km's de uso de óleo deves trocar o filtro de gasóleo.

btw: 250€ dá para comprar 2 maf's...


Autor do tópico
bairro
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta fev 29, 2008 9:32 am

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por bairro »

erbium Escreveu:
bairro Escreveu:já agora li por aqui num forum algures um post em que uma pessoa que tinha um problema semelhante com o meu descobriu que tinha os filtros completamente entupidos devido à acção de "detergente" que o ov tem. penso que isso n se aplica ao meu caso pq a quantidade introduzida é minima e no caso apresentado nesse post era usado uma percentagem de 60% ov
se usas óleo à 80km's ainda não teve tempo de fazer isso, mas pelos 2 ou 3mil km's de uso de óleo deves trocar o filtro de gasóleo.

btw: 250€ dá para comprar 2 maf's...
já tenho noticias...

segundo o meu mecânico e a logica , o problema é mesmo do maf pois ele deve estar a dar o berro...por vezes qnd puxo pelo motor o maf deve bater mal e começa a funcionar mal reduzindo drásticamente o rendimento do carro.

solução temporária: parar o carro desligar e voltar a ligar e normlamente fica bom.

segundo o meu mecanico mais cedo ou mais tarde o maf deixará de funcionar, e terei de por um novo.

respectivamente o preço 250€ por um maf foi num consecionario official seat e fui roubado, isto dito pelo meu mecânico .

entretanto irei voltar para ligar o carro à máquina para para ver quais os erros que apresenta.

assim sendo irei voltar ao uso de ov... e mais tarde irei tentar usar ovu qnd adquirir conhecimentos sufecientes.

obrigado a todos

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por mco »

bairro Escreveu:
assim sendo irei voltar ao uso de ov... e mais tarde irei tentar usar ovu qnd adquirir conhecimentos sufecientes.

obrigado a todos
assim é que é falar
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por Erbium »

procura bem que arranjas maf's mais baratas.
com vag-com podes fazer um diagnóstico à maf facilmente.


hellucinated
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quarta mai 28, 2008 6:46 pm

Re: Seat Ibiza 1.9 Tdi 90cv data 12 de 2000, está fraco...Help

Mensagem por hellucinated »

tenho um carro parecido ao teu um ibiza 6k2 de 2000 mas com 110 cv, recentemente levou maf, num concessionario vw, levou uma maf nova k custou cerca de 75 euros mais mao de obra k n paguei devido a alguem ma ter montado a borla com esses 250 euros dava pa por umas pcas

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”