Novo RCCTE não obriga a painéis certificados!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
Novo RCCTE não obriga a painéis certificados!
gostaria de partilhar uma informação dada pela adene:
- o novo regulamento da térmica rccte (decreto-lei 80/2006) obriga à instalação de sistema de aqs (água quente sanitária) com painéis solares térmicos se houver exposição solar, na cobertura do edifício, no quadrante se -sw (sudeste-sudoeste) sem sombreamentos desde 2 horas depois do nascer do sol até 2 horas antes do pôr do sol.
no entanto, não é obrigatório que:
1 - os painéis sejam certificados pela certif, solarkeymark ou qualquer outra;
2 - que seja um técnico certificado a instalar;
3 - que haja um contrato de 6 anos de manutenção.
o que acontece é que, neste caso, a energia produzida não poderá ser contabilizada como ganho energético pelo regulamento e pelo sistema de certificação energética (aquele da letra entre a a g).
tal facto poderá, no entanto, levar a que o novo edifício não satisfaça os requisitos regulamentares e a ser obrigado a contabilizar a dita energia.
para que a energia captada pela instalação solar possa ser contabilizada então, aí sim, será necessário:
-painéis certificados;
-instalador certificado;
-contrato de manutenção de 6 com um instalador certificado.
last but not least:
os painéis solares térmicos podem ser substituídos por outra fonte de energia renovável (excepto biomassa, segundo a adene) que forneça a mesma quantidade de energia anual, calculada pelo software solterm do ineti para os painéis substituídos.
agora, toca a convencer os peritos certificadores que a mangueira preta em cima do telhado é um painel solar... só não é certificado!
- o novo regulamento da térmica rccte (decreto-lei 80/2006) obriga à instalação de sistema de aqs (água quente sanitária) com painéis solares térmicos se houver exposição solar, na cobertura do edifício, no quadrante se -sw (sudeste-sudoeste) sem sombreamentos desde 2 horas depois do nascer do sol até 2 horas antes do pôr do sol.
no entanto, não é obrigatório que:
1 - os painéis sejam certificados pela certif, solarkeymark ou qualquer outra;
2 - que seja um técnico certificado a instalar;
3 - que haja um contrato de 6 anos de manutenção.
o que acontece é que, neste caso, a energia produzida não poderá ser contabilizada como ganho energético pelo regulamento e pelo sistema de certificação energética (aquele da letra entre a a g).
tal facto poderá, no entanto, levar a que o novo edifício não satisfaça os requisitos regulamentares e a ser obrigado a contabilizar a dita energia.
para que a energia captada pela instalação solar possa ser contabilizada então, aí sim, será necessário:
-painéis certificados;
-instalador certificado;
-contrato de manutenção de 6 com um instalador certificado.
last but not least:
os painéis solares térmicos podem ser substituídos por outra fonte de energia renovável (excepto biomassa, segundo a adene) que forneça a mesma quantidade de energia anual, calculada pelo software solterm do ineti para os painéis substituídos.
agora, toca a convencer os peritos certificadores que a mangueira preta em cima do telhado é um painel solar... só não é certificado!
João Nunes
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça fev 19, 2008 10:07 pm
Re: Novo RCCTE não obriga a painéis certificados!
desculpa, mas eu estive a ver se existia alguma informação sobre isso no site da adene e de facto não tinha essa informação disponivel.
é mesmo verdade?
é mesmo verdade?
-
basta ler o regulamento (rccte) com muita atenção, o que é difícil.
foi no curso de peritos qualificados no sce que nos advertiram para o facto.
infelizmente há muita mais informação que não é disponibilizada aos projectistas.
mesmo os peritos têm que arrancar informações a saca-rolhas.
é absurdo, mas verdade.
amanhã vou fazer o exame de qualificação.
serei avaliado não pelo que me ensinaram mas por aquilo que a adene sabe e não transmite. quem souber responder é ou deus ou adivinho...é o suficiente para ser perito.
foi no curso de peritos qualificados no sce que nos advertiram para o facto.
infelizmente há muita mais informação que não é disponibilizada aos projectistas.
mesmo os peritos têm que arrancar informações a saca-rolhas.
é absurdo, mas verdade.
amanhã vou fazer o exame de qualificação.
serei avaliado não pelo que me ensinaram mas por aquilo que a adene sabe e não transmite. quem souber responder é ou deus ou adivinho...é o suficiente para ser perito.
João Nunes
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
é realmente lamentável o estado actual da coisas - lá fora pode nao ser fácil mas cá em portugal é inqualificavel. essa mesquinhez de espirito trará custos elevados à sociedade portuguesa - nessa altura talvez comprendam o erro. por mim, se tiver oportunidade, irei emigrar - assim deixarei de ser pessimista como diz o socrates ... #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Dedicado
sabe que o que está a dizer é muito importante?
se verdade é muito grave.
-
não sei a que se refere exactamente. mas se se trata do que eu disse sobre a atitude da adene, concordo consigo.a.s. Escreveu:sabe que o que está a dizer é muito importante?
quanto a ser verdade... basta pagar 968,00€ e inscrever-se no curso de peritos (se for engenheiro ou arquitecto) para descobrir a verdade.
sabia que em 1 de janeiro de 2009 irá iniciar-se a certificação energética para os edifícios existentes e que a adene ainda não faz ponta de ideia de como os peritos deverão avaliar as características térmicas das paredes, coberturas, pisos, etc, desses edifícios? nem que modelo de cálculo irá ser usado para determinar a classe energética?
sabia que a adene se recusa a considerar biomassa como energia renovável, quando o próprio rccte a considera?
sabia que a adene faz interpretações do rccte reconhecendo que, se lermos à letra, a interpretação deve ser diferente?
pois, é mais que grave... é prepotência!
João Nunes
-
- Membro Dedicado
estou completamente de acordo com o que disse.
de certa forma, não me surpreende.
ninguem sabe muito bem o que esta a fazer, nem na adene, nem em lado nenhum.
eu estou neste momento em processo de certificação de um painel, por isso esse tipo de informação interessa-me, quanto ao curso, já tenho muitos cursos e nunca foi minha vocação interpretação de lei, tenho mais utilidade em outras areas de intervenção.
cumprimentos.
de certa forma, não me surpreende.
ninguem sabe muito bem o que esta a fazer, nem na adene, nem em lado nenhum.
eu estou neste momento em processo de certificação de um painel, por isso esse tipo de informação interessa-me, quanto ao curso, já tenho muitos cursos e nunca foi minha vocação interpretação de lei, tenho mais utilidade em outras areas de intervenção.
cumprimentos.
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
a biomassa é um combustível portanto n capta energia, mas se for utilizada para aqs pode ser contabilizada no termo eren (rccte), ou se alimentar uma caldeira a biomassa considera-se um valor nulo para o iee de aquecimento no cálculo do ieenominal (rsece)jcn.jnunes Escreveu:
sabia que em 1 de janeiro de 2009 irá iniciar-se a certificação energética para os edifícios existentes e que a adene ainda não faz ponta de ideia de como os peritos deverão avaliar as características térmicas das paredes, coberturas, pisos, etc, desses edifícios? nem que modelo de cálculo irá ser usado para determinar a classe energética?
sabia que a adene se recusa a considerar biomassa como energia renovável, quando o próprio rccte a considera?
em relação ao modelo de cálculo para a classificação energética em edifícios ao abrigo do rsece, verifica a pergunta nº15 do faq sce da adene.
-
quando eu digo que a adene não aceita biomassa como energia renovável, quero dizer que não aceita que seja utilizada em substituição dos painéis solares como o regulamento o permite.
pode entrar no eren, mas não pode substituir o esolar como o pode fazer um sistema eólico, geotermia ou fotovoltaico.
quanto a não captar energia e ser combustível, também as pilhas de hidrogénio o são e estas, desde que tenham por base de produção uma energia renovável, podem ser consideradas também energia renovável. ou seja, se utilizarmos electricidade com origem em fotovoltaico para produzir o hidrogénio, então essas pilhas são consideradas energia renovável.
ora, onde é que biomassa (árvores, principalmente) não têm por base de produção, a captação de energia solar? nunca vi árvores, arbustos, etc. que não cresçam à custa de sol.
o argumento da adene é que para preparar a biomassa é necessário cortar e transportar a madeira, o que gasta outras formas de energia... ora caramba, os outros sistemas caem do céu directamente na casa das pessoas? não há fabrico e transporte de aerogeradores, paineis solares, pilhas de hidrogénio, etc?
temos pinheiros e sobreiros a secar às toneladas devido a uma doença que existe. porque não utilizar essa madeira em substituição dos paineis? (contra mim falo pois sou instalador!)
o único argumento plausível será: no verão ninguém quer acender lareiras ou salamandras e, assim só, não é possível aquecer água.
quanto ao modelo de cálculo do rsece, não me meto por aí pois não é a minha área. bem que gostava de fazer formação nisso, mas como não sou mecânico, a ordem nem se dá ao trabalho de me reconhecer capacidade. por isso, sou obrigado a limitar-me ao rccte.
cumps
pode entrar no eren, mas não pode substituir o esolar como o pode fazer um sistema eólico, geotermia ou fotovoltaico.
quanto a não captar energia e ser combustível, também as pilhas de hidrogénio o são e estas, desde que tenham por base de produção uma energia renovável, podem ser consideradas também energia renovável. ou seja, se utilizarmos electricidade com origem em fotovoltaico para produzir o hidrogénio, então essas pilhas são consideradas energia renovável.
ora, onde é que biomassa (árvores, principalmente) não têm por base de produção, a captação de energia solar? nunca vi árvores, arbustos, etc. que não cresçam à custa de sol.
o argumento da adene é que para preparar a biomassa é necessário cortar e transportar a madeira, o que gasta outras formas de energia... ora caramba, os outros sistemas caem do céu directamente na casa das pessoas? não há fabrico e transporte de aerogeradores, paineis solares, pilhas de hidrogénio, etc?
temos pinheiros e sobreiros a secar às toneladas devido a uma doença que existe. porque não utilizar essa madeira em substituição dos paineis? (contra mim falo pois sou instalador!)
o único argumento plausível será: no verão ninguém quer acender lareiras ou salamandras e, assim só, não é possível aquecer água.
quanto ao modelo de cálculo do rsece, não me meto por aí pois não é a minha área. bem que gostava de fazer formação nisso, mas como não sou mecânico, a ordem nem se dá ao trabalho de me reconhecer capacidade. por isso, sou obrigado a limitar-me ao rccte.
cumps
João Nunes
-
- Membro Silver
o q é um facto é q agora com a lei da microgeração q fomenta a microprodução de electricidade, as casas novas com solar térmico/eléctrico poderão vir a ser valorizadas, devido a uma melhor classificação energética, visto q às necessidades anuais de aqs será subtraído o esolar(térmico) e o eren (fotovoltaico).
estou a fazer um trabalho nessa área, e brevemente colocarei aqui os resultados prévios da influência da microgeração na classificação energética dos edifícios residenciais novos.
estou a fazer um trabalho nessa área, e brevemente colocarei aqui os resultados prévios da influência da microgeração na classificação energética dos edifícios residenciais novos.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
isto quer dizer que se um tipo for engenhocas pode construir o painel em casa e este é aceite como se fosse certificado?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
tens q ler melhor o post inicialferra Escreveu:isto quer dizer que se um tipo for engenhocas pode construir o painel em casa e este é aceite como se fosse certificado?