Novo produto para substituír o hidróxido de sódio/potássio??

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
cjribas
Membro
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 3:21 am

Novo produto para substituír o hidróxido de sódio/potássio??

Mensagem por cjribas »

boa noite.

pouco tempo atrás, um indivíduo da zona do porto, que se dedica a produção e comercialização de biodiesel - entre outras coisas - disse-me que aguardava informações sobre um novo produto que poderia substituir o hidróxido de sódio/potássio na produção do metóxico. esse produto teria como vantagens efectuar a reacção a frio com o metanol e ser mais fácil de dissolver.
alguém sabe de alguma coisa?

obrigado
Carlos Ribas

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Novo produto para substituír o hidróxido de sódio/potássio??

Mensagem por RED BARON »

viva!

não conheço algum produto mais fácil de dissolver que o hidróxido de potássio para fazer o metóxido.
existem catalizadores heterogéneos mas não se dissolvem, por isso podem ser recuperados no fim, mas as % de conversão são muito baixas e não tem utilidade práctica que eu conheça.

Angelo Lobo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda out 29, 2007 11:46 am

Mensagem por Angelo Lobo »

também desconheço, mas gostaria de saber poderá ser uma boa alternativa de preparação do metóxido.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

isso terá alguma coisa a ver com a utilização de enzimas, o designado processo enzimático? aí não são utilizados calalizadores, mas sim enzimas.
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
cjribas
Membro
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 3:21 am

Mensagem por cjribas »

boa noite

sinceramente nem desconfio. mas como é isso das enzimas? as enzimas "comem" a gordura existente no óleo e fica óleo? utilizam-se as enzimas para "limpar" o óleo antes de ser processado? é isso?
Carlos Ribas

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

viva!
já li em algum lado que é possivel fabricar bio com enzimas e a frio.
enzimas são fermentos, como o do pão ou da cerveja etc.
já não me lembro bem mas junta-se o leo e o metanol e o fermento e sai bio.
qualquer coisa do genero.

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

segundo este site: http://www.biodieselmake.com/
pode-se substituir o hidórixo de sódio por hidróxido de potássio, mas usando 1,4 vezes mais.
seria então usar 7g/l de hidróxido de potássio ao invés das 5g/l do hidróxido de sódio?
also... you can use potassium hydroxide instead of sodium hydroxide. i believe you'll have to use 1.4 times as much potassium hydroxide as sodium hydroxide though.
mais:
http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html Escreveu:the lye catalyst can be either potassium hydroxide (koh) or sodium hydroxide (caustic soda, naoh).

naoh is often easier to get and it's cheaper to use.

koh is easier to use, and it does a better job. experienced biodieselers making top-quality fuel usually use koh, and so do the commercial producers. (koh can also provide potash fertiliser as a by-product of the biodiesel process.)

with koh, the process is the same, but you need to use 1.4 times as much (1.4025). (see more about lye.)
http://www.esru.strath.ac.uk/eande/web_sites/02-03/biofuels/what_biodiesel.htm Escreveu:potassium hydroxide has been found to be more suitable for the ethyl ester biodiesel production, either base can be used for the methyl ester.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

como existem enzimas que "comem" os hidrocarbonetos (oleo mineral das lavagens de motores e automoveis) tambem existem enzimas que se alimentam de gorduras. o processo é simples - compra-se um gerrican de enzimas, coloca-se umas gotas no liquido que se quer limpar e deixa-se as enzimas a comer de um dia para o outro. a vida util das enzimas ronda os 4-6 meses, dependendo das quantidades das gorduras e de contaminantes existentes. após filtragem, as enzimas entregam a sua alma ao criador.
as enzimas que me refiro são enzimas em meio aquatico, utilizadas em separadores de gorduras, que se alimentam de gorduras da restauração.

escalavardo
Staff Member
Staff Member

a questão é escolher as enzimas certas. uma colega minha estava a fazer investigação na universidade nova de lisboa sobre isso.. mas ela era um túmulo sobre esse assunto, nunca se descosia..
3º sócio novaenergia

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

as enzimas necessitam de ar, logo o que comem tem de estar na superficie do liquido. a gordura se estiver a boiar, as enzimas tratam de as papar, se não tiver gordura á superficie as enzimas morrem.

André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm

Mensagem por André V »

atenção eu nao quero com este post "ferir" ninguem apenas quero corrigir umas coisas
enzimas são fermentos, como o do pão ou da cerveja etc.

os enzimas não sao fermentos como no pão cerveja etc., esses fermentos são leveduras
os enzimas necessitam de ar, logo o que comem tem de estar na superficie do liquido
tal como disse antes, isso sao as leveduras aerobias e nao enzimas.
isso terá alguma coisa a ver com a utilização de enzimas, o designado processo enzimático? aí não são utilizados calalizadores, mas sim enzimas.
os enzimas são catalizadores ( alguns ), aceleram reacções, outros tem funções diferentes, por exemplo "cortar" ligações entre certos atomos ou moleculas, os enzimas que degradam as gorduras são denominados lipases, estes degradam moleculas de gordura de cadeia longa em acidos gordos mais simples.

estes enzimas podem ser " desenhados" em laboratorios e têm origems muito diferentes, a maioria dos enzimas são proteinas, é complicado e dispendioso a pesquisa nesta area mas realmente existe pesquisa no sentido se se fazer biodiesel com processos enzimaticos.

espero ter ajudado alguma coisa

JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Mensagem por JoseMOliveira »

obrigado, por contribuir para o esclarecimento... é que lê-se por aqui algumas barbaridades...

escalavardo
Staff Member
Staff Member

da parte que me toca, não feriste em nada, aliás agradeço o post e as correcções. sei que é um processo que anda em estudo em universidades um pouco por todo o mundo. a questão é porque é que só ainda é um processo usado em laboratório, porque é que ainda não tem aplicações práticas? serão os custos, ou a dificuldade em obter enzimas apropriadas?
3º sócio novaenergia

escalavardo
Staff Member
Staff Member

josemoliveira Escreveu:obrigado, por contribuir para o esclarecimento... é que lê-se por aqui algumas barbaridades...
não são barbaridades. apenas são opiniões de quem quer contribuir, mas não domina os assuntos a 100%. e se não fossem lançadas essas "barbaridades" não haveria hipótese de aparecerem contributos mais correctos.
3º sócio novaenergia

André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por André V »

boas pessoal.

serão os custos, ou a dificuldade em obter enzimas apropriadas?
como diriam um futebolista qualquer que nao me recordo quem...ambas as duas. ou seja a pesquisa é dispendiosa e morosa, mas é promissora segundo sei.
o problema dos enzimas hidroliticos (aqueles que cortam as ligações entre moleculas) tipo glutoes do homo (que na realidade são enzimas) é que nao sabem parar, "cortam" todas as ligções moleculares do mesmo tipo quer sejam as ligações que qeremos que eles "cortem", quer sejam ligações que ão queremos que eles destruam, no final temos tudo reduzido a moleculas simples. e isso nao nos interessa.

no caso do biodiesel queremos que ocorra a transesterificação apenas cortando tres ligaçoes especificas e nao destruir a estrutura do triacilgricerol (erroneamente chamado de triglicérido é como farmacia ja ninguem lhe chama pharmacia )

abraços a todo o pessoal

escalavardo
Staff Member
Staff Member

pronto, perguntando é que se obtêm respostas. andré v, como sabes tanto sobre o assunto? foste ao wiki, ou realmente trabalhas na área?

estou a entender a dificuldade em dizer aos "bichinhos" que já chega, para não comerem mais.
3º sócio novaenergia

André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por André V »

boas pessoal
andré v, como sabes tanto sobre o assunto?
eu nao sou barra em enzimas e não, nao fui o wiki , a wikipedia geralmente é boa para raspar na superficie dos assuntos mas nao chega nem perto aos artigos cientificos publicados sobre os diversos assuntos .

pois é para esclarecer umas duvidas, sou estudante e o meu ramo é a area alimentar e estou presentemente em estágio. como vêm nao sou quimico, muito menos bioquimico, mas como (quase) licenciado tenho alguns conhecimentos sobre o assunto em questao, nao propriamente por causa do biodiesel mas sim por causa do oleo ( area alimentar )

em quanto puder ajudar ajudo, quando nao sei pergunto, sou curioso e o conhecimento nao ocupa lugar.

para dar mais uma achega, li hoje num artigo cientifico(quando o descobrir outra vez coloco aqui) sobre a transesterificação atravez de porcesso enzimático em que descobriram enzimas especificas capazes de quebrar as ligaçoes especificas ( ligação 1,3) dos triacilglicerois, estas ja nao andam a quebrar desenferadamente tudo o que encontram pela frente apenas as ligaçoes especificas, isto foi na area de farmacia o problema é que estes enzimas especificos são patenteados e sao muito caros o que eleva os custos operacionais demasiado elevados para ter interesse economico.

abraços a todos

André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por André V »

eurofavorita
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 13, 2006 3:27 am

Mensagem por eurofavorita »

existe sim um composto, vendido pela industria quimica, que substitui o hidroxio de sodio- quanto a enziumas ha muyito se se utilizam nas fossas da restauração para limpqar as mesmas, boa noite.

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Mensagem por BioPower »

sabem como se reproduzem as enzimas????

uma enzima da outra.

desculpem mas não resisti
Green fuel is the right choice

Responder

Voltar para “BioDiesel”