Biodiesel vs Seat Leon

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Biodiesel vs Seat Leon

Mensagem por luimio »

bem... andei a ver uns carritos novos e tal para me manter actualizado das novidades do mercado.
passei no stand da seat e qual é o meu espanto quando levanto a tampa do deposito do combustível:
Imagem
http://imagens.webtuga.com/images/68497 ... l_seat.jpg

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

o que achas de uma marca patrocinada por uma gasolineira?

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

o motor não está, provávelmente, preparado para bio acima de 40% tal como a maioria.
até não vejo mal nisso, devem-se avisar os incautos que parar numa bomba de biodiesel e encher o depósito muitas vezes com b100 dá direito a pôr a bi a pingar.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

red baron Escreveu:o motor não está, provávelmente, preparado para bio acima de 40% tal como a maioria.
até não vejo mal nisso, devem-se avisar os incautos que parar numa bomba de biodiesel e encher o depósito muitas vezes com b100 dá direito a pôr a bi a pingar.
então quer dizer que sempre pode levar biodiesel.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

segundo o fabricante este não pode.

tal como quase todos os que andam a biodiesel neste momento.

são muito poucos os carros que estão homologados pelo fabricante para consumir biodiesel.

o principal problema são os vedantes e tubagens.

vai-se lá saber porquê.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

pois, nós é que somos responsáveis por isso, quando digo "nós" quer dizer todos os que compra-mos carros pré-históricos, nós é que devia-mos exigir que os carros pudessem consumir biodiesel, mas enfim neste negócio os fabricantes é que mandam.
Cumps Inovadores

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

claro que isto nunca vai acontecer,

mas se todas as pessoas que fossem comprar carro perguntassem: "este carro é compativel com biodiesel?", e o fabricante respondesse: "não!" e dissessemos: "então muito bom dia mas vou procurar noutro lado", a ver se os carros não começavam a sair compativeis com bd

se virmos bem não diz que não é proibido o uso de bd, diz é assim:
"seat and repsol recomends: diesel and no biodiesel"

eles recomendam não usar bd, o gasoleo é mais rentável.

interesses....

vejam lá bem na tampa.

marco.

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

claro, eles recomendam, ou melhor, não aconselham.. não quer dizer que proibam..

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

eles proibir não podem, podem sim é rescindir da garantia por mau uso.

mas ainda há por parte dos fabricantes opções mais estranhas.
a renault também não tem os motores preparados para mais que 5% mas existe em certos modelos/motorizações opção/extra para o carro vir preparado para misturas até 25% senão estou em erro.

abraço

ps: recorda-me de que já há uns 2 anos atrás ter visto identicos autocolantes em carros de aluguer de outras marcas aquando de estadias ou viagens há alemanha devido à facilidade de abastacer com bio por lá
Verde por Excelência

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Re: Biodiesel vs Seat Leon

Mensagem por Erbium »

no manual do meu ibiza 1.4tdi de 2004 diz para utilizar gasóleo com min. 49 de centano ou biodiesel. não refere sequer % máxima de biodiesel e tanto quanto sei a tecnologia do meu é a mesma que a dos novos leons, tdi pd.
por outro lado no manual de um fiesta de 2005 tdci diz para não utilizar uma percentagem de biodiesel superior a 5%...

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

já pensaste no porque dos 5% ? curiosamente os 5% é exactamente a quantidade de bio que vêm no gasoleo.
se o gasoleo não tivesse nenhum bio, eles nem os 5% recomendavam.

quando o gasoleo passar a ter 10% de bio, eles vão começar a recomendar no maximo o uso de 10% de bio.

a razão é que o fabricante sabe que esse bio que vem no gasoleo tem de passar numa data de testes e por isso é de boa qualidade, enquanto o bio feito em casa de cada um não tem essas garantias. claro está que eles não querem assumir a responsabilidade pelo bio que não conhecem.

concluindo: as limitações ao uso de biodiesel impostas ou recomendadas pelas marcas, são essencialmente uma forma de garantia de que não viram a ter problemas com carros avariados por combustiveis "manhosos" e não porque os carros não estejam preparados para biodiesel.

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

eu por mim é indiferente o fiesta é carro de serviço do meu pai, com cartão galp frota pago por eles, tirando as emissões de gases não me dá abalo nenhum.

então no meu posso colocar b100? não está qualquer restrição no manual do carro...

vlbphoto
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta mar 12, 2008 3:32 am

Mensagem por vlbphoto »

tenho um ibiza 1,4 tdi de 2004 e tem no livro 100% compatível com biodiesel.....

vou espreitar o leon 1.9 tdi da minha madressita de 2007 para lá ver o que diz...

depois posto novamente.

Cipriano
Membro
Membro
Registado: sexta fev 15, 2008 1:45 pm

Mensagem por Cipriano »

tenho de espreitar o meu ibiza a ver se também é compativel, já é de 2001, é um tdi 1.9
:)

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

isso de proibirem o biodiesel é muito comum e de a marca recomendar uma marca de combustivel em particular também. o problema é se houver algum problema com o carro a marca põe logo o rabo de fora mesmo que em nada tenha a ver com o combustivel. só um exemplo:

-temporizador das velas avariado por causa do biodiesel. mecânico da citroene
-oleo do motor caramelizado devido ao biodiesel, nota o gerador estava a sobreaqueceu até ao ponto de o turbo dele brilhar um laranja vivo de tão quente que estava, a sala onde estava atingia os 70ºc. e o culpado era o desgraçado do biodiesel. técnico especializado da marca.
-espelho retrovisor partido, lógico devido ao biodiesel. cliente descontente, enviou a factura para ser pago pelo fornecedor do biodiesel.

ainda estou a espera do que vem com a muda de pneus, e claro que é devido ao biodiesel, visto que o carro sem combustivel não estraga os pneus, pelo menos tão depressa.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rui de carvalho Escreveu:isso de proibirem o biodiesel é muito comum e de a marca recomendar uma marca de combustivel em particular também. o problema é se houver algum problema com o carro a marca põe logo o rabo de fora mesmo que em nada tenha a ver com o combustivel. só um exemplo:

-temporizador das velas avariado por causa do biodiesel. mecânico da citroene
-oleo do motor caramelizado devido ao biodiesel, nota o gerador estava a sobreaqueceu até ao ponto de o turbo dele brilhar um laranja vivo de tão quente que estava, a sala onde estava atingia os 70ºc. e o culpado era o desgraçado do biodiesel. técnico especializado da marca.
-espelho retrovisor partido, lógico devido ao biodiesel. cliente descontente, enviou a factura para ser pago pelo fornecedor do biodiesel.

ainda estou a espera do que vem com a muda de pneus, e claro que é devido ao biodiesel, visto que o carro sem combustivel não estraga os pneus, pelo menos tão depressa.
essa são boas, mas rui quando te aparecer mais alguma em vez de lhes chamares burros, no bom sentido , chama-lhes à atenção que as garantias são para cobrir defeitos de fabrico, não para cobrir defeitos de utilização. portanto o que tem de ser analisado é se existe defeito no fabrico não defeito de utilização.
já agora essa desculpa também serve para o diesel da galp, também tem biodiesel.
Cumps Inovadores

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

rui de carvalho Escreveu:chama-lhes à atenção que as garantias são para cobrir defeitos de fabrico
sim jmal, o problemas é que como o cliente esta a ter biodiesel, sempre que tem algum problema vem ter com o fornecedor do biodiesel a pedir o pagamento da avaria, seja ela qual for, e gosto particularmente daquela afirmação

" antes de ter posto biodiesel ele estava bom, agora avariou, o culpado só pode ser o biodiesel"

o que normalmente eles esquecem é que mesmo com gasoleo avarias acontecem......

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rui de carvalho Escreveu:
rui de carvalho Escreveu:chama-lhes à atenção que as garantias são para cobrir defeitos de fabrico
sim jmal, o problemas é que como o cliente esta a ter biodiesel, sempre que tem algum problema vem ter com o fornecedor do biodiesel a pedir o pagamento da avaria, seja ela qual for, e gosto particularmente daquela afirmação

" antes de ter posto biodiesel ele estava bom, agora avariou, o culpado só pode ser o biodiesel"

o que normalmente eles esquecem é que mesmo com gasoleo avarias acontecem......

pois, essa faz-me lembra uma afirmação que os clientes dizem quando os telemóveis avariam e quando vêm reclama-los à assistência, "olhe ele trabalhou sempre bem até que deixou de fazer ......" isto ou aquilo, e eu digo-lhes, então trabalhou bem até avariar, ou seja, quando estão bons estão em óptimas condições para avariarem....
Cumps Inovadores

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

atenção que o co2 vegetariano expelido pelo escape pelo carro da frente que usa bd, pode originar o desgaste prematuro dos pneus, do veículo que circula na sua retaguarda. a borracha pode não ser compatível, assim como as escovas e demais acessórios do parabrisas ou outros componentes
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “BioDiesel”