Licenças para produzir biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
magda
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta dez 05, 2007 4:05 pm

Licenças para produzir biodiesel

Mensagem por magda »

tenho várias dúvidas em relação ao licenciamento de uma fabrica de biodiesel: a legislação não se encaixa muito bem, pelo menos a q encontrei!

daquilo que li por aí, parece-me que para produzir biodiesel a partir, principalmente, de óleos usados mas também óleos virgens, é necessário uma licença industrial e também uma de operador de resíduos. será que estou a pensar bem?

e quanto a necessidade de um estudo de impacte ambiental, alguém me sabe dizer em que condições será necessario, ou senão o é?

agradecia que me ajudassem nesta minha pesquisa, com as respostas ou com algumas referências que me possam ajudar.

alguém sabe como contactar a bdp? mandei um mail, espero pela resposta, mas gostaria de falar com eles pessoalmente......... seria mais fácil!

obrigada por qualquer ajuda!!!

JoseMOliveira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda nov 12, 2007 1:48 am

Licenças fabrico biodiesel

Mensagem por JoseMOliveira »

penso que basta ir à ccr da zona e fazer o pedido.
as instalaçõres tem de estar em z.i. e se tiver menos de 5 empregados e menos de 50kva da potencia a licença está apenas dependendente da camara municipal e ccr

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

e o óleo usado está onde????

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm

Mensagem por jl8472 »

e com oleo novo , é rentavel ?

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

boas

pois aqui o problema que surje não é bem o pedido de licenciamento, mas sim do tipo, qualidade e segurança das instalações.

o pedido de licenciamento é enviado desde maio de 2007 para o ministerio do ambiente.
quando é pedido renovação de licença ou alteração de licença, já foi licenciado em algum momento anterior pelo ccdr, aqui o ministerio do ambiente pede parecer ao ccdr sobre o licenciamento ou não.
o problema aqui prende-se com a morozidade do processo, que pode atingir de uns 6 meses a 3 anos.

em relação ás instalações, bem, além do piso em cimento hidrofugante, terá de existir um separador de hidrocarbonetos no subsolo para retenção e tratamento de todas as águas a escoar para a rede de saneamento. apesar de obrigatorio desde 95, os separadores de hidrocarbonetos são praticamente inexistente nas empresas de produção de biodiesel em portugal, devido a vestoria para obtenção da licenca ser efectuado pelo posto de comando de bombeiros de cada região, há locais onde não é exigido tal dispositivo (no entanto na lei diz que em vestoria posterior se for exigido, terá de ser instalado um separador), por via das duvidas penso que seja melhor colocar um separador ao montar uma fabrica, para não ter de gastar dinheiro com o piso e mais tarde de rebentar tudo e tapar de novo.
devido ao oleo existente ser vegetal é necessário tambem um separador de gorduras a instalar antes do separador de hidrocarbonetos.
existem outros pontos importantes a ter em conta, mas decidi restringir-me aos separadores de forma a alertar para estes factos.
não façam como os outros tentem sempre fazer melhor e como deve ser.

abraços

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

quero alertar para o seguinte:
é proibido recipientes com oleo ou produtos considerados perigosos estarem em contacto com o chão, excepto se o recipiente ainda estiver intacto com lacre de fabrica (novo, sem ser aberto).
existem para os recipientes que foram enxertados, paletes de retenção que têm obrigatoriamente de respeitar a capacidade de retenção para os diferentes tipos de recipientes existentes no mercado.
também vendo disso

abraços

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jl8472 »

ontem na conservatoria disseram me que no inicio do proximo ano já existe um cae para biocombustiveis e que irá sair legislação , alguem sabe alguma coisa

Autor do tópico
magda
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta dez 05, 2007 4:05 pm

Mensagem por magda »

obrigado pelas ajudas.
podem indicar-me a legislação em vigor quanto aos requisitos técnicos para construção de uma fabrica de biodiesel? falaram em legislação a cumprir mas não dizem qual é!

obrigada, mais uma vez.

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jl8472 »

aconselho a comprar o livro manual do biodiesel do eng. rui gomes , da litexa editora , talvez ai possa tirar algumas das suas duvidas

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

a legislação sobre combustiveis e residuos está mais dispersa do que muita gente julga, isso se analisar todos os aspectos para além do habitual que é o fabrico, as condições das instalações e laborais, protecção ambiental etc.

Responder

Voltar para “BioDiesel”