Substituiçao do metanol por etanol? da?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
Bruno Lopes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 22, 2006 2:05 am
Localização: Sines

Substituiçao do metanol por etanol? da?

Mensagem por Bruno Lopes »

boas.... tipo o etanol da para substituir o metanol? e k o etanol é menos prigoso k o metanol embora seja prigoso ah mesma.... e k eu trabalho numa petrokimika e n me aconselham o uso de metanol mas se tiver de ser... paciencia... um abraço


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

dá sim. mas é muito diferente o seu uso.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

dizem que envolve rezas fervorosas...

barbas


Avatar do Utilizador

toakiuai
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: terça dez 12, 2006 3:48 am
Localização: Rondonia/Brazil

Mensagem por toakiuai »

misericordia... esse tal etanol parece um "filhote d cruz credo.." ajudem nos.. ehihiih
Chega de dar dinheiro ao governo e as Petroleiras. Agora é a nossa vez, nós também merecemos! - ehehehhe - Brazil OOOOLÉEEE!

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

quero tirar o excesso de água no etanol hidratado....

Mensagem por Mario Piscari »

pessoal, aqui no brasil, só se vende etanol anidro para a empresa que vai misturá-lo na gasolina.
conto com a ajuda dos amigos para descobrir uma maneira econômica de retirar a água em excesso do álcool, senão a mistura vai virar uma saponificação.
Última edição por Mario Piscari em quarta mai 23, 2007 7:41 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

caro mario:
moro no interior do rs e estou quase pronto para fazer o primeiro litro de bd. concordo com vc que com o alcool hidratado e' muito mais barato, porem tem aquele problema da agua, que tem que retirar.
existe ainda mais um problema, que o alcool e' hidroscopio, ou seja, absorve agua do ar.
teve alguma ideia luminosa para contornar esse problema ?
abracos
luciano

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

Luciano tô pesquisando.........................

Mensagem por Mario Piscari »

o escalarvado desse site me explicou sobre crivo molecular que filtraria as moléculas de álcool e reteria as de água.
outra informação me passada pelo mizote é experimentar com cal virgem e depois filtrar. lembrando que com cal virgem é uma das soluções mais baratas, isto se der certo. não encontrei ainda para comprar por aqui.
Última edição por Mario Piscari em quarta mai 23, 2007 7:39 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

mario:
eta pais grande. estamos nos encontrando do outro lado do atlantico.
certamente os colegas do lado de la' nao sabem da invencao brasileira que e' colocar agua no alcool. tampouco a solucao de botar o alcool na gasolina vendendo como gasolina normal.
hoje comprei 1 litro de metanol para testes com banha de porco, o chamado pork fuel. paguei r$ 8,50, algo como 4 dolares o litro.
somente para testes, pois usando 15% do metanol, ja gasto com o processo r$ 1,20, mais r$ 1,00 da banha e os demais acessorios, vira facil. facil r$ r$ 2,50 ou pouco mais de 2 dolares o litro do bd.
considerando que o diesel de petroleo custa r$ 1,95, da' para perceber que nao ha nenhuma vantagem em produzir o bd.
razao esta que nos obriga a procurar alternativas. o alcool hidratado ( com 'agua ) custa r$ 1,80. pelo mesmo raciocinio, o preco dele no metoxido baixa para algo em torno de r$ 0,25, contra r$ 1,20 do metanol.
a busca de uma solucao para retirar a agua do alcool aqui no brasil e' uma necessidade imperiosa.
sabe detalhes do uso do cal virgem, ou foi somente uma citacao ? ja vasculhei o forum, mas nao encontrei nada sobre o assunto.
se algum colega do forum puder dar uma luz para os patricios do lado de ca, que se manifestem. serao tao bem-vindos quanto a esquadra de cabral em 1500.
abracos
luciano

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

luciano..........

Mensagem por Mario Piscari »

o mizote me avisou que depois de vc usar a cal virgem vc tem de filtrar o hidróxido de cálcio que sobrará pois esse produto vai diminuir a ação da soda cáustica.
Última edição por Mario Piscari em quarta mai 23, 2007 7:39 pm, editado 1 vez no total.


borges
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: sexta mai 18, 2007 3:31 pm
Localização: Lisboa

Porugueses/Brasileiros

Mensagem por borges »

mário, tanto quanto pude ler por aqui neste forum, tratam-se de imensos assuntos todos relacionados com biodiesel, e outros combustiveis biológicos. questões de xenofobia, racismo e traumas de colonizados é noutro forum qualquer. até que por cá deste lado do atlãntico tb temos muitos brasileiros e nem por isso a criminalidade aumenta ao mesmo ritmo q ai no brasil.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

calma rapazes! isto não é um jogo de futebol.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

amigo borges, a sua primeira mensagem podia ter sido mais feliz.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

sem água...

Mensagem por Mario Piscari »

nessa fase ( álcool + água ) a água não é benvinda.
somente depois para a lavagem do biodiesel!
Última edição por Mario Piscari em quarta jun 20, 2007 11:17 am, editado 1 vez no total.


Mjcm
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jun 04, 2007 11:33 am
Localização: Porto

biodiesel / etanol

Mensagem por Mjcm »

para retirar a água do etanol veja a pagina da net http://journeytoforever.org/ethanol_link.html
chapter 12 -- drying the alcohol

é pena estar em inglês.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

desidratar o álcool....

Mensagem por Mario Piscari »

grato pela resposta meu amigo. sou péssimo em inglês tanto na leitura quanto na fala.
mas aqui deixo registrado meu agradecimento pela dica. vou usar aquele tradutor automático.
gostaria de comunicar que o litro do álcool hidratado perto de casa abaixou para r$ 1, 29 o litro. o euro está em r$ 2,65.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

medida do densímetro ( alcoometro ) utilizado pelo frentista

Mensagem por Mario Piscari »

comprei alguns litros de álcool ( etanol ) hidratado num posto da rede carrefour e solicitei ao frentista um teste para ver se o álcool estava dentro dos padrões da anp.
ele utilizou um termômetro numa amostra de 1 litro e deu 20° c, após isto ele utilizou um alcoometro cuja escala era de 0,800 até 0,850. na medida do combustível que me vendeu deu 0,810.
aí ele consultou uma tabela ( da qual solicitei uma cópia e me foi negada ) que na linha de temperatura a 20 ° c indicava uma medida do álcool em 0,807 à 0,811. como resposta a minha pergunta ele avisou que o álcool estava dentro dos padrões.
se alguém souber decifrar esses dados e a partir deles definir qual a porcentagem de água que está nesse álcool agradeço.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: medida do densímetro ( alcoometro ) utilizado pelo frent

Mensagem por RED BARON »

mario piscari Escreveu:comprei alguns litros de álcool ( etanol ) hidratado num posto da rede carrefour e solicitei ao frentista um teste para ver se o álcool estava dentro dos padrões da anp.
ele utilizou um termômetro numa amostra de 1 litro e deu 20° c, após isto ele utilizou um alcoometro cuja escala era de 0,800 até 0,850. na medida do combustível que me vendeu deu 0,810.
aí ele consultou uma tabela ( da qual solicitei uma cópia e me foi negada ) que na linha de temperatura a 20 ° c indicava uma medida do álcool em 0,807 à 0,811. como resposta a minha pergunta ele avisou que o álcool estava dentro dos padrões.
se alguém souber decifrar esses dados e a partir deles definir qual a porcentagem de água que está nesse álcool agradeço.
caro mario.

usa este link para consultares a tabela que mostra a relação entre a densidade e a concentração para 20ºc.

http://cs.mt.com/mt/ed/appedstyle/ethan ... 075181.jsp

no caso que apresentaste o teu alcool tem entre 92% e 94% de etanol.

consultas a densidade na coluna do meio e na coluna da esquerda tena a % de etanol enquanto na coluna da direita tens a % de agua.~

isto para 20ºc porque se a temperatura for diferente, existem outras tabelas para correcção de valores ou indicação directa conforme a temperatura.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

tabela de densidade...

Mensagem por Mario Piscari »

grato red baron pela ajuda com a densidade do álcool que comprei.
interessante que nos é alegado quando compramos que o álcool é de 96%.
valeu red baron.
esqueci-me de dizer que o litro do etanol está em r$ 1,07 no dia de hoje.
euro cotado a r$ 2,61.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas mario.

esse etanol que compraste não irá dar para fazer bio.

o bio feito a partir do etanol é muito mais dificil de fazer que com metanol porque o etanol é muito menos reactivo.

com metanol a 94% ainda se consegue fazer bio e sabão (tem é que se aumentar a dose de soda caustica para compensar a soda que vai fazer sabão) mas no caso do etanol a reacção fica practimente inviabilizada.
ainda assim existe pessoal que tenta fazer bio com etanol (hidratado) e apenas mete só a soda pedida na titulação mais a correcção para a acidez.

para desidratar o alcool para valores de 99,5% tem que fazer uma destilação com torre de refluxagem carregada com cal viva.
estou a trabalhar em dois projectos ao mesmo tempo, mas o tempo livre de que disponho é muito pouco.
um deles é desidratar etanol e o outro é fazer bio com temperaturas até 80 ou 90ºc e depois parar a recirculação e ir subindo a temperatura do banho até cerca de 160 a 180ºc para destilar todo o metanol que não foi usado na reacção.
este tipo de reactor não tem fugas de vapores para a atmosfera e por isso pode ser operado em lugares menos ventilados, permite aproveitar todo o metanol não usado na reacção e permite saber logo qual a % de conversão por indica a quantidade de metanol que ficou no bio.
está na fase de construção um de capacidade em bruto de 25litros para testes.
este tipo de reactor, estou convencido que iráa conseguir boas conversões em banha e sebo mas só a experimentação o dirá.
se quiseres e tiveres tempo e paciencia podes ir investigando aí e vamos trocandos ideias.
depois meto aqui as fotos e toda a informação do processo.
logo de seguida vai ser o destilador para rectificar o etanol para 99,5% cujo interesse é só para o brasil.

um abraço do red.

Avatar do Utilizador

Mario Piscari
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 42
Registado: segunda dez 25, 2006 3:21 pm
Localização: Sorocaba/Brazil

grato Red por ter respondido à minha dúvida...

Mensagem por Mario Piscari »

realmente com esse etanol não dará para fazer biodiesel. eu tinha informações de que com cal virgem daria para fazer a desidratação do etanol e é um material barato, inclusive estou aguardando entrega desse material até sábado em casa.
apenas queria informar que se vc quiser me passar o projeto de torre de refluxo eu tenho um tempo livre de 10 dias e poderia desenvolver sua idéia. como estou precisando desse projeto de desidratação de etanol eu proporia utilizar esse tempo ( isto se vc quiser ) e apresentaria a vc os resultados para depois de confirmada a experiência aí vc colocaria no fórum. o que vc acha da sugestão?
esqueci de dizer que me ofertaram um litro de metanol por r$13,00 o litro numa loja de refrigeração. achei um pouco puxado o valor, afinal o euro está cotado a r$2,61 hoje.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”