Questão sobre a rotaçao de um motor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
André Moreira
Membro
Membro
Registado: segunda out 01, 2007 2:49 pm

Questão sobre a rotaçao de um motor

Mensagem por André Moreira »

olá a todos.

felicito desde já xpto pelo teu projecto e pelas ideias de todos os outros que exprimem os seus projectos aki.

tenho visto os vários projectos que tem aparecido no forum, e por isso eu e os meus colegas decidimos que o nosso projecto era fazer um aerogerador para a disciplina de area de projecto.

mas o k me leva a escrever é uma kestão que espero que me esclareçam.

se caso de aumentarmos a rotaçao a um motor dc, o k é k aumenta? a voltagem ao a intensidade da corrente?

boa sorte a todos com os vossos projectos.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a voltagem (tensão).

Autor do tópico
André Moreira
Membro
Membro
Registado: segunda out 01, 2007 2:49 pm

Mensagem por André Moreira »

ola a todos?

alguem me sabe dizer o k significa ac, dc, cc?
vejo falar mt desses conceitos mas n entendo seus significados.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

ac = alternate current
dc = direct current
cc = corrente contínua

talvez seja melhor estudares conhecimentos básicos de electricidade antes de te meteres em projectos. nada como ler um livro sobre o assunto.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

ac = alternate current
dc = direct current
cc = corrente contínua
entao quando se adquire um convertisseur que trasforma a corrente de 12 v para 240v e igualmente de continua para alternada porque se diz convertisseur ac dc ?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

está enganado: não é ac/dc mas dc/ac.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

já que estamos numa de dúvidas alguém me sabe o que quer dizer va?

eu tenho um transformador que diz:

primário: 230v
secundário: 12v
potência: 50va

a minha única dúvida recai sobre a potência, o resto sei bem o que é

um abraço
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

http://www.rmselectronic.com/francais/ dc ac

transformation d'énergie :

d'un point de vue général, tout dispositif qui modifie les caractéristiques d'une source d'énergie s'appelle un convertisseur. ces différentes conversions peuvent concerner l'amplitude, la forme et la fréquence des grandeurs tension et courant. les principales conversions que l'électronicien peut rencontrer sont schématisées par le diagramme de la figure 1. en partant d'une énergie de forme alternative (ac pour alternative curent), on peut transformer celle-ci encore en alternatif ou bien en continu (dc pour direct curent). le passage ac-ac nécessite un transformateur (si la fréquence reste constante) alors que le passage ac-dc nécessite un redresseur, commandé ou non, ou une pompe de charge.

figure 1

la conversion ac-ac avec modification de fréquence, passe le plus souvent par une étape intermédiaire ac-dc suivie d'une conversion dc-ac dans laquelle le système mis en oeuvre est un onduleur. le dernier type de conversion représenté est la conversion dc-dc. celle-ci peut être directe, ou se faire en 2 temps : une conversion dc-ac pour commencer, suivie d'une conversion ac-dc.
parmi ces différentes conversions, certaines comme la conversion ac-ac par transformateur sans changement de fréquence, ou encore la conversion ac-dc par redressement sont déjà bien connues de nos lecteurs et ne seront donc pas étudiées. c'est donc essentiellement à la conversion dc-dc que nous allons nous intéresser, mais comme ce domaine est encore très vaste, nous ferons quelques restrictions en considérant que le montage qui nécessite une alimentation différente de celle dont on dispose est peu gourmand. pour être plus précis, l'alimentation que nous appellerons secondaire ne devra consommer que quelques milliampères à quelques dizaines de milliampères. cette restriction peut sembler à priori trop restrictive et rendre la solution proposée inintéressante mais l'expérience montre que c'est souvent à ce genre de situation que l'on est confronté d'où l'intérêt des solutions proposées. dans la suite de cet exposé, nous appellerons vp la tension d'alimentation principale, et vs la tension d'alimentation secondaire que l'on souhaite obtenir.
http://www.kent-fi.fr/pagepf.asp?niv0=3 ... 6&niv4=490 - 20k -
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

MrOverclock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am

Mensagem por MrOverclock »

ventoinhas, está aí a resposta para a minha questão?

é que só há uma língua em todo o mundo que eu não entendo, que é o chinês... como para mim o francês faz parte das linguas que considero chinês... não percebo nada do que está aí
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

va é volt-ampere. grosseiramente pode corresponder a 1 w embora isso nem sempre possa acontecer em corrente alternada se houver desfasamento entre as ondas da tensão e da corrente, o que é comum em mecanismos electromagnéticos como motores e transformadores. em receptores puramente resistivos como as lâmpadas de incandescência, a relação é perfeita. não sei se já repararam que muitos motores têm lá uma coisa que é o cos de fi. isso dá-nos uma ideia desse desfasamento e isto está na origem da potência reactiva que é prejudicial.
pelo menos é isto que eu acho...se houver por aí alguém que explique melhor ou me corrija, chegue-se à frente.

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm

Mensagem por consultor »

está tudo correcto orbis.

em corrente contínua a fórmula válida é p=v x i
em corrente alternada é p=v x i x cos fi.

todos os circuitos que contenham reactâncias ferromagneticas (ou electronicamente equivalentes) funcionam com um cos fi menor que 1.

o exemplo limite é um transformador em vazio em que o cos fi é teoricamente zero (as perdas são em corrente reactiva sobre a resistência interna do transformador)

encontras menções ao cos fi nos motores alternados e nos balastros das lampadas fluorescentes. muitas vezes estes equipamentos estão associados a condensadores para compensar o cos fi e tornar o circuito puramente resistivo.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ventoinhas, está aí a resposta para a minha questão?
nao propiamente .mas o orbis ja mencionou a resposta a maioria ou todos os conversores de 12vdc/ac a potencia é mencionada em va .ja agora e para que todas as linguas nao venham a ser chines convem sempre que haja possibilidade de treinar as linguas aprendidas na escola senao um dia ou outro esquecem completamente ha bastante interesse de manter essa cultura nomiadamente em que respeita a buscas em internet de asuntos interesantes ou de que nos desperta interesse et curiosidade .
uma duvida em relaçao a conversor 12/230 2000va porque razao a bateria do forgao da para arrancar o motor perfeitamente e para o conversor so o mantem em funcionamento durante muito pouco tempo? esta bem que abateria ja tem 4 anos e a esperanca de vida hutil esta a acabar mas porque faz partir o motor de arranque sem problemas e nao o conversor agora se o motor estiver a trabalhar e a fornecer energia à bateria ai sim fonciona bem o que quer dizer que so pode vir da bateria e nao do conversor?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

é natural que isso aconteça e não é preciso que a bateria tenha qualquer problema. supondo que 2000va = 2000w e esquecendo as perdas importantes que acontecem na conversão, vamos ainda supor que temos uma bateria de 70 ah, que poderá armazenar algo como 70ah x 12v = 840 vah (wh). se ligares à bateria uma máquina com 2000 w de potência, a bateria não dá nem para meia hora. dependendo do rendimento do conversor e do cos fi do receptor, esse tempo poderá ser substancialmente reduzido. se a bateria for velha, pior. com o motor a trabalhar, o alternador fornece parte desta energia, pelo que a bateria dá para mais tempo. além disso, não se deve deixar descarregar uma bateria de automóvel até ao fim, sob pena de a duração dela ser reduzida.
o motor de arranque necessita de muita intensidade (amperes), mas apenas durante uns segundos, pelo que, na verdade não é absorvida uma quantidade de energia assim tão grande.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

até ao mes de julho nao tinha problemas ou seja tinha energia suficiente para trabalhar todo o dia . presentemente o que é estranho é que tenho bateria para o arranque mas nao tenho 230 à saida do convertisseur senao para digamos 20mn de cortes com rebarbadora de 750w e so tenciono adquirir bateria fim do ano .
nos modestos testes que fiz remarquei que a bateria so tem 13.7durante pouco tempo e abaixo desse valor nao tem 230 na bateria pode-se ainda medir outros valores como por exemplo a potencia em w? segundo o vendedor do convertisseur para que o sistema foncione correctamente é necesario uma bateria de serviço que é o que tem as ambulancias bombeiros etc mas com bateria nova foncionou correctamente

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

que grande confusão aí vai
sinceramente, parece-me que é só a bateria a ficar velha.....

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por consultor »

ventoinhas,

o problema é que as baterias para carros não são indicadas para funcionar durante longos periodos com conversores dc/ac. várias descargas até 80% do total diminuem a vida destas baterias.

junto o princípio de um artigo sobre o assunto. se pretendido posso juntar o artigo todo:

introduccion
el acumulador de pb-ácido tiene numerosas aplicaciones. nuestro interés se reducirá a dos de ellas: las baterías para automotores y las baterías para sistemas fvs (baterías solares). como la diferencia en el costo de estas dos versiones es apreciable, existe siempre la tentación de usar la batería más económica (automotor) en un sistema fv.
para que el lector pueda apreciar porqué una batería solar representa la solución más adecuada, puntualizaremos las diferencias entre las dos.

regimenes de uso
el modelo de batería usado en los automotores está diseñado para sostener corrientes elevadas (200 a 350 a) por muy breves instantes (segundos) durante el arranque del motor. el resto del tiempo la batería está siendo cargada o permanece inactiva.
la batería de un sistema solar, por el contrario, debe ser capaz de sostener corrientes moderadas (una decena de amperes), durante horas. además, en muchas aplicaciones, deberá permanecer activa sin recibir carga alguna (servicio nocturno). normalmente, los períodos de reposo son nulos, ya que está siendo cargada o descargada. diferentes requerimientos de uso sólo pueden satisfacerse con diseños distintos.

profundidade de descarga
dos características identifican a una batería solar: la mayor profundidad de descarga(pd) y un alto valor para el ciclaje. la batería de automotor está diseñada para soportaruna leve pd.
para ilustrar este aspecto, asumiremos que en invierno la corriente de
arranque alcanza 350a y dura 3 segundos. durante el arranque la batería habrá entregado 0,29ah (350 x 3/3.600). como la capacidad típica de estas baterías es de 80ah, los 0,29ah representan una pd de sólo 0,36%. tomaría tres arranques consecutivos para que la pd llegase al 1%.
la batería solar permite una pd máxima del 80%, cientos de veces, a niveles de corriente moderados. es por ello que a estas baterías se las denomina de ciclo profundo (bcp).

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver

ok. consultor obrigado pela informaçao ***** pelo teor do testo consegui encontrar todo o resto
para concluir diremos entao que para o arranque é precizo menos potencia que o equivalente a 900wattes ?
e que as baterias mal adaptadas ao conversor se estragam mais rapido
aparentemente para que foncione bem e mais tempo sem problemas devem de haver duas baterias ?
o frio nao arranja em nada a situaçao
e entao com o envelhecimento da bateria o que é que diminui? os volts os wattes? os volts podem-se medir e os amperes?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

diminui tudo com a idade, nomeadamente a capacidade de carga que se mede em ah.

consultor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por consultor »

para este caso parece mais indicado escolher as baterias usadas nos empilhadores ou mas cadeiras de rodas dos deficientes.
são mais caras mas permitem centenas de ciclos de cargas e descargas.

a perda de carga das baterias com o tempo deve-se ao facto do material activo de chumbo se ir desagregando e acumulando no fundo da bateria sob a forma de sulfato de chumbo. quando o material acumulado no fundo já é tanto que começa a curtocircuitar as placas, então é o fim da bateria. antigamente vendiam-se uns comprimidos que se metiam para dentro dos elementos para "reavivar" a bateria. era um químico que dissolvia esse sulfato de chumbo acumulado no fundo.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

isso era o que eles diziam como fui um assíduo consumidor dessas porcarias, cheguei à conclusão que o seu efeito era reduzido para não dizer nulo.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”