Biodiesel sem lavagem.

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Biodiesel sem lavagem.

Mensagem por RED BARON »

boas.

encontrei estas paginas na net.


http://biodiesel.infopop.cc/eve/forums/ ... 9721044051


http://www.london-electronics.com/bd/ec ... system.htm



a questão é se já alguem testou algum destes procedimentos e qual foram os resultados.

estou tentado a experimentar para ver se funciona.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

boas red baron,

tenho andado a ler bastante sobre estes tópicos já algum tempo, tb acho que a pagina biodiesel & svo discussion forums por vezes é um pouco extravagante... assim como este fórum que ao contrário, não é possível publicar fotografias e que por vezes alguns moderadores dizem não ao sim.

voltando ao teu tópico que acho bastante interessante porque pretendo sair das técnicas convencionais, tendo um clima que condiciona mas que por outro lado tenho centralizado atenções a diferentes aspectos assim como a redução das lavagens, evitar vapores de metanol etc etc...

há quem conduza um mercedez e aqueça uma quinta com bd sem este ser lavado... este fica somente armazenado durante semanas....

no tópico do biodiesel & svo discussion forums falam de tudo perante o teu post mas eu tenho testado com bons resultados que a primeira lavagem entre 40c a 50c durante um período até uma hora sem que esta provoque emulsão é essencial... sem sal... mas, quando se retira a água passado 4 horas e de preferência a uma temperatura que deverá verificar-se entre os 20c, de preferência menos. este liquido que é bastante impróprio para culturas e que deverá ser armazenada até que haja leis e normas acerca do seu tratamento.

seguir a este procedimento, este bd vermelho ou lanranja escuro, está pronto para ser armazenado e filtrado, filtro o bd varias vezes com filtros de 5m de gasóleo, nunca meto bd no tdi sem que este seja transparente mas consigo verificar que a cor muda de dia para dia, por ultimo filtro mais uma vez com um filtro diferente também de 5m.

neste momento tenho 42 litros em dois depósitos que dentro de uma semana cerca de 27 litros irão ser usados... somente com uma lavagem... e faço o teste 3/27 que ainda não acreditei mas.. penso que o segredo é a diferença de temperatura...
1 abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

penso que o bio para queimar não necessitará de uma lavagem tão cuidada, mas para motores acho que o bio deve estar muito bem lavado.

neste aspecto todo o cuidado é pouco.

ontem fiz o teste da garrafa ao ultimo lote que produzi, deve ser o bio mais bem lavado que já fiz alguma vez.

agitei com toda a rapidez possivel durante 10 segundos duas partes de bio e uma de agua numa garrafa de plástico (tudo à temperatura ambiente) ficou quase branco que parecia leite.

passada meia hora estava separado.

hoje de manhã a agua estava absolutamente transparente, coisa que noutros lotes só fica ao fim de 2 ou 3 dias.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

viva baron

eu já tentei aplicar este método de uma forma experimental.

não tive grande sucesso pois não tinha os meios correctos à minha desposição.

penso ter comentado esse método aqui, vou ver se encontro o link, mas no entanto cá vai a descrição do meu procedimento...

depois de reagir e separar a glicerina normalmente (incluindo os 5% de água), aqueci o bio no micro ondas e seguidamente no fogão mantendo uma temperatura de 80-90 graus.

o objectivo era evaporar todo o metanol e humiade de modo a que a soda caustica não tivesse por onde ser dissolvida.

notei nesta experiência que se vai formando uma "espuma" suficientemente consistente para serremovida com um garfo.

ao fim de uma hora continuava a remover a tal espuma.

convencido que "já estava" filtrei o bio e fiz o teste da lavagem.

apos filtragem o bio apresenta-se cristalino o que não me admira pois a humidade deve ser mínima.

mas a água da lavagem apresentou-se leitosa numa apreciação subjectiva menos, coisa entre a 2ª e a 3ª lavagem.

apresentei as minhas conclusões aqui mas não suscitou nenhuma reacção por parte dos foristas.

penso que seja um processo interessante, mas talvez não seja de adicionar os 5% de água no final...

a secagem e a filtragem terá de ser melhor investigada, talvez haja aqui um método interessante.

notar que sem água não há emulsão d ecerteza...

já agora baron procura outro thread interessante que fala de pulse mixing ou pulse processor.

há um tipo que diz que o processo é muito melhor se ao invés de agitação constante e violenta, haja agitação por albguns minutos seguido de descanso, não sei se isto quimicamente faz algum sentido....

boa experiência

abraço

barbas


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

aproveitei e mudei este tópico para a área das experiências...

faz mais sentido

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigo barbas:
devido á falta de tempo, separei de um batch de 70 lts, apenas 1 litro de biodiesel feito com banha de porco.
deixei ele no meu escritório e, nos últimos dias, envolvido com plantação, aplicação de herbicidas na lavoura, não pude sequer remover a glicerina que se formou.
no caso do bio de banha de porco, formou-se uma parte absolutamente sólida( glicerina ). e o que ficou em cima obviamente era bio sem lavar e secar.

apesar de não puder dedicar-me á testes, fico observando o que ocorre com este produto que está à minha frente: noto que com o passar dos dias, aquela turbidez inicial vai clarificando e noto, um layer, entre a glicerina solidificada e o éster, uma certa quantia de glicerina, algo em torno de uns 3 mm numa garrafa pet de 2 litros, diferentemente daquela que está solidificada e percebo que o éster fica á cada dia mais claro.

apesar de todas orientações sobre a necessidade de lavagens, fico me perguntando ( no espírito científico ), se esta decantação da glicerina residual no éster, não poderia ser substituida pelas lavagens.

na minha cabeça, barbas, somos todos cientistas, experimentando tudo para poder concluir sobre nossas experiencias.

não me tenha por arrogante, coisa que não sou. mas gosto de testar maneiras novas de fazer velhos procedimentos, tentando levantar possibilidades.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

red baron, boas...

ando à procura de um controlador de rega para controlar lavagens durante segundos e não minutos ou horas, sei que é possível utilizando certas aplicações como puredata e outras aplicações assim mesmo compativeis com linux e mac que, são todas de graça... mas, reparei que tu estás em electrónica... !!!!!

terás alguma ideia ou queres construir alguns chip ?
e vender via pay_pal ou money order?

ando interessado e não encontro nada com essas funções de segundos..., o meu reactor tem uma consola móvel em pvc, termóstato, ligar e desligar etc.. mas as lavagens estão pobrezinhas devido a essa dificuldade...

1 abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas

um circuito que liga e desliga um relé com intervalos de segundos é muito simples de fazer de modo analógico.

explica melhor o que pretendes.

é para ligar ao computador ou para funcionar de modo autónomo?

quantos segundos on e quantos off?

o ciclo é para manter sempre ao longo da lavagem ou os ciclos variam na duração ao longo do processo?

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

red baron Escreveu:boas

um circuito que liga e desliga um relé com intervalos de segundos é muito simples de fazer de modo analógico.

explica melhor o que pretendes.

é para ligar ao computador ou para funcionar de modo autónomo?

quantos segundos on e quantos off?

o ciclo é para manter sempre ao longo da lavagem ou os ciclos variam na duração ao longo do processo?
mais uma vez as minhas desculpas pela demora na resposta e agradeço a tua disponibilidade para me ajudares.

eu pretendo então algo analógico e autónomo que possa simplesmente ligar aos cabos da bomba para funcionar em diferentes ciclos.
por exemplo, que possa permanecer on durante 10 segundos e off 1 minuto e que possa igualmente permanecer on durante por exemplo 60 minutos sem interrupções se não for pedir muito, se for o caso então pretendo somente algo que possa ajustar em segundos, por exemplo entre 10 a 40 segundos on e com o off the 1 minuto ou mais...
o meu set-up funciona a 110volts não a 220, eu uso um chuveiro de base plana tipo aqueles antigos, quando o ligamos, este parece chuva e tenho reparado que quando procedo as lavagens lentas o biodiesel fica com melhor qualidade, então por isso procuro este sistema de lavagens lentas...

se for o caso de eu o fazer, tenho a informar que já soldei e montei um amplificador tubular, claro, seguindo as instruções...

1 abraço

Avatar do Utilizador

casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 178
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

Mensagem por casta_baga »

red baron, esqueçe esse projecto... eu já estou noutro projecto. ..
acabei de vender o meu reactor... então agora estou a construir um kit completamente diferente, só me falta saber como fazer a secagem ...
1 abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:
na ânsia de encontrar alternativas à lavagem tradicional, debrucei-me sobre as matérias que existem no forum.
testei o pó de talco.
em quantidades pequenas, utilizei um filtro de café.
porém, à medida que ia sendo filtrado, o pó de talco assentava sobre o filtro de papel e diminuia a sua vazão.
de forma experimental a gente até aceita, mas em batch de 100 litros não funciona.
testei colocar dentro do filtro de papel, uma camada de areia fina, algo em torno de 5 mm, de areia úmida ( pois a seca, desmorona rapidamente, não se molda ).
deitei dentro desse filtro, o bio a ser filtrado.
consegui resultados 100% satisfatórios.
ao produto que obtive, misturei a mesma quantia de água. agitei vigorosamente. virou uma coisa só.
porém, depois de 30 minutos, estava totalmente separado. agua embaixo e bio em cima.
a água ficou absolutamente cristalina, indicando que o bio estava perfeitamente "lavado".
eu chamaria de "biodiesel purificado", pois lavagens enseja uso de água, que não é o nosso caso.
usando a sílica trisyl, obtive praticamente os mesmos resultados.

quando passei para filtragens de quantias maiores, começaram os problemas.
inicialmente utilizei somente areia fina. entupiu tudo. tive que tirar o bio por cima.
conversando contigo, você sugeriu-me camadas diversas:
1) bem embaixo: pedriscos
2) camada intermediária: areia grossa
3) camada superficial: areia bem fina

fiz isso, porém o bio ainda saiu turvo.
foi deitado no bidon à 80ºc, provavelmente mais viscoso.
ainda existe o problema dessa turbidez levar em conta que as areias eram novas, e certamente carregavam junto impurezas.

retirei uma amostra desse bio filtrado. turvo. passei pelo filtro de café com papel, continuou turvo.
passei novamente no filtro de café com aquela camada de areia: ficou absolutamente límpido.

o que poderia estar faltando...

creio que a areia sirva como um pré-filtro, onde a sílica fica retida e não entope o filtro de papel.

tudo isso é para levantar o debate.

posts, please...

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em segunda nov 05, 2007 9:52 pm, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

algumas considerações sobre o que está ocorrendo:

de 1 litro de bio purificado com sílica, fiz o teste da garrafa, adicionando mais 1 litro de água. agitei bem até misturar completamente.
após 30 minutos, estava tudo separado e a água absolutamente límpida.

medi o ph da minha água da torneira: 5,96
ph da água que foi misturada no bio : 5,21

sempre fiz lavagens para fazer o bio chegar em ph 7,0, o que geralmente ocorreu.
agora este novo índice.

utilizar um bio cuja água deu ph 5,21 poderia comprometer o motor ?

ph do alcool isopropilico: ph 5,00
ph alcool isopropilico+bio:ph 7,12

estou encontrando discrepâncias entre a leitura da água resultante da lavagem do bio e os valores expressos pela leitura do ph usando a técnica de adicionar 1 ml do bio + 10 ml do alcool isopropílico.
quando coloquei o aparelho medidos de ph digital, este começou a leitura indicando 5,10 e foi subindo aos poucos. agora está em 6,70 e uns 10 minutos depois estabilizou: ph 7,12

em quem devemos confiar: no ph da água ou no ph da mistura bio+alcool isopropilico ?

vai lá fry, que sei que tu é afiado nestas questões...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

estou mais preocupado se bebes dessa água
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

o alcool isopropilico, dependendo do processo de fabrico, pureza e tempo de armazenagem tende a ficar ligeiramente acidificado (ph menor que 7).

para fazer medições de ph de substâncias que tenham que ser diluidas em alcool isopropilico, deve este ser primeiro neutralizado com uma base.
geralmente usa-se uma solução de soda caustica a 1g por litro de agua.



esta solução é nem mais nem menos que a solução que se utiliza para titular oleos usados.

neste caso não é preciso titular mas apenas neutralizar, por isso não precisa pesar o naoh ou koh, basta juntar uma colher de café (daquelas da bica) de soda em um litro de agua.

vai-se deitando gota a gota na amostra de alcool, agita-se e mede-se o ph até dar 7.0.

só depois disso se deve usar o alcool na medição de ph.

quanto a agua de lavagem esta deve tambem ser corrigida no ph para ser utilizada na lavagem em testes. só assim sabemos o que estamos a fazer.

se a agua estiver com ph menor que 7 leva com a solução de soda caústica e se estiver básica (ph maior que 7) adiciona-se vinagre muito diluido gota a gota.

depois disto o ph medido conrresponde ao ph do bio e não dá problemas de interpretação.

espero ter ajudado.

sds.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

luciano.
medi o ph da minha água da torneira: 5,96
ph da água que foi misturada no bio : 5,21
não percebo, então a agua usada no bio não é da torneira?
utilizar um bio cuja água deu ph 5,21 poderia comprometer o motor ?
a agua de lavagem, mesmo pura e destilada tem sempre um ph inferior a 7.
tambem existe agua com ph maior que 7 especialmente em zonas com muito calcario.
o que compromete o motor é o bio acido que indica que tem acidos gordos livres ou impurezas quimicas.

por isso bom mesmo é medir o ph do bio.
a agua de lavagem vai baixando o ph porque vai removendo o catalizador em cada lavagem.
chega a um ponto que inevitalvemente o ph final da agua de lavagem é igual ao inicial.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas fry...
sempre que o ph da água da fazenda baixa de 7.0, eu mudo a forma de ingestão de líquidos...
ouvi dizer por um sábio que com ph acido o corpo oxida....
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

não havia dado-me conta de que era necessário corrigir o ph para poder fazer uma medição correta do ph da água.

o ph da água utilizada para a lavagem apresentava ph inicial de 5,96.
não corrigi esse ph e adicionei ela ao bio para efeitos do deste de separação água-bio.
meu objetivo não era baixar o ph, pois isto eu já havia feito com a purificação do bio com a sílica.
após constatar a completa separação da agua-bio, aproveitei a água, que mesclou-se inicialmente com obio, para fazer a medição do ph.
daí deu a leitura do ph 5,21.

vou retificar o ph do alcool isopropilico para 7,0 e adicionar o bio, fazendo depois a medição.
volto em instantes.

hoje fui à capital do estado do rs, buscar pó de talco. quero ver a purificação de um novo batch de 70 litros usando talco, ao invés da sílica trisyl.

sds

luciano
Última edição por Luciano Kaefer em sábado out 27, 2007 12:35 am, editado 1 vez no total.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:
se eu soubesse que o procedimento seria tão fácil, tinha postado no mesmo post anterior.

medi o ph do alcool isopropílico. deu 7,02 agora.
quando havia medido à tarde, deu 5,00.
porisso agora não corrigi o ph com a solução de naoh à 1%, conforme vc recomendou.
adicionei 1 ml do bio.
a leitura está dando 6,97.

chama a atenção que a cada 5 segundos, vai subindo o ph, mas agora está estabilizado. demorou uns 15 minutos para parar de subir.

temperatura atual 27ºc. necessário aquecer a mistura para o bio misturar-se melhor ao alcool ?

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

luciano,

só uma pequena nota, correndo o risco de tornar isto off topic.

como já reparaste eu venho ao forum de tempos em tempo, pois tenho dificuldades técnicas no acesso e falta de tempo no meu dia a dia.

à várias mensagens atraz falaste de arrogancia...

amigo, considero-te uma das melhores participações deste forum e espero que o teu entusiasmo continue durante muito tempo.

tu e o redbaron tem mantido interessante esta área de biodiesel.

keep up the good work
abraço

barbas

ps: não enviei esta mensagem via pm para os dois porque acho que o reconhecimento deve ser publico

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas barbas:

eu e os demais membros do forum temos sentido a sua ausência, pois sempre fostes uma referência aqui no forum. cada qual tem seus problemas e limitações, o que obviamente respeitamos.
este forum que não tem mais dono. somos todos nós, que irmanados num objetivo comum, procuramos ajudar-nos uns aos outros.
o red baron assumiu ( sem querer ), o cargo de mestre, pois ele, de forma totalmente despreendida, auxilia à todos.
o fry quer aposentar-se, mas vou recomendar ao instituto de previdência que negue-lhe o benefício, pois ele ainda goza de muita saúde e muito pode contribuir para o forum. talvez daqui à uns 50 anos a gente facilie a sua aposentadoria ( com algumas restrições ).
quanto às questões do trisyl, vou voltar lá no outro tópico, a fim de lhe posicionar o que tenho presenciado.

saudações

luciano

e.t. lá na minha apresentação, citei o seu nome, pois acho que vc é também um bom conhecedor de vinhos.. .
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”