A minha ideia para um gerador...
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta ago 29, 2007 12:03 pm
A minha ideia para um gerador...
olá colegas, antes de mais quero lembrar que sou tecnico de electrónica já há mais de 8 anos, mas não lido muito com motores nem geradores, mas tenho lido varios posts no fórum e na minha forma de ver com alguma astúcia podemos atingir bons niveis de potencia nos nossos geradores.
eu ainda só testei um mini gerador com um motor capstain, é um motor de um video e por isso lógicamente apenas fornece um par de volts e muito baixa potència.
tenho verificado vários comentários neste fórum de que é dificil por um motor, neste caso refiro-me a um motor de um ventilador de radiador de carro que segundo li neste fórum serve para gerar energia, mas que tem que ser posto a altas rotações, mas ainda não vi ninguém por a possibilidade de adaptar uma desmultiplicadora para dar mais velocidade ao motor, com uma desmultiplicadora conseguimos que apenas com uma volta da élice proporcione dezenas de voltas ao motor...
alguém já pensou nisso?
eu ainda só testei um mini gerador com um motor capstain, é um motor de um video e por isso lógicamente apenas fornece um par de volts e muito baixa potència.
tenho verificado vários comentários neste fórum de que é dificil por um motor, neste caso refiro-me a um motor de um ventilador de radiador de carro que segundo li neste fórum serve para gerar energia, mas que tem que ser posto a altas rotações, mas ainda não vi ninguém por a possibilidade de adaptar uma desmultiplicadora para dar mais velocidade ao motor, com uma desmultiplicadora conseguimos que apenas com uma volta da élice proporcione dezenas de voltas ao motor...
alguém já pensou nisso?
-
Autor do tópico - Membro
então vamos por as coisas assim: temos uma élice, ligada a uma desmultiplicadora, que a cada volta da élice dá umas dezenas de voltas no motor, e consequentemente a cada dezena de voltas da élice dá centenas de voltas no motor, isto deveria ser suficiente para provocar uma tensão considerável na saída, depois ligamos a um controlador de carga para carregar as baterias e sequencialmente a um inversor, convertento 12v em 220v. eu gostava que alguém que tenha montado um circuito assim me informasse da sua experiência, eu com um simples motor de um video e com um inversor e um acumulador retirado de uma lanterna de lampadas florecentes consegui atingir 4,3v cc que serve para carregar um telemóvel, mas se consigo gerar pelo menos 9v cc com um elevador de tensão consiguirei atingir niveis suficientes para por aparelhos de baixo consumo a funcionar, mas já que não tenho nenhum motor de maior porte para testar gostava que alguém que tenha feito uma montagem ao completo com tudo o que faz falta(que não seja só ver o valor que dá o motor na saída sem ter controlos nem acumuladores) me informasse que niveis de tensão e corrente atingiu e que tipo de motor utilizou.
questiono-me se já alguem experimentou usar uma hélice de grande porte e ligar a uma demultiplicadora que actuasse sobre 2 motores, assim teriamos dois geradores a actuar num mesmo acumulador e conseguiriamos resultados muito melhorados.
são apenas algumas questões que ponho a quem tenha mais experiência nesta área, eu já pesquisei pelo fórum mas não consegui exclarecer-me de todo, encontrei informações muito interessantes mas que não me exclerecem todas as dúvidas.
questiono-me se já alguem experimentou usar uma hélice de grande porte e ligar a uma demultiplicadora que actuasse sobre 2 motores, assim teriamos dois geradores a actuar num mesmo acumulador e conseguiriamos resultados muito melhorados.
são apenas algumas questões que ponho a quem tenha mais experiência nesta área, eu já pesquisei pelo fórum mas não consegui exclarecer-me de todo, encontrei informações muito interessantes mas que não me exclerecem todas as dúvidas.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
a demultiplicadora ate pode ser uma boa ideia...e a ideia de ter 2 motores ainda mais...
mas ao utilizar a demultiplicadora vamos criar atrito e diminuir assim a velocidade das pás que já é muito reduzida...
para quem não consegue arranjar um motor de 220v dc (que é o meu caso), acho que a ideia dos dois motores é muito boa...
[]
mas ao utilizar a demultiplicadora vamos criar atrito e diminuir assim a velocidade das pás que já é muito reduzida...
para quem não consegue arranjar um motor de 220v dc (que é o meu caso), acho que a ideia dos dois motores é muito boa...
[]
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
pois ao convertermos o binário resolvem-se problemas mas criam-se outros. o gerador pode aumentar a rotação mas é preciso uma força maior para manter essa rotação. caso contrário é a própria hélice inicial que gira mais devagar do que giraria sem desmultiplicação. é como as mudanças de uma bicicleta: podemos andar mais numa mudança mais alta, mas com mais esforço. se não tivermos pernas para a aguentar, vale mais ir numa mudança mais baixa.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
e se fossemos sempre na mudanca mais baixa e tivessemos pernas para lhe dar bastantes rotacoes ?
é assim com um macaco de potencia de 5t sao necesarias 62 voltas para levantar 1600kg sem algum esforço o que leva um determinado tempo manualmente. querera dizer que se aumentarmos a velocidade da manivela ganhasse em tempo ou é necesario exercer mais forca,
é assim com um macaco de potencia de 5t sao necesarias 62 voltas para levantar 1600kg sem algum esforço o que leva um determinado tempo manualmente. querera dizer que se aumentarmos a velocidade da manivela ganhasse em tempo ou é necesario exercer mais forca,
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
Autor do tópico - Membro
e que tal pensar-mos em aumentar o tamanho da hélice? para além do tamanho também se pode considerar a utilização de hélices mais leves por exemplo feitas de fibra que é um material bastante resistente e muito leve, hoje em dia por causa do tunning é muito fácil de encontrar e quem tenha umas mãozinhas de ouro pode construir hélices de grande porte e de pouco peso... quanto maiores forem as hélices mais força provocam e mais velocidade atinge o motor...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
se a fibra for fibra de carbono ai sim....mixmix Escreveu:e que tal pensar-mos em aumentar o tamanho da hélice? para além do tamanho também se pode considerar a utilização de hélices mais leves por exemplo feitas de fibra que é um material bastante resistente e muito leve, hoje em dia por causa do tunning é muito fácil de encontrar e quem tenha umas mãozinhas de ouro pode construir hélices de grande porte e de pouco peso... quanto maiores forem as hélices mais força provocam e mais velocidade atinge o motor...
vamos ter heéices mais fortes e muito mais leves...
[]
-
Autor do tópico - Membro
fibra de carbono é carissima, isso não é para qualquer um, mas eu refiro-me a resina que se mistura com secante e se aplica em fibra moldeando-a, é muito utilizada pelos amantes do tunning, eu tenho um colega que comprou 3kg + 1 fraco de secante + 3 metros de fibra por 30€, mas para umas hélices com 1 kg de resina + secante + 1 ou 2 metros de fibra chega, e fica pela metade do preço praticamente...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
pois a solução tem de ser aumentar o tamanho da hélice. as hélices ou turbinas são sujeitas a grandes tensões, especialmente em áreas de escoamento turbulento. portanto, a maior parte dos materiais leves e baratos também não vão ser duráveis. a fibra de carbono seria o ideal se não fosse o preço. fibra de vidro? talvez.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
-
Autor do tópico - Membro
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta set 28, 2006 4:00 pm