Colmeias, mel, abelhas, flores e pesticidas...

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Colmeias, mel, abelhas, flores e pesticidas...

Mensagem por luimio »

no inicio da primavera, quando as árvores estavam em flor, num dia em que só acordei á uma da tarde por ter andado a trabalhar de noite, fui até ao meu quintal ver a horta e apanhar um pouco de sol primaveril.

estavam algumas árvores novas completamente em flor, e em volta das árvores só se ouvia o zumbido das abelhas.

quando vim para dentro de casa comentei com o meu pai que nunca tinha visto tantas abelhas nas arvores e ele disse-me que de manha tinha andado a colocar pesticida nos pessegueiros e nas ameixoeiras.

ora bem...
as abelhas estavam a recolher o pólen nas flores que tinham acabado de levar com o pesticida, e a colmeida delas provavelmente é uma que está no quintal do meu vizinho,(a menos de 100 metros).

fiquei realmente a pensar na qualidade do mel que todos andamos a consumir.
ainda coloquei a questão de as abelhas morrerem antes de chegarem á colmeia, mas acho que não...

no caso do mel, penso que é impossível classifica-lo um dia como um alimento biológico, pois as abelhas viajam muitos quilómetros.

não há nada a fazer a não ser evitar o uso dos pesticidas...

Imagem
flores contaminadas

Paulo Santos
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jul 30, 2007 4:06 am

Resposta

Mensagem por Paulo Santos »

caro amigo,

compreendo a preocupação que demonstra pela qualidade do mel, mas para que um tipo de mel seja considerado mel biológico é necessário respeitar algumas regras;
- colmeias/apiários devem estar localizadas numa zona onde qualquer fonte de contaminação/poluição, inclusive outros apiários, estejam no minimo a 3,5km.
- todo o processo de extração do mel tem que respeitar critérios proprios para o efeito.
- os produtos utilizados nos tratamentos das abelhas teêm de ser de origem biologica.
- etc
por estas e muito mais outras razões, sempre que comprar mel de origem biológica, ou seja mel biológico, é garantido que esse mesmo mel não tem qualquer tipo de substância contaminante. é pura e simplesmente mel, tal como todos os outros produtos biológicos.
o mel que o nosso vizinho, avô, tio, etc, produz, lá por ser um produto natural, não pode ser chamado de mel biológico.
quanto à questão dos pesticidas, é possivel que esse mel tenha ficado contaminado, se bem que em pequenas percentagens. mas tal situação é suficiente para dizimar uma ou mais colónias de abelhas, sem que o pobre apicultor saíba porquê.
um abraço
As abelhas... simplesmente extraordinárias!

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

boa noite!
antes de mais seja bem vindo e este fórum!
muito obrigado pela explicação.

um dia gostava de ter uma colónia de abelhas como hobi, mas visto viver numa zona onde existe agricultura intensiva, e muita industria química, o melhor é esquecer...

Responder

Voltar para “Ambiente”