Filtro para pré filtragem do oleo usado

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Filtro para pré filtragem do oleo usado

Mensagem por RED BARON »

boas

acabei de construir o meu filtro para pré filtragem de ov usado.

como podem ver tentei gastar o menos possivel

um recipiente inox para farinha custou 6 euros
um pedaço de tubo inox de 22mm
uma braçadeira da sucata
meia perna de calça de ganga
soldadura com vareta de cobre/prata
espero que a ideia possa ser util para quem não quizer gastar muito

já tenho a bomba recirculadora e o deposito é em aço (não inox) com capacidade de 220l que foi oferecido por um sucateiro, tem o aspecto de uma garrafa de gaz de 45kg mas é muito maior.
ImagemImagem

deixem os vossos comentários

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

essas calças de ganga, se não fizeres uma pré-filtragem à pré-filtragem, vai depressa ficar "entupida".. depois devia ser mais fácil retirar para lavar, tipo ficar presa com uma cinta de aperto rápido..

mas a ideia é boa. depois nesse contentor de 220 litros tem sempre o cuidado de não retirar óleo do fundo, pois é lá que se vai acumular a água.. retira o óleo sempre por cima, e nunca até ao final.
3º sócio novaenergia

Autor do tópico
RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

escalavardo

obrigado pela tua opinião

esta braçadeia tambem não tem problema retira-se em 10 segundos.

devo esclarecer que o depósito de 220l está, em principio, destinado para o reactor, como não é de inox gostava de saber a opinião dos mais entendidos quais as desvantagens.

penso que não haverá grande problema se a decantação e lavagens forem feitas em barricas de plástico.

neste momento tenho 2 bidons em plástico (azul) 200l oriundos de produtos de agricultura, mais três bidons em aço de 200l oriundos de oleo para veiculos e ainda mais um dos de 200l (azul) mas com o topo cortado.

a minha ideia é colocar o filtro dentro deste ultimo, ligado à bomba e aspirar em primeiro lugar cerca de 3/4 do oleo de todos os recipientes onde estão guardados os 150l que já tenho.

drenar os restos de todos os recipientes para dentro de um outro bidon com capacidade de 60l.

deixar repousar durante umas semanas-não há pressa pois o processador ainda não está começado- e depois sugar novamente só a parte superior sempres através do filtro.

quando a quantidade de "lixo" já for de 10 ou 15 litros aqueço-o durante algum tempo até secar e depois faço uma filtragem a quente e vai para um recipiente para decantar durante várias semanas.

Responder

Voltar para “BioDiesel”