Oleo vegetal usado dos restaurantes

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmonteiro
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 03, 2007 2:07 pm
Localização: Batalha

Oleo vegetal usado dos restaurantes

Mensagem por rmonteiro »

surgiu-me uma duvida quando estava a fazer o esboço da minha maquineta de bd.
tenho alguns restaurantes que me vao fornecer o oleo vegetal usado, mas como posso ter a certeza se metem so o oleo vegetal usado?! e nao mais outras coisas??? ... como por exemplo azeite misturado.
existe alguma maneira de detectar?


abraços


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

meu caro rmonteiro

todas as gorduras animais ou vegetais servem para fazer bd, por isso apenas se preocupe com os detritos e a água que vier misturada.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

um dos maiores problemas com oleo usados dos restaurantes é a parafina dos pré-fritos numa pasta branca. a forma que uso da separá-la do oleo bom é deixar assentar.
já agora há alguém que tenha uma forma diferente de lidar com ela???

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmonteiro
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 03, 2007 2:07 pm
Localização: Batalha

Mensagem por rmonteiro »

caro elios

neste caso em media essa parafina para repousar no fundo é facil de ser distinguida? mais ou menos quando tempo pode demorar a pousar?

abraços

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas rmonteiro

trata-me por tu, estamos todos no mesmo barco.
assenta relativamente depressa, e é muito fácil de distinguir a mesma, tem uma coloração esbranquiçada tipo pasta ou banha e é mais espessa que o oleo.
eu o que faço é meter o oleo num bidon de 200 litros com uma torneira de purga rente ao fundo e uma saida para o processador a uns 20cm do fundo quando o meu processador estiver pronto calculo que o oleo descanse umas duas semanas, mas a parafina ao fim de 1 dia já está toda lá em baixo e pronta para ser purgada.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rmonteiro
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado mar 03, 2007 2:07 pm
Localização: Batalha

Mensagem por rmonteiro »

elios

por tares a falar dessa torneira no bidon, deste uma ideia que é meter tambem uma torneira e uma mangueira transparente, retiro essa parafina para um recepiente e o oleo usado vai depois logo pro processador sem essa parafina.




abraços

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

elios Escreveu: (parafina)
assenta relativamente depressa, e é muito fácil de distinguir a mesma, tem uma coloração esbranquiçada tipo pasta ou banha e é mais espessa que o oleo.
eu o que faço é meter o oleo num bidon de 200 litros com uma torneira de purga rente ao fundo e uma saida para o processador a uns 20cm do fundo quando o meu processador estiver pronto calculo que o oleo descanse umas duas semanas, mas a parafina ao fim de 1 dia já está toda lá em baixo e pronta para ser purgada.

abraço
viva!

eu chamo-lhe com carinho de "papa acastanhada" ehehe
é uma porcaria da melhor, e para limpar isso xiça!
o melhor mesmo é deixar assentar e decantar o oleo por cima. se a mandares para o filtro como eu já fiz, vês o filtro a entupir na hora. o problema é depois lavar o bidão.
como voces fazem para desengurdurar os vossos enquipamentos? muito detergente? eu tenho experimentado, com agua quente fica tudo muito mais facil, é como lavar a loiça...

abraço.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

soda caustica mas cuidado... usa protecção e não abuses na quantidade, pois polui bastante.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

boa! não me tinha lembrado desta!

ehehe! isso até dá para limpar o processador! que tal meter umas litradas de agua com um bocadinho de soda em recirculação? e depois é o bota fora, agua limpa, recircular e está feito, não?

abraço,

marco.

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas mnunespt e fry,

há que viver com a parafina quando se usa oleo de restauração. é devido a essa papa que a minha torneira do fundo do baril é do tamanho de gente grande 1 polegada assim não há possibilidade de entupir, ou assim espero.

e faço como o fry, a soda caustica para lavar gorduras funciona extremamente bem.

o bidon, bem para ser honesto não o lavo ou pelo menos não tive necessidade de o lavar até agora visto que o processo de deixar assentar a parafina, remover a mesma e encher de oleo é continuo.

abraço
Última edição por Elios em sábado mar 17, 2007 6:32 pm, editado 2 vezes no total.
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

rmonteiro Escreveu:elios

por tares a falar dessa torneira no bidon, deste uma ideia que é meter tambem uma torneira e uma mangueira transparente, retiro essa parafina para um recepiente e o oleo usado vai depois logo pro processador sem essa parafina.

abraços
boas,

eu prefiro mesmo ter dois niveis de extracção visto que assim evito duas coisas, nem residuos de parafina vão para o processador e filtros do mesmo, nem desperdiço oleo.

e porquê, para retirares a parafina toda que está assente algum oleo bom acaba por ir junto, se evitares essa perda de oleo acabas sempre por admitir parafina no processador, se por outro lado readmitires a parte da parafina com oleo no bidon mais tarde depois de retirares o oleo a processar resulta no mesmo de teres os dois niveis de extracção mas com a diferença de teres mais trabalho.


abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

ainda não percebi qual é o problema que vocês têm com a parafina....

eu faço bd com tudo o que a bomba sugar, desde que passe no filtro que improvisei. é um cesto dos papeis de malha metalica, como os que se usam nos escritórios. quando a temperatura atinge os 55º retiro alguma água por baixo e em circulação evapora o resto. que duvidas existem???? a parafina tb dá bd.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

não fazia ideia que dava para deixar ir a parafina.

o meu problema com a parafina é mesmo entupir o filtro de 20 microns da entrada.

diz-me uma coisa, além dessa filtragem na entrada só voltas a filtrar na saida depois do processo todo?

abraço,

marco.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

nem mais......
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

o meu problema era ainda não ter feito experiencias produzindo bd deixando ir a parafina também e por agora estava convencido que o melhor seria remover a mesma.

tenho que fazer umas tachadas de 5 litros de teste com 10% de parafina á mistura e ver o que dá visto que é sensivelmente a quantidade que deixo assentar e retiro

abraço
Verde por Excelência


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

quando o oleo a processar atinge os 55º tu já não encontras a parafina, pois ela mistura-se no óleo.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

epá!

um gajo está sempre a aprender!

boa fry!

haja paciencia para aturar estes novatos...

abraço,

marco.

Responder

Voltar para “BioDiesel”