Óleo

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Óleo

Mensagem por HLopes »

tenho andado a guardar o óleo que uso em frituras e reparei que ao fim de algum tempo este começa a ganhar um depósito esbranquiçado.

algum dos químicos do forum me pode explicar o que é aquilo? também acontece quando tenho o óleo na frigideira e este arrefece, mas desaparece assim que o óleo aquece.

a pergunta é: será que remover este depósito não traria benefícios em termos de viscosidade do óleo, ou em termos de tolerancia ao frio?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

e qual é a finalidade desse oleo? fazer bd?
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o depósito esbranquiçado é gordura animal, proveniente das frituras dos bifes e afins. quando aqueçe novamente fica liquido e por isso deixas de o ver.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

purify
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sábado mar 10, 2007 10:00 pm

Mensagem por purify »

o depósito aparece quando a temperatura baixa, é como o gelo a 0º.
como o biodiesel é uma mistura de vários ésteres, este começa por formar uma micelas (moléculas mais pesadas) e endurece caso a temperatura baixe muito.

por isso o deposito do óleo usado são residuos das vezes que foi usado, da fritadeira é pelo facto de a temperatura ser mais baixa.

a minha 1ª experiência foi com um óleo vegetal que à temperatura ambiente é sólido(pastoso) e o biod resultante formou deposito mesmo a 15-20º. este biod é bem mais translucido que aqueles que tenho visto mas tem a desvantagem de não poder experimentar com o tempo frio!

por esta razão gostava de saber se alguém fez o mesmo e se usa um excesso ainda maior de metanol, ou se voltou a processa-lo! obg

Responder

Voltar para “BioDiesel”