Fiz a comunicação prévia ao Serup a 16 de Novembro de 2017 e recebi o mail
"SERUP: A mera comunicação prévia de UPAC n.º xxxxx/MCP foi validada"
Nunca mais tive feedback, liguei ontem para a EDP distribuição para saber se o meu contador não precisava de nenhuma alteração uma vez que fiz a comunicação em Novembro e vão para a semana montar o kit de autoconsumo na minha casa..
e dei o CPE e n.º xxxxx/MCP da comunicação prévia e não têm anda lá...
Só é pena o meu contado não ser analógico porque ai era azar o deles.. agora não sei se o meu contador vai contar o excedente da produção como consumo
Livro de reclamações da Edp distribuição assinado.
- O dia começou a telefonar para a EDP novamente e a darem a mesma informação que tinham dado na sexta.
- Liguei para a Dgeg, depois de 40 minutos a tocar e ninguém atender.. lá me atendem e dizem para ligar depois das 14h.
- Depois das 14h, estou 1 hora a ligar para a Dgeg (e ninguém atender a chamada) lá me atendem e transferem a chamada para 3 pessoas diferentes. Mas confirmaram que o meu pedido constava nas listagens que a Dgeg envia mensalmente (?) para a EDP distribuição.
A Sra disse que acha que nos casos em que não há necessidade de alteração ao contador a Edp não faz nada nem consta essa informação nos call center’s..
- Ligo novamente para a EDP, mesma lenga lenga que não consta nada, nem me sabe dizer que se a marca/modelo do meu contador dá para autoconsumo.
A minha vontade é amanha ligar para as avarias que o contador apagou-se e não sei se está a funcionar… se calhar ai vinha logo o piquete trocar.
No meu caso, instalei os painéis uns meses depois da comunicação.
Depois de confirmar na net que o contador não era o aconselhável (contava produção como consumo) liguei para a EDP distribuição.
Depois de lhes ligar, marcaram o agendamento para a substituição.
Não tive grandes problemas (ok, só à terceira marcação é k substituiram o contador porque ou não sabiam onde era (?), ou estava a chover lol)
Já tenho agendado a troca do contador para dia 2 de março.
Isto porque liguei para as avarias e disse que o contador estava a funcionar mal, foram verificar pelo CPE e eu tinha um processo pendente para troca do contador.
Alegam que eu não respondi á solicitação deles..
Eu perguntei, eu não recebi nada, podem me informar que data é que foi isso?
15 de Dezembro de 2016. Sim 2016.
Ou seja não tinha nada a ver com o autoconsumo, mas sim com a troca progressiva dos cotadores para a versão "inteligente".
Sendo assim agendou a troca do contador
Entretanto quero ver ate onde vai a minha reclamação, porque quero ser compensado por o erro deles em não trocarem o contador quando eu avisei em novembro.
Nos meus telefonemas diários para a Edp, na opção 4 (autoconsumo) tive a sorte de finalmente apanhar uma pessoas diferente das que costuma atender o autoconsumo. O sr foi incansável, e conseguiu aceder á ultima listagem enviada pela Dgeg que segundo ele foi enviada a 19 de fevereiro de 2018 e que o último registo enviado foi o 14039/mcp …. O meu é de novembro de 2017 e é o 14300.
Agora vejam o atraso, a quantidade de kwhs cobrados a mais a quem como eu tem um contador a contar o enviado para a rede. E mutios não monitorizam a produção e consumo e nem sabem se estão a pagar e nem reclamam porque pensam que lá por ter um contador digital que o mesmo está preparado..
No telefonema que tinha feito para a dgeg tinham me garantido que o meu ia nas listagens..
Reclamação feita para o ministério da economia (quem tutela a dgeg), reclamação feita para a Dgeg, e mais uma para a edp distribuição (para além de já ter assinado o livro de reclamações ).
Se forem ao site da dgeg na parte dos registos está sempre indisponível, segundo instalador que me colocou os paineis , ele costuma fazer os registos das unidades dos clientes… e o site está sempre fora de serviço, umas vezes conseguem registar uma unidade e a seguir já fica de novo inoperacional..
Dia 2 de março substituíram-me o contador porque calhou o funcionário ter dito que tinha um processo pedente de troca desde 2016!!
Entretanto dia 19 de Março recebo 10 sms a dizer que a equipa técnica estava a caminho da minha casa para troca do contador..
Liguei para a linha deles a perguntar se haveria um erro para receber tanta sms, para algo que já foi feito dia 2.
Disseram para ignorar..
No entanto estava em casa a minha esposa, e o senhor com ar arrogante disse que estava lá para trocar o contador, apesar da minha esposa ter dito que tinha sido trocado.. O sr no entanto quis ir ao contador, como viu que tinha sido trocado ligou para alguma colega a mandar vir e foi embora.
Dia 23 de Março de manhã aparece um sr para fazer a leitura do contador, disse que na aplicação ainda estava o contador antigo. À tarde voltou lá novamente para fazer a leitura pois disse que era necessário tirar foto ao contador..
Entretanto dia 27 de março recebo nova sms com um agendamento para dia 29 de Março para troca do contador. Ligo novamente para a EDP distribuição para explicar que já tinha sido trocado o contador, e que já lá tinham ido no dia 19.. A sra só dizia, pois mas o computador diz que tem de ser trocado.. eu ainda perguntei se a senhora achava normal semanalmente ter agendamentos para troca do contador.. Disse que não era normal mas que podia reclamar .
Dia 29 de março lá vai o técnico ( o mesmo que trocou no dia 2 de março), teve 30 minutos a tirar selos a fazer um relatório. Pelo que percebi devem ter pensado que houve fraude por eu ter uma leitura com números inferiores á ultima contagem.. (normal, quando se coloca um contado novo com 0 ).
Nesse mesmo dia recebi factura da electricidade com estimativa, última leitura 20/01 quando a contagem foi feita no dia 2 de março quando trocaram o contador e no dia 23.
Ontem dia 4 de Abril, adivinhem o que aconteceu? Novamente foram a minha casa para troca do contador, novamente não trocaram porque já tinha sido trocado.
Para além disso recebi resposta da EDP distribuição á reclamação feita no livro de reclamações, basicamente pedem desculpa pelo incomodo e que o contador foi trocado dia 2 de março e dão o assunto por encerrado.
Respondi que o assunto não estava encerrado pois quero saber quem me vai compensar pelos kwhs contados a mais, quando eu fiz a comunicação vários meses antes da instalação do kit. Para além disso reportei o que se anda a passar com visitas semanais a minha casa
Depois disso a Edp distribuição pediu novamente desculpa pelos incomodos, que o contador foi trocado dia 2 de Março mas no sistema informático isso aconteceu apenas 4 de Abril.
Á minha pergunta sobre que pagava os kwhs que o meu contador contou a mais por causa do kit autoconsumo, disseram que problemas de facturação não é com eles.
Hoje assinei novamente o livro de reclamações da Edp distribuição, porque?
Recebi este mes 102€ de conta de luz, o normal é metade.. +-
Esses &%/%& informaram o meu comercializador de energia que eu só troquei o contador dia 4 de Abril e com uma contagem bem superior aquela que eu tinha dia 2 de Março, e que esta registada nos papeis que o tecnico dia 2 de março me deu. Para além disso o técnico tirou fotos do contador antes de o remover.
Ou sejam nesta factura de 102 euro que recebi, tou a pagar a electricidade no valor de 48€ referente á contagem do contador instalado a 2 de março, e os kwhs fantasmas do contador antigo entre o dia 2 de março e 4 de abril.
Já informei o meu comercializador para se entender com a edp distribuição, e que nao vou pagar essa factura.
Irei seguir para os julgados de paz caso isto não fique resolvido nos proximos 15 dias, data que iriam buscar o €€ por debito directo.
Já tenho experiencia com os julgados de paz e por 35€ já consegui reaver 500€ na minha seguradora por causa de um sinistro que não queriam assumir.
Realmente, estas empresas (serviços de energia, comunicações, etc.) cometem todo o tipo de abusos e vão-se safando. Os reguladores mais não são que um "tacho" para empregar uns quantos "boys"...
Assinei novamente o livro de reclamações da edp distribuição, e a edp distribuição respondeu que não tinha mais nada a acrescentar.
Respondi com conhecimento da ERSE, onde lamentava a passividade do regulador e onde iria judicialmente fazer valer os meus direitos , e enviei novamente a nota de visita do técnico com a contagem.
A endesa continuava tentar cobrar essa factura, e não me respondia á minha reclamação. Assinei também o livro de reclamações da Endesa e ai já têm de dar resposta em 15 dias. Responderam que pediram esclarecimentos á edp distribuição, e a semana passada disseram que já rectificaram os valores da contagem. Agora aguardo factura