kit edp com bateria
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça dez 13, 2016 5:49 pm
kit edp com bateria
Boas
já viram as novidades da EDP?
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... /baterias/
ainda não existe info detalhada mas 145€ x 60meses dá uma pipa de massa +- 8.700€ para redução de 50% da fatura. ou será o contrario?!
Vamos esperar para ver que ai vem. disseram que sai a partir de 15 deste mês de Dezembro.
já viram as novidades da EDP?
https://energia.edp.pt/particulares/ser ... /baterias/
ainda não existe info detalhada mas 145€ x 60meses dá uma pipa de massa +- 8.700€ para redução de 50% da fatura. ou será o contrario?!
Vamos esperar para ver que ai vem. disseram que sai a partir de 15 deste mês de Dezembro.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm
Re: kit edp com bateria
Até tem baterias de lítio, esperamos pelos detalhes....
-
- Membro Silver
- Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm
Existe algum link ou facebook ou algo que indique as melhores empresas a nivel nacional ou regional para instalações "solares" ???
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Vindo de quem vem, podemos certamente esperar preços muito inflacionados...
Não sei porquê, não tenho grandes expectativas
Não sei porquê, não tenho grandes expectativas

As que costumo 'visitar' ocasionalmente, portuguesas, são a Solarimpact(.com??) e a Solarshop(.pt)... Mas haverá mais.masterchief Escreveu:Existe algum link ou facebook ou algo que indique as melhores empresas a nivel nacional ou regional para instalações "solares" ???
-
- Membro Silver
E fazem instalações?
Feedback com os clientes e apoio é bom?
Feedback com os clientes e apoio é bom?
-
- Membro Silver
- Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
O meu sistema solar é todo da Solarshop e até ao momento não falharam em nada.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac
AQS Solar térmico 20 tubos vácuo
Nissan Leaf 40kw
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
O meu sistema de autoconsumo é da Solarimpact. Fazem instalações, mas (no meu caso) não prezam muito pela celeridade, penso que por falta de mão-de-obra. Quem me instalou os painéis foi até um amigo desse senhor que tem a sua própria loja no norte, mas que estava por Lisboa para o desenrascar.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am
Assim por alto... parece-me esticado 8.700 Euros!
(mesmo sendo baterias de litio).
1500W em paineis...
Com armazenamento de apenas 2Kwh!
Em numeros redondos, temos cerca de 5h diárias de sol (mais no verão, e menos no inverno)!
Produziria em teoria 7,5 Kwh por dia (mais uma vez em média... mais no verão e menos no inverno).
Supondo que a bateria descarrega completamente durante a noite(facilmente se gasta muito mais que 2Kwh),
irá armazenar 2Kwh todos os dias, deixando 5,5Kwh para ser consumido diretamente!
Mas não deve descarregar completamente a bateria, sob pena de o tempo de vida cair drásticamente!
Mas supondo que até é uma bateria da era espacial e pode gastar todas as noites os 2Kwh armazenados....
Se não consumir 5,5Kwh durante o dia... a rede publica fica com ela (de borla, para ser vendida a outro a 0,20€/Kwh)!
Parece-me bom negocio (para a EDP)!
Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!
Apenas uma opinião!
Cumprimentos,
Cesar
(mesmo sendo baterias de litio).
1500W em paineis...
Com armazenamento de apenas 2Kwh!
Em numeros redondos, temos cerca de 5h diárias de sol (mais no verão, e menos no inverno)!
Produziria em teoria 7,5 Kwh por dia (mais uma vez em média... mais no verão e menos no inverno).
Supondo que a bateria descarrega completamente durante a noite(facilmente se gasta muito mais que 2Kwh),
irá armazenar 2Kwh todos os dias, deixando 5,5Kwh para ser consumido diretamente!
Mas não deve descarregar completamente a bateria, sob pena de o tempo de vida cair drásticamente!
Mas supondo que até é uma bateria da era espacial e pode gastar todas as noites os 2Kwh armazenados....
Se não consumir 5,5Kwh durante o dia... a rede publica fica com ela (de borla, para ser vendida a outro a 0,20€/Kwh)!
Parece-me bom negocio (para a EDP)!
Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!
Apenas uma opinião!
Cumprimentos,
Cesar
-
- Membro Silver
"Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!"
Podes desenvolver esta parte?
Em parte compreendi o teu raciocinio, aqui por exemplo no verão consegui uns 5 a 6 kwh diários como referes com 1000W
Em parte penso ter conseguido absorvido uma parte da produção, mas como referes bem, outra parte durante o dia foi oferecida à EDP
Por outro lado, 2 Kwh em bateria parece-me pouco para uma noite, que solução estão voces a falar? O SMA, Sunny Boy Smart Energy (com bateria) vi que tem uma bateria de 2kwh
Em parte compreendi o teu raciocinio, aqui por exemplo no verão consegui uns 5 a 6 kwh diários como referes com 1000W
Em parte penso ter conseguido absorvido uma parte da produção, mas como referes bem, outra parte durante o dia foi oferecida à EDP
Por outro lado, 2 Kwh em bateria parece-me pouco para uma noite, que solução estão voces a falar? O SMA, Sunny Boy Smart Energy (com bateria) vi que tem uma bateria de 2kwh
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Em vez de oferecer à EDP, antes colocar um desviadore descarregar para uma carga resistiva nem que seja para aquecer a casa de outubro a maio.
Tipo este irradiador para gastar os 5.5kwh e aquecer a casa
Tipo este irradiador para gastar os 5.5kwh e aquecer a casa
- Anexos
-
- irradiador.jpg (22.06 KiB) Visto 11040 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Epa... Isso não! Isso derrota todo o propósito de poupança e eficiência energética!
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça dez 13, 2016 5:49 pm
Boas
Pelo que vi até agora pelo site da edp é o seguinte:
Analisando pelo caso 1 com uma factura mensal de 40 a 60 euros o kit aconselhado será o de 6 painéis + 2kw de baterias pela mordica quantia de 145€ supostamente vezes 60 meses.
Ora, sem entrar nos pormenores de potencias por hora etc... e analisando o sistema de forma rentável ou não será o seguinte:
investimento do sistema de auto-consumo para o caso 1 descrito no site:
8.400€ a pronto ou 60 meses a 145€.
Supostamente se a factura for de 60 euros mensal e a poupanças for até 50% como o anunciado pouparei 30€ por mês em media na melhor hipótese.
Assim, 8.400€ a dividir por 30€ dará 280 meses que precisarei para pagar o investimento.
280 meses a dividir por 12 ( meses ) = 23.3 Anos que levará o sistema a estar pago.
Contando que a bateria tem garantia de 10 anos e 10 mil ciclos, os painéis supostamente aos 25 anos darão 80% e com certeza que não vai avariar nada até lá ( inversorres/paineis/baterias).
É claro que ainda temos de ter em conta que o valor da electricidade vai sofres aumentos nestes 25 anos.
Minha conclusão geral:
Quero ver quantos patos vão comprar este sistema à EDP.
Fica mais barato continuar a pagar a factura mensal.
Contudo aposto que vai ser um sucesso, mas não para mim.
Há é verdade. consultei o site do fabricante da bateria de litio e não aparece lá as de 2KW. apenas aparece as de 4KW que custam cerca de 5.000 dollars. Cá para mim até a bateria foi feita à medida do lucro para a a edp.
Vou voltar a reformular o meu sistema de auto-consumo sem acumulação.com paineis 250w e involar mac 250. se sobrar guito compro também o egate. Não estou precosupado com a energia injectada na rede. Já contactei a EDP e eles trocam o contador deforma a que só conte no sentido para a habitação sem custos de mudança de contador.
Pelo que vi até agora pelo site da edp é o seguinte:
Analisando pelo caso 1 com uma factura mensal de 40 a 60 euros o kit aconselhado será o de 6 painéis + 2kw de baterias pela mordica quantia de 145€ supostamente vezes 60 meses.
Ora, sem entrar nos pormenores de potencias por hora etc... e analisando o sistema de forma rentável ou não será o seguinte:
investimento do sistema de auto-consumo para o caso 1 descrito no site:
8.400€ a pronto ou 60 meses a 145€.
Supostamente se a factura for de 60 euros mensal e a poupanças for até 50% como o anunciado pouparei 30€ por mês em media na melhor hipótese.
Assim, 8.400€ a dividir por 30€ dará 280 meses que precisarei para pagar o investimento.
280 meses a dividir por 12 ( meses ) = 23.3 Anos que levará o sistema a estar pago.
Contando que a bateria tem garantia de 10 anos e 10 mil ciclos, os painéis supostamente aos 25 anos darão 80% e com certeza que não vai avariar nada até lá ( inversorres/paineis/baterias).
É claro que ainda temos de ter em conta que o valor da electricidade vai sofres aumentos nestes 25 anos.
Minha conclusão geral:
Quero ver quantos patos vão comprar este sistema à EDP.
Fica mais barato continuar a pagar a factura mensal.
Contudo aposto que vai ser um sucesso, mas não para mim.
Há é verdade. consultei o site do fabricante da bateria de litio e não aparece lá as de 2KW. apenas aparece as de 4KW que custam cerca de 5.000 dollars. Cá para mim até a bateria foi feita à medida do lucro para a a edp.
Vou voltar a reformular o meu sistema de auto-consumo sem acumulação.com paineis 250w e involar mac 250. se sobrar guito compro também o egate. Não estou precosupado com a energia injectada na rede. Já contactei a EDP e eles trocam o contador deforma a que só conte no sentido para a habitação sem custos de mudança de contador.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Caro José Amaral,
Se injectar energia na rede, neste momento quanto é que a EDP lhe paga por kWh?
Se injectar energia na rede, neste momento quanto é que a EDP lhe paga por kWh?
-
- Membro Silver
Ze,
estive a pesquisar a bateria e encontrei várias referencias
"includes a 2 kilowatt-hour eco 2 Sonnenbatterie battery"
estive a pesquisar a bateria e encontrei várias referencias
"includes a 2 kilowatt-hour eco 2 Sonnenbatterie battery"
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
José Amaral,
"4KW que custam cerca de 5.000 dollars" - É carooooo
Um sistema de autoconsumo com baterias pode ficar bem mais barato, senão vejamos:
- 6 paineis 260W: 6 x 190€ (Sunny Poly 270Wp 60 - valor com transporte e IVA)
- Inversor hibrido: 1000€
- Bateria de 12V 300A lítio 3.7kWh : 1800€ Aqui
Total: +/- 3940€
+200€ estrutura para paineis
+cabos e instalação (pode ser feito pelo próprio)
Fica-se com potencia de 1500W de fotovoltaico backup de 2.5kwh utilizando apenas 70% da bateria lítio
"4KW que custam cerca de 5.000 dollars" - É carooooo
Um sistema de autoconsumo com baterias pode ficar bem mais barato, senão vejamos:
- 6 paineis 260W: 6 x 190€ (Sunny Poly 270Wp 60 - valor com transporte e IVA)
- Inversor hibrido: 1000€
- Bateria de 12V 300A lítio 3.7kWh : 1800€ Aqui
Total: +/- 3940€
+200€ estrutura para paineis
+cabos e instalação (pode ser feito pelo próprio)
Fica-se com potencia de 1500W de fotovoltaico backup de 2.5kwh utilizando apenas 70% da bateria lítio
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Silver
Pelo proprio? Voces brincam com coisas serias ahahah Só para malta electricista é que isso pode acontecer
-
- Membro Dedicado
Estava-se a falr do kit da EDP que tem um valor de 8.700 EUR e com armazenamento de 2Kwh!masterchief Escreveu:"Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!"
A minha potência contratada é de 6.9KVA tal como indicado no site para o tal kit de 8700EUR!
Ignorando a relação da potência contratada, que pouco ou nada indica quanto a energia que é consumida na instalação...
A conta eletricidade ronda 350Kwh mensais... numeros redondos, serão cerca de 10Kwh/dia!
Considero os meus consumos típicos para uma família!
Tenho uma carga media de 250W ..standbys, frigorificos, arca congeladora, access points, box, Tvs... e por aí fora!
Depois tenho 3 períodos ao longo do dia de consumo superior (6:30 as 8:30 a rondar o valor médio 750W), (12:00 as 13:00 a rondar 1200W) outro (18:00 as 22:00 a rondar os 750W).
Quanto ao primeiro período de consumo superior, os paineis fotovoltaicos não devem servir de muito a maior parte do ano!
O terceiro período, talvez alí depois do meio da primavera ate meio de outono, consiga alguma coisa!
Poderia ter algum proveito no período de almoço...
Ser-me-ia mais útil um kit consumo direto de 250/500W injetados diretamente na instalação elétrica!
E isso custará uns 650€ se for o kit de 500W!
Mais alguma coisa para a instalação, mas que no meu caso, tenho habilitações para o fazer.
Pagar mais 8000 Eur para ter 2Kwh de armazenamento, é o mesmo que não ter armazenamento!
A juntar a festa, os paineis de 1500W (desse kit EDP com armazenamento), iriam estar a maior parte do tempo aproduzir mais energia que não iria ser consumida em casa,
e consequentemente iria para a rede!
A menos claro está dos tais 2Kwh que a bateria iria armazenar...
-
- Membro Dedicado
Ok...
Se calhar, nao respondi bem a questão colocada!
Se eu tivesse 8.700 EUR (valor que a EDP pede) agora para uma solução deste tipo, preferia
pagar cerca de 6.600 EUR por exemplo pelo conjunto bateria litio LG de 7Kwh + SMA Storage, mais cerca de 2000 EUR por 1500W em paineis!
Mais coisa menos coisa é o mesmo valor que a EDP pede pelo Kit por eles proposto!
Há ainda a juntar o valor da instalação e algum equipamento proteção necessário... mas certamente seria económicamente mais viável para um consumo familiar típico!
Ainda assim tenho algumas dúvidas que se torne rentável a solução que indiquei!
Digo eu!
Cumprimentos,
César
Se calhar, nao respondi bem a questão colocada!
Se eu tivesse 8.700 EUR (valor que a EDP pede) agora para uma solução deste tipo, preferia
pagar cerca de 6.600 EUR por exemplo pelo conjunto bateria litio LG de 7Kwh + SMA Storage, mais cerca de 2000 EUR por 1500W em paineis!
Mais coisa menos coisa é o mesmo valor que a EDP pede pelo Kit por eles proposto!
Há ainda a juntar o valor da instalação e algum equipamento proteção necessário... mas certamente seria económicamente mais viável para um consumo familiar típico!
Ainda assim tenho algumas dúvidas que se torne rentável a solução que indiquei!
Digo eu!

Cumprimentos,
César
-
- Membro Silver
Sim, acho que respondes bem na segunda parte
Embora eu tenha estado a ler diariamente aqui no forum e noutros locais e parece-me que as baterias neste momento não é algo rentavel, mas lá está... se calhar cada caso é um caso.
Falando da minha pouca experiencia e do que já vi eu gasto uns 3 a 4 kwh por noite

Olhando para esse conjunto e vou arrendondar para 7000€ ainda dá para uns largos anos de electricidade nocturna
Embora eu tenha estado a ler diariamente aqui no forum e noutros locais e parece-me que as baterias neste momento não é algo rentavel, mas lá está... se calhar cada caso é um caso.
Falando da minha pouca experiencia e do que já vi eu gasto uns 3 a 4 kwh por noite

Olhando para esse conjunto e vou arrendondar para 7000€ ainda dá para uns largos anos de electricidade nocturna
-
- Membro Dedicado
Ainda têm um custo elevado... sim.
Mas a uns anos era impensavel ter paineis ao preço que temos hoje!
Com baterias chumbo e ácido penso que se consiga algo rentável, mas a custa de muito trabalhinho na sua manutenção!
Litio, é mais na base de ligar e deixar ficar... mas a custa de um investimento elevado inicial!
Mas os preços também tem vindo a baixar.
A uns tempos "tropecei" nisto:
https://cleantechnica.com/2016/02/26/ne ... c-54-mark/
Em teoria permitiria fabricar baterias com o dobro da capacidade a um quarto do preço atual!
Talvez nao seja ainda esta solução que possa ser massificada, mas mais soluções aparecerão
E com tanto interesse a volta dos "Batery Storage Systems" por parte de consumidores e fabricantes, espero ver os valores
descerem bem mais!
No meu caso devo começar por auto-consumo direto e deixar a coisa encaminhada para a hipotese de mais tarde
adicionar armazenamento (preferencialmente com suporte para baterias ácidas e baterias de litio), sem ter
que alterar muita coisa. Pois acredito ser uma questão de tempo (pouco) até aparecerem armazenamento a preços
bem mais agradáveis
Bateria ácida talvez ainda tenha alguma margem para reduzir custos de fabrico, pelo que se o sistema suportar acidas
e litio... é so jogar com a solução mais rentável!
7Kwh seria uma capacidade aceitável para o meu caso
Mas 10Kwh seria um número redondo mais agradável e que me daria mais alguma folga
Mas a uns anos era impensavel ter paineis ao preço que temos hoje!
Com baterias chumbo e ácido penso que se consiga algo rentável, mas a custa de muito trabalhinho na sua manutenção!
Litio, é mais na base de ligar e deixar ficar... mas a custa de um investimento elevado inicial!
Mas os preços também tem vindo a baixar.
A uns tempos "tropecei" nisto:
https://cleantechnica.com/2016/02/26/ne ... c-54-mark/
Em teoria permitiria fabricar baterias com o dobro da capacidade a um quarto do preço atual!
Talvez nao seja ainda esta solução que possa ser massificada, mas mais soluções aparecerão

E com tanto interesse a volta dos "Batery Storage Systems" por parte de consumidores e fabricantes, espero ver os valores
descerem bem mais!
No meu caso devo começar por auto-consumo direto e deixar a coisa encaminhada para a hipotese de mais tarde
adicionar armazenamento (preferencialmente com suporte para baterias ácidas e baterias de litio), sem ter
que alterar muita coisa. Pois acredito ser uma questão de tempo (pouco) até aparecerem armazenamento a preços
bem mais agradáveis

Bateria ácida talvez ainda tenha alguma margem para reduzir custos de fabrico, pelo que se o sistema suportar acidas
e litio... é so jogar com a solução mais rentável!
7Kwh seria uma capacidade aceitável para o meu caso

Mas 10Kwh seria um número redondo mais agradável e que me daria mais alguma folga