kit edp com bateria

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
José Amaral
Novo membro
Novo membro
Registado: terça dez 13, 2016 5:49 pm

kit edp com bateria

Mensagem por José Amaral »

Boas

já viram as novidades da EDP?

https://energia.edp.pt/particulares/ser ... /baterias/

ainda não existe info detalhada mas 145€ x 60meses dá uma pipa de massa +- 8.700€ para redução de 50% da fatura. ou será o contrario?!

Vamos esperar para ver que ai vem. disseram que sai a partir de 15 deste mês de Dezembro.

accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: kit edp com bateria

Mensagem por accoelho »

Até tem baterias de lítio, esperamos pelos detalhes....

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Mensagem por masterchief »

Existe algum link ou facebook ou algo que indique as melhores empresas a nivel nacional ou regional para instalações "solares" ???

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Vindo de quem vem, podemos certamente esperar preços muito inflacionados...

Não sei porquê, não tenho grandes expectativas :-P
masterchief Escreveu:Existe algum link ou facebook ou algo que indique as melhores empresas a nivel nacional ou regional para instalações "solares" ???
As que costumo 'visitar' ocasionalmente, portuguesas, são a Solarimpact(.com??) e a Solarshop(.pt)... Mas haverá mais.

masterchief
Membro Silver
Membro Silver

E fazem instalações?
Feedback com os clientes e apoio é bom?

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm

Mensagem por jpc »

O meu sistema solar é todo da Solarshop e até ao momento não falharam em nada.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

O meu sistema de autoconsumo é da Solarimpact. Fazem instalações, mas (no meu caso) não prezam muito pela celeridade, penso que por falta de mão-de-obra. Quem me instalou os painéis foi até um amigo desse senhor que tem a sua própria loja no norte, mas que estava por Lisboa para o desenrascar.

Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 18, 2016 11:41 am

Mensagem por Cesar Dias »

Assim por alto... parece-me esticado 8.700 Euros!
(mesmo sendo baterias de litio).

1500W em paineis...
Com armazenamento de apenas 2Kwh!

Em numeros redondos, temos cerca de 5h diárias de sol (mais no verão, e menos no inverno)!
Produziria em teoria 7,5 Kwh por dia (mais uma vez em média... mais no verão e menos no inverno).
Supondo que a bateria descarrega completamente durante a noite(facilmente se gasta muito mais que 2Kwh),
irá armazenar 2Kwh todos os dias, deixando 5,5Kwh para ser consumido diretamente!
Mas não deve descarregar completamente a bateria, sob pena de o tempo de vida cair drásticamente!

Mas supondo que até é uma bateria da era espacial e pode gastar todas as noites os 2Kwh armazenados....
Se não consumir 5,5Kwh durante o dia... a rede publica fica com ela (de borla, para ser vendida a outro a 0,20€/Kwh)!
Parece-me bom negocio (para a EDP)!

Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!

Apenas uma opinião!

Cumprimentos,
Cesar

masterchief
Membro Silver
Membro Silver

"Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!"

Podes desenvolver esta parte?
Em parte compreendi o teu raciocinio, aqui por exemplo no verão consegui uns 5 a 6 kwh diários como referes com 1000W
Em parte penso ter conseguido absorvido uma parte da produção, mas como referes bem, outra parte durante o dia foi oferecida à EDP
Por outro lado, 2 Kwh em bateria parece-me pouco para uma noite, que solução estão voces a falar? O SMA, Sunny Boy Smart Energy (com bateria) vi que tem uma bateria de 2kwh

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Em vez de oferecer à EDP, antes colocar um desviadore descarregar para uma carga resistiva nem que seja para aquecer a casa de outubro a maio.
Tipo este irradiador para gastar os 5.5kwh e aquecer a casa
Anexos
irradiador.jpg
irradiador.jpg (22.06 KiB) Visto 11040 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Epa... Isso não! Isso derrota todo o propósito de poupança e eficiência energética!

Autor do tópico
José Amaral
Novo membro
Novo membro
Registado: terça dez 13, 2016 5:49 pm

Mensagem por José Amaral »

Boas

Pelo que vi até agora pelo site da edp é o seguinte:
Analisando pelo caso 1 com uma factura mensal de 40 a 60 euros o kit aconselhado será o de 6 painéis + 2kw de baterias pela mordica quantia de 145€ supostamente vezes 60 meses.
Ora, sem entrar nos pormenores de potencias por hora etc... e analisando o sistema de forma rentável ou não será o seguinte:
investimento do sistema de auto-consumo para o caso 1 descrito no site:
8.400€ a pronto ou 60 meses a 145€.
Supostamente se a factura for de 60 euros mensal e a poupanças for até 50% como o anunciado pouparei 30€ por mês em media na melhor hipótese.
Assim, 8.400€ a dividir por 30€ dará 280 meses que precisarei para pagar o investimento.
280 meses a dividir por 12 ( meses ) = 23.3 Anos que levará o sistema a estar pago.
Contando que a bateria tem garantia de 10 anos e 10 mil ciclos, os painéis supostamente aos 25 anos darão 80% e com certeza que não vai avariar nada até lá ( inversorres/paineis/baterias).
É claro que ainda temos de ter em conta que o valor da electricidade vai sofres aumentos nestes 25 anos.
Minha conclusão geral:
Quero ver quantos patos vão comprar este sistema à EDP.
Fica mais barato continuar a pagar a factura mensal.
Contudo aposto que vai ser um sucesso, mas não para mim.

Há é verdade. consultei o site do fabricante da bateria de litio e não aparece lá as de 2KW. apenas aparece as de 4KW que custam cerca de 5.000 dollars. Cá para mim até a bateria foi feita à medida do lucro para a a edp.

Vou voltar a reformular o meu sistema de auto-consumo sem acumulação.com paineis 250w e involar mac 250. se sobrar guito compro também o egate. Não estou precosupado com a energia injectada na rede. Já contactei a EDP e eles trocam o contador deforma a que só conte no sentido para a habitação sem custos de mudança de contador.

alx99
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm

Mensagem por alx99 »

Caro José Amaral,

Se injectar energia na rede, neste momento quanto é que a EDP lhe paga por kWh?

masterchief
Membro Silver
Membro Silver

Ze,

estive a pesquisar a bateria e encontrei várias referencias
"includes a 2 kilowatt-hour eco 2 Sonnenbatterie battery"

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

José Amaral,
"4KW que custam cerca de 5.000 dollars" - É carooooo

Um sistema de autoconsumo com baterias pode ficar bem mais barato, senão vejamos:
- 6 paineis 260W: 6 x 190€ (Sunny Poly 270Wp 60 - valor com transporte e IVA)
- Inversor hibrido: 1000€
- Bateria de 12V 300A lítio 3.7kWh : 1800€ Aqui
Total: +/- 3940€

+200€ estrutura para paineis
+cabos e instalação (pode ser feito pelo próprio)

Fica-se com potencia de 1500W de fotovoltaico backup de 2.5kwh utilizando apenas 70% da bateria lítio
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

masterchief
Membro Silver
Membro Silver

Pelo proprio? Voces brincam com coisas serias ahahah Só para malta electricista é que isso pode acontecer

Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado

masterchief Escreveu:"Se procurar um pouco mais, encontrará soluções com mais capacidade de armazenamento a valores identicos!"

Podes desenvolver esta parte?
Em parte compreendi o teu raciocinio, aqui por exemplo no verão consegui uns 5 a 6 kwh diários como referes com 1000W
Em parte penso ter conseguido absorvido uma parte da produção, mas como referes bem, outra parte durante o dia foi oferecida à EDP
Por outro lado, 2 Kwh em bateria parece-me pouco para uma noite, que solução estão voces a falar? O SMA, Sunny Boy Smart Energy (com bateria) vi que tem uma bateria de 2kwh
Estava-se a falr do kit da EDP que tem um valor de 8.700 EUR e com armazenamento de 2Kwh!
A minha potência contratada é de 6.9KVA tal como indicado no site para o tal kit de 8700EUR!
Ignorando a relação da potência contratada, que pouco ou nada indica quanto a energia que é consumida na instalação...
A conta eletricidade ronda 350Kwh mensais... numeros redondos, serão cerca de 10Kwh/dia!

Considero os meus consumos típicos para uma família!

Tenho uma carga media de 250W ..standbys, frigorificos, arca congeladora, access points, box, Tvs... e por aí fora!
Depois tenho 3 períodos ao longo do dia de consumo superior (6:30 as 8:30 a rondar o valor médio 750W), (12:00 as 13:00 a rondar 1200W) outro (18:00 as 22:00 a rondar os 750W).
Quanto ao primeiro período de consumo superior, os paineis fotovoltaicos não devem servir de muito a maior parte do ano!
O terceiro período, talvez alí depois do meio da primavera ate meio de outono, consiga alguma coisa!
Poderia ter algum proveito no período de almoço...

Ser-me-ia mais útil um kit consumo direto de 250/500W injetados diretamente na instalação elétrica!
E isso custará uns 650€ se for o kit de 500W!
Mais alguma coisa para a instalação, mas que no meu caso, tenho habilitações para o fazer.

Pagar mais 8000 Eur para ter 2Kwh de armazenamento, é o mesmo que não ter armazenamento!
A juntar a festa, os paineis de 1500W (desse kit EDP com armazenamento), iriam estar a maior parte do tempo aproduzir mais energia que não iria ser consumida em casa,
e consequentemente iria para a rede!
A menos claro está dos tais 2Kwh que a bateria iria armazenar...

Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Ok...
Se calhar, nao respondi bem a questão colocada!

Se eu tivesse 8.700 EUR (valor que a EDP pede) agora para uma solução deste tipo, preferia
pagar cerca de 6.600 EUR por exemplo pelo conjunto bateria litio LG de 7Kwh + SMA Storage, mais cerca de 2000 EUR por 1500W em paineis!
Mais coisa menos coisa é o mesmo valor que a EDP pede pelo Kit por eles proposto!

Há ainda a juntar o valor da instalação e algum equipamento proteção necessário... mas certamente seria económicamente mais viável para um consumo familiar típico!
Ainda assim tenho algumas dúvidas que se torne rentável a solução que indiquei!

Digo eu! :)

Cumprimentos,
César

masterchief
Membro Silver
Membro Silver

Sim, acho que respondes bem na segunda parte
Embora eu tenha estado a ler diariamente aqui no forum e noutros locais e parece-me que as baterias neste momento não é algo rentavel, mas lá está... se calhar cada caso é um caso.
Falando da minha pouca experiencia e do que já vi eu gasto uns 3 a 4 kwh por noite
Imagem
Olhando para esse conjunto e vou arrendondar para 7000€ ainda dá para uns largos anos de electricidade nocturna

Cesar Dias
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Ainda têm um custo elevado... sim.
Mas a uns anos era impensavel ter paineis ao preço que temos hoje!
Com baterias chumbo e ácido penso que se consiga algo rentável, mas a custa de muito trabalhinho na sua manutenção!

Litio, é mais na base de ligar e deixar ficar... mas a custa de um investimento elevado inicial!
Mas os preços também tem vindo a baixar.

A uns tempos "tropecei" nisto:
https://cleantechnica.com/2016/02/26/ne ... c-54-mark/
Em teoria permitiria fabricar baterias com o dobro da capacidade a um quarto do preço atual!

Talvez nao seja ainda esta solução que possa ser massificada, mas mais soluções aparecerão :)
E com tanto interesse a volta dos "Batery Storage Systems" por parte de consumidores e fabricantes, espero ver os valores
descerem bem mais!

No meu caso devo começar por auto-consumo direto e deixar a coisa encaminhada para a hipotese de mais tarde
adicionar armazenamento (preferencialmente com suporte para baterias ácidas e baterias de litio), sem ter
que alterar muita coisa. Pois acredito ser uma questão de tempo (pouco) até aparecerem armazenamento a preços
bem mais agradáveis :)
Bateria ácida talvez ainda tenha alguma margem para reduzir custos de fabrico, pelo que se o sistema suportar acidas
e litio... é so jogar com a solução mais rentável!

7Kwh seria uma capacidade aceitável para o meu caso :)
Mas 10Kwh seria um número redondo mais agradável e que me daria mais alguma folga :)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”