Após ler várias mensagens aqui no fórum entre vantagens e desvantagens do colocar um sistema de autoconsumo, e se compensava ou não, decidi arriscar e adquirir um sistema de autoconsumo de 750W.
O investimento além de não ser muito "grande", no banco não rende nada e a minha esperança é que daqui a 5 ou 6 anos o investimento esteja pago.
Só tenho o sistema instalado desde o inicio do mês de agosto, e já está a dar para tirar algumas conclusões.
Nestes últimos dias não estive por casa e deu para constatar que a energia dos equipamentos que estavam ligados praticamente estavam a ser suportados pelos painéis mais ou menos das 10h às 16h (o maior pico).
Por exemplo, no dia 11 tive os seguintes consumos/produção:
Energia solar gerada: 3,786 kWh
Energia solar exportada: 0,562 kWh
Energia solar importada: 3,694 kWh
Essa energia exportada ainda me faz um pouco de "confusão", ainda queria ver se inventava alguma coisa, como por exemplo para ter uma bateria de um automóvel ligada a um carregador e com algumas lampadas LED de automóvel para ter iluminação noturna em alguns pontos do jardim (mas isto já sou eu a inventar).
Certamente ainda terei que de estudar mais os consumos de modo a afinar mais máquina.

Cumps,
Nuno Mota