Autoconsumo + Baterias
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sábado ago 04, 2012 2:48 pm
Autoconsumo + Baterias
Bom dia
Acabei de receber a minha factura da EDP, parece existir um aumento da electricidade neste presente ano.
Em principio estou a tentar comprar uma moradia no Algarve, estou a tentar negociar o preço, visto não estar concluída, mas é difícil, o facto de existir muitas obras no interior, penso ser mais fácil implementar algo de raiz de energia renovável, o construtor fez a pré-instalação dos painéis solares para agua quente ao qual quero ser adepto.
Visto algumas lojas disponibilizares vários kits de 1500w para auto consumo, não deve ser compensatório visto não estar em casa durante o dia, estava a pensar algo com acumulação, mas não percebo nada de electricidade e muito menos de baterias.
Num apartamento a minha factura é 1213 kWh (Vazio) 1444 kWh (Fora Vazio), numa moradia deve ser mais elevado por ser maior.
Começando a tentar perceber, qual o kit indicado para tentar pagar o mínimo na minha factura?
Por exemplo num instalador encontrado na Internet, existem um kit de 1500w com 6 MODULOS POLI 250W, 1 INVERSOR 3000VA/24V, 4 BATERIAS GEL 12/110, 1 KIT OWL SEM FIOS e ESTRUTURA por 3800 euros.
Pergunto o que consigo produzir com um kit destes?
Posso melhorar as baterias?
Um banco de baterias suficientes para conseguir ligar (uma de cada vez)as maquinas da lavar roupa e loiça, ou até o forno para cozinhar?
Acabei de receber a minha factura da EDP, parece existir um aumento da electricidade neste presente ano.
Em principio estou a tentar comprar uma moradia no Algarve, estou a tentar negociar o preço, visto não estar concluída, mas é difícil, o facto de existir muitas obras no interior, penso ser mais fácil implementar algo de raiz de energia renovável, o construtor fez a pré-instalação dos painéis solares para agua quente ao qual quero ser adepto.
Visto algumas lojas disponibilizares vários kits de 1500w para auto consumo, não deve ser compensatório visto não estar em casa durante o dia, estava a pensar algo com acumulação, mas não percebo nada de electricidade e muito menos de baterias.
Num apartamento a minha factura é 1213 kWh (Vazio) 1444 kWh (Fora Vazio), numa moradia deve ser mais elevado por ser maior.
Começando a tentar perceber, qual o kit indicado para tentar pagar o mínimo na minha factura?
Por exemplo num instalador encontrado na Internet, existem um kit de 1500w com 6 MODULOS POLI 250W, 1 INVERSOR 3000VA/24V, 4 BATERIAS GEL 12/110, 1 KIT OWL SEM FIOS e ESTRUTURA por 3800 euros.
Pergunto o que consigo produzir com um kit destes?
Posso melhorar as baterias?
Um banco de baterias suficientes para conseguir ligar (uma de cada vez)as maquinas da lavar roupa e loiça, ou até o forno para cozinhar?
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Re: Autoconsumo + Baterias
Do ponto de vista puramente económico, julgo que é dífícil que um sistema desses seja vantajoso para si. O custo autal das baterias e sua durabilidade não jogam a seu favor.
Para além disso, assim por alto, parece-me que as baterias são não estão bem dimensionadas para a utilização que pretende dar. Se não está em casa durante o dia, cerca de 5kWh em baterias parece-me muito pouco para um sistema com potência de pico 1500W e sem consumos instantâneos durante o dia. Tendo em conta que na melhor das hipóteses 3kWh é a capacidade utilizável das baterias (eles nunca devem ser totalmente descarregadas), parece-me peanuts se está a contar com um consumo de 88 kWh/dia, e muita da luz solar deve ser desperdiçada, as baterias devem atingir a carga máxima em poucas horas (assumindo bom tempo, claro). Mas mais baterias envolvem mais investimento, o que nos leva de volta à questão de provavelmente não ser economicamente compensador.
Para além disso, assim por alto, parece-me que as baterias são não estão bem dimensionadas para a utilização que pretende dar. Se não está em casa durante o dia, cerca de 5kWh em baterias parece-me muito pouco para um sistema com potência de pico 1500W e sem consumos instantâneos durante o dia. Tendo em conta que na melhor das hipóteses 3kWh é a capacidade utilizável das baterias (eles nunca devem ser totalmente descarregadas), parece-me peanuts se está a contar com um consumo de 88 kWh/dia, e muita da luz solar deve ser desperdiçada, as baterias devem atingir a carga máxima em poucas horas (assumindo bom tempo, claro). Mas mais baterias envolvem mais investimento, o que nos leva de volta à questão de provavelmente não ser economicamente compensador.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Por acaso, os paineis estão adequados às baterias que estão propostas. Claro que aqui, quanto mais paineis, melhor. Em condições normais, serão suficientes para alimentar a casa (200-300W) durante o dia, e ainda carregar as baterias.
Como disse o rnlcarlov, a capacidade util dessas baterias, ronda os 2.5KWh. Os proveitos que podes esperar de tal sistema será na casa dos 4-5Kwh diários (armazenamento + consumo instantaneo). Assim por alto, uns 320eur/ano
Como disse o rnlcarlov, a capacidade util dessas baterias, ronda os 2.5KWh. Os proveitos que podes esperar de tal sistema será na casa dos 4-5Kwh diários (armazenamento + consumo instantaneo). Assim por alto, uns 320eur/ano
-
- Membro Silver
- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Essas baterias estão sub-dimensionadas face aos paineis.. sendo de GEL, convém os Amperes de carga nunca ultrapassarem (no máximo) 15% da capacidade Ah C20 da bateria. Para além disso, mal ia mexer nos consumos.
Isso é um consumo extremamente alto.. um sistema híbrido economicamente raramente compensa, acho que no seu caso deveria começar por pensar primeiro em reduzir o consumo, decerto que no meio de tantokWh, há muito onde optimizar
Isso é um consumo extremamente alto.. um sistema híbrido economicamente raramente compensa, acho que no seu caso deveria começar por pensar primeiro em reduzir o consumo, decerto que no meio de tantokWh, há muito onde optimizar

-
Obrigado pelas vossas respostas, tenho de estudar melhor isto, não percebo nada disto, eu vou fazer algumas perguntas para tirar a minha ilusão de poupança.
Quantos painéis preciso para gerar cerca de 6 a 8 kWh diários?
As baterias para isto são caras e duram poucos anos? existem umas da rolls que duram anos
As baterias para isto são caras e duram poucos anos? existem umas da rolls que duram anos
-
- Membro Gold
Sub dimensionadas!? Porquê pedrolima? O controlador de carga quase de certeza que dá para limitar a carga máxima.
Eu prefiro que o campo esteja sobre-dimensionado, e "capar" no controlador, que ao contrário. O meu campo, mesmo sobre-dimensionado, no inverno não atinge os amperes máximos do controlador. E é no inverno que mais falta faz.
Eu prefiro que o campo esteja sobre-dimensionado, e "capar" no controlador, que ao contrário. O meu campo, mesmo sobre-dimensionado, no inverno não atinge os amperes máximos do controlador. E é no inverno que mais falta faz.
-
- Membro Gold
Penso que um sistema de 1500W deve dar mais ou menos essa produção. Talvez mais. Eu tenho uma microprodução com potência instalada de 1.7kW, tem uma quantidade de sombreamentos bastante significativa, e produzo cerca de 2 MWh por ano, ou seja, em média 5.4kWh/dia.OneBadPig Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas, tenho de estudar melhor isto, não percebo nada disto, eu vou fazer algumas perguntas para tirar a minha ilusão de poupança.
Mas isto implica que consegue aproveitar toda a produção dos seus painéis. E para isso é importante saber qual o consumo parasita da sua casa. Ou seja quantos W são consumidos mesmo quando não está ninguém em casa.
É que realmente esse consumo é brutal. É certo que na minha casa tenho muito pouca coisa sempre ligada, consumindo apenas quando lá estou (luzes, computador, projector HD, consola), mas o seu consumo de energia diário é superior ao meu consumo mensal. A sua eficiência energética deve estar a precisar de ser um pouco polida.
-
- Membro Gold
6 a 8Kwh diários é muito!?
OneBadPig gerares esses 6-8Kwh/dia precisas de cerca de 3000W, e pelo menos 15KW em baterias (3x as que mencionaste).
OneBadPig gerares esses 6-8Kwh/dia precisas de cerca de 3000W, e pelo menos 15KW em baterias (3x as que mencionaste).
-
- Membro Silver
Se tem de se limitar a produção para não aquecer as baterias, então estas estão sub-dimensionadas.. e duvido muito que quem venda esse kit (não faço ideia de quem seja), diga aos clientes, que têm 6 paineis mas que a produção máxima está limitada por as baterias não aguentarem..
Para 8 kWh diários, média anual. contando com 20% de perdas, são necessários, por alto, cerca de 2000w pv instalados.
Para 8 kWh diários, média anual. contando com 20% de perdas, são necessários, por alto, cerca de 2000w pv instalados.
-
- Membro Gold
A produção máxima não está limitada, apenas a carga das baterias é que está. O meu inversor define o máximo que vai para as baterias. Esse valor é independente do máximo que os paineis produzirem. Ex. defines 40A máx charge. O regulador dá 60A. Tens 20A disponíveis para gastar no inversor (48x20=~1000W).
Eu tenho mais de 3000W. A média anual anda abaixo dos 10KWh/dia. E tenho consumo médio de 17Kwh/dia.
Eu tenho mais de 3000W. A média anual anda abaixo dos 10KWh/dia. E tenho consumo médio de 17Kwh/dia.
-
O problema é um aquário de 300 litros de água, 24 horas por dia filtro 25 w, um aquecedor de 400 w que ativa sempre que a água está abaixo dos 27graus, e uma luminária que trabalha 8 horas por dia com 36w, depois não sei cozinhar, uso muito a Bimby, não tenho varandas a roupa é quase sempre seca praticamente tenho tudo led em casa.
O aquario deve ir dar uma volta, não ganho para a eletricidade.
O gás é praticamente para os banhos nem conta.
Pelo que percebi as baterias são o problema mais caro, quanto teria de gastar em baterias que durem uns 15 anos como vi das rollsbattery para conseguir armazenar uns 5kWh diários?
O aquario deve ir dar uma volta, não ganho para a eletricidade.
O gás é praticamente para os banhos nem conta.
Pelo que percebi as baterias são o problema mais caro, quanto teria de gastar em baterias que durem uns 15 anos como vi das rollsbattery para conseguir armazenar uns 5kWh diários?
-
- Membro Gold
O problema é que os consumos atuais dele são cerca de 10x superior a esse valor (ver posts mais antigos). Isso sim acho muito.CrOhN Escreveu:6 a 8Kwh diários é muito!?
No entanto, se o consumo parasita da casa é bastante elevado, nesse caso já não serão necessárias tantas baterias, pois uma boa parte da energia produzida pelos painéis é usada imediatamente sem ser necessário carregar a bateria.
-
- Membro Gold
Das duas, uma: Ou fiz eu confusão e pensei que os 1213 + 1444 seriam anuais. Ou então foste tu que pensaste que seriam mensais. Se for mensal, sim, é uma exorbitancia! E a ser realidade, podia meter auto-consumo à vontade, mesmo sem comunicar nada. É que mesmo com 3000W, ia sempre absorver a produção.
-
- Membro Gold
Como ele disse que tinha acabado de recber uma fatura, e depois disse que fatura dele era X, assumi que fossem os valores que aparecem no papel ao fim do mês. Mas agora que falas nisso é possível que estivesse a falar do somatório das faturas todas durante o ano.
Terá de ser o próprio a esclarecer, pois por mais que releia o post é um bocado ambíguo nesse sentido.
Terá de ser o próprio a esclarecer, pois por mais que releia o post é um bocado ambíguo nesse sentido.
-
Re: RE: Re: Autoconsumo + Baterias
Peço desculpa não ter sido esclarecido no que escrevi ... mas recebi a factura anual... por isso dá perto do 8 por dia ... obrigadoCrOhN Escreveu:Das duas, uma: Ou fiz eu confusão e pensei que os 1213 + 1444 seriam anuais. Ou então foste tu que pensaste que seriam mensais. Se for mensal, sim, é uma exorbitancia! E a ser realidade, podia meter auto-consumo à vontade, mesmo sem comunicar nada. É que mesmo com 3000W, ia sempre absorver a produção.
-
- Membro Gold
Ah, ok.
Assim são valores mais normais.
De qualquer forma convém ver qual o consumo parasita da casa. Como é o seu quadro atual? Alguns já dão para ver o consumo instantâneo da habitação.
Assim são valores mais normais.
De qualquer forma convém ver qual o consumo parasita da casa. Como é o seu quadro atual? Alguns já dão para ver o consumo instantâneo da habitação.
-
O problema é um aquário de 300 litros de água, 24 horas por dia filtro 25 w, um aquecedor de 400 w que ativa sempre que a água está abaixo dos 27graus, e uma luminária que trabalha 8 horas por dia com 36w, depois não sei cozinhar, uso muito a Bimby, não tenho varandas a roupa é quase sempre seca praticamente tenho tudo led em casa.<br />O aquario deve ir dar uma volta, não ganho para a eletricidade.<br />O gás é praticamente para os banhos nem conta.
-
- Membro Gold
O que eu dizia era ir ao quadro elétrico monitorizar o consumo instantâneo que está a ter em casa em várias situações. Por exemplo quando não está nada ligado excepto box da TV, quando o frigorífico está a trabalhar, etc.
Se o seu quadro não permite ver esse consumo, então também há aqueles medidores que se colocam na ficha, mas nesse caso tem de ser feito equipamento a equipamento e ir somando.
Se o seu quadro não permite ver esse consumo, então também há aqueles medidores que se colocam na ficha, mas nesse caso tem de ser feito equipamento a equipamento e ir somando.
-
- Membro Silver
Ah! tinha compreendido que esse consumo era mensal.. sendo assim já não é nada de muito exagerado. A luminária está ligada durante o dia ou durante a noite?
-
Durante o dia e o consumo era anualpedrolima Escreveu:Ah! tinha compreendido que esse consumo era mensal.. sendo assim já não é nada de muito exagerado. A luminária está ligada durante o dia ou durante a noite?