Um amigo pediu-me ajuda para fazer um sistema off-grid, ele já tem um inversor/carregador Vitron 1600VA/12V/70Amp, o que estávamos a pensar seria comprar um controlador/regulador Vitron MPPT 150 Voltes 35Amp, 3 paineis com +- 250W cada, e 2 baterias de +- 250Amp (depende do preço €/amp) cada, os consumos dele são durante o dia das 8h da manhã até as 18h +- 1500w e das 18h as 24h outros 1500w, como o inversor tem a possibilidade de recorrer a rede electrica sempre que o consumo ultrapasse os 1200W, consegue-se alterar a instalação electrica, pelo menos os circuitos onde não está a maquina de lavar que é o que consome mais, e colocar os outros circuitos a serem alimentados pelo inversor, que em caso de necessidade pode recorrer a rede electrica, que deverá acontecer quando se liga o micro ondas mas é por um período de tempo pequeno e fazer com que o inversor deixe de receber energia das baterias depois das 24h e passar para a rede para poder utilizar a energia no bi-horário.
já vimos uns paineis de 250w que penso não estarem caros +-180€ já com transporte e IVA só que agora o vendedor diz que não os envia porque tem tido problemas com o transporte, vários paineis partidos, por isso se alguem souber onde se consegue paineis por esses preços e baterias solares a bons preços e já com transporte agradecia que me dissessem.
Bem sei que o retorno do investimento será longo ou se haverá retorno, daí ter que procurar bem e arranjar bons preços, por isso este projecto deverá demorar algum tempo até ver a primeira luz
agradeço a vossa opinião para podermos alterar o nosso projecto inicial caso apareçam melhores ideias.
Obrigado!
Boas Festas