Autoconsumo+Injecção na Rede

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Pc_WinBoard
Novo membro
Novo membro
Registado: terça abr 21, 2015 1:48 pm

Autoconsumo+Injecção na Rede

Mensagem por Pc_WinBoard »

Bom dia!

Acabei de instalar um sistema de autoconsumo...
Entreguei a uma empresa a instalação "chave-na-mão" mas agora, que aparentemente está tudo em funcionamento, surgem algumas duvidas..

Vou deixar neste espaço um pouco do meu projecto e espero conseguir melhora-lo com a vossa ajuda.

Aqui fica uma foto dos paineis:

Imagem

O sistema é composto por:

- 20 paineis SolarWorld 260WP SW260 Poly
- 1 Inversor Koastal Piko 3.0
- 1 Contador Itron ACE SL7000
- 1 Modem GSM Fargo Maestro

O objectivo é autoconsumo.. e injecção do excedente na Rede.

O que vos parece este equipamento e esta opção?!

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo+Injecção na Rede

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Parabéns pela iniciativa.

Pessoalmente, o que me parece depende muito do que se pretende fazer com toda essa energia gerada... 5200W de painéis dá para muita coisa.

O local parece uma instalação comercial/industrial, certo? Tem consumo constante dessa ordem de potência?

Autor do tópico
Pc_WinBoard
Novo membro
Novo membro

É instalação doméstica... para uso pessoal!

Tenho uma factura muito elevada de electricidade (Média de 2015 - 279€/mês) e esta solução surgiu na tentativa de auxiliar este problema...

A ideia é, com a instalação de contador bi-horario conseguir utilizar o máximo de equipamentos durante o dia e o indispensável à noite.
O excedente é então vendido à rede...
Sei que o valor pago à rede é de facto pouco mais que nada mas, na minha teoria, o valor da venda conta um pouco como redução na factura mensal. Considerando obviamente que o valor do investimento é "para esquecer".

Ainda não entendo muito disto... está ligado à apenas 8 dias e não tenho como ver a contagem em quase lado nenhum, so no contador à entrada da rede de casa... Não sei quanto sobra para a venda...
São coisas que tenho que ir vendo...

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Pois, o ponto essencial do autoconsumo é ter consumos durante o dia. O que tem ligado durante o dia para consumir 5kw de potência?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Pc_WinBoard Escreveu:Bom dia!

Acabei de instalar um sistema de autoconsumo...
Entreguei a uma empresa a instalação "chave-na-mão" mas agora, que aparentemente está tudo em funcionamento, surgem algumas duvidas..

Vou deixar neste espaço um pouco do meu projecto e espero conseguir melhora-lo com a vossa ajuda.

Aqui fica uma foto dos paineis:

Imagem

O sistema é composto por:

- 20 paineis SolarWorld 260WP SW260 Poly
- 1 Inversor Koastal Piko 3.0
- 1 Contador Itron ACE SL7000
- 1 Modem GSM Fargo Maestro

O objectivo é autoconsumo.. e injecção do excedente na Rede.

O que vos parece este equipamento e esta opção?!
De certeza que o inversor é um Koastal Piko 3.0? é que segundo o manual a potência máxima fotovoltaica é de 4,30KW e tens instalado 5,20KW??? e tem de saída potência nominal de 3KW o que é manifestamente baixa para uma potência instalada de 5,20KW, o que não te vai deixar muito para venda e ainda te encareceu a instalação e não vais tirar o melhor rendimento, pelo menos que instalassem o 4,6Kw que está mais perto do que tens instalado no campo solar. http://www.kostal-solar-electric.com/en ... selrichter
Dizes que é uma instalação doméstica e que pagas 279€/mês de electricidade se calhar poderias tentar reduzir os consumos tais como substituir as lampadas por lampadas de led´s, se calhar um frigorífico e arca frigorifica com menor consumo, alterar alguns hábitos como desligar os stand-by dos equipamentos etc. é como dizes o valor do investimento é para esquecer porque com esse inversor se instalasses 4KW de PF deverias ter quase o mesmo rendimento e com um custo de investimento inferior, mas isto é a minha opinião.
Boas Festas e Boa sorte

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

E esqueci-me, não sei qual a localidade da instalação mas a inclinação tambem não me parece ser a mais ideal, isto já para não falar da horientação, ok foi para aproveitar o telheiro mas depois não se admirem que os paineis fotovoltaicos não produzem o que tinham em mente porque o fotovoltaico não é como nós queremos mas sim como a natureza quer.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico projeto... queremos saber mais dele!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
Pc_WinBoard
Novo membro
Novo membro

Obrigado pela ajuda/esclarecimento.

Peço desculpa mas dei os dados com base no orçamento e esqueci-me que no final houve alterações...

O Inversor é um Piko 5.5
Segue foto:
Imagem

O painel não foi colocado para aproveitar o telheiro... mas sim, foi feito um telheiro para aproveitar o painel!
Fiz o telheiro orientado para onde a empresa instaladora me indiciou (Sul salvo erro)... e com a inclinação na parte dos painéis que eles também me indicaram (Esta já não me recordo exctamente mas penso que é 41 ou 43graus)...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Quase 300eur/mês de consumo! Isso é muito! Não deve ser com frigoríficos e lâmpadas mais eficientes que vais alterar substancialmente isso.

Com esse consumo e gastando o máximo durante, vais rentabilizar isso num instante.

Posso estar enganado, mas não me parece que a inclinação seja de 40 °.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Com o inversor 5.5 já está melhor, e pela fotos tambem não me parece que os paineis estejam a 41 ou 43º mas se dizes que estão?! é que parece que têm menos inclinação (mas pode ser devido as fotos) o que vai fazer que as produções durante o inverno sejam menores do que se os paineis tivessem maior inclinação.
Boas produções.
Bom 2016!

pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm

Mensagem por pedrolima »

Bela ideia de usar os paineis para telheiro!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”