Bornes para ligação equipotencial e aterramento

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Bornes para ligação equipotencial e aterramento

Mensagem por Quintas2 »

Alguém sabe onde vendem em portugal bornes para a ligação equipotencial de paineis solares? Estou farto de procurar e nada.
Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Bornes para ligação equipotencial e aterramento

Mensagem por serges »

Vanha uma ajuda que pode ser fácil a resposta...

Força Quintas2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo Quintas2, existem vários tipos de módulos, porque não usas um tipo barramento com várias entradas e assim ligas todas as estruturas metálicas a esse barramento e daí vai a terra.

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

AngelSpeedy, obrigado pela dica. O agradecimento vem tarde, pois só agora escolhi a solução e eventualmente iria pedir-te ajuda adicional. Cheguei a comprar os barramentos, mas não os usei.

Acabei por adotar a solução de parafusos com anilhas recartilhadas (dentadas) em inox, para penetrarem no alumínio e garantirem uma boa condutividade elétrica (cada conjunto = parafuso/anilha plana de aba larga/terminal de olhal/anilha recartilhada/perfil de alumínio/anilha recartilhada/anilha plana de aba larga/anilha de mola/porca). Pelo que li, o anodizado isola o alumínio e, quando raspado, oxida-o, levando a má condutividade, sendo esta anilha recartilhada o recomendado. Por outro lado, li que não se liga Cu direto ao Al, pois a elevada diferença de potencial que se estabelece entre os dois leva ao aparecimento de corrosão galvânica. A solução é usar materiais bimetálicos para a ligação entre os dois ou inox, que origina menor diferença de potencial.

O condutor de Cu deve também ter o mínimo de interrupções e ligações mecânicas que for possível.

Os bornes que procurava asseguram todas estas condições. Mas só os encontrei nos USA e UK e a preços caros, mais portes em cima. No aliexpress encontra-se mas só vendem + de 100.

A solução de condutor único sem interrupções, usando terminais de olhal em cada ponto de ligação, com ligações em inox com anilhas recartilhadas, resolve esses aspetos. Poderia ter prescindido dos terminais de olhal e apertar o fio de Cu diretamente entre a anilha recartilhada e a anilha plana, como fiz no caso dos inversores, mas pareceu-me que o olhal garantia melhor ligação.
Outra solução é a recomendada pelos módulos da OpenRenewables – parafuso inox autoroscante, que “rasga” o alumínio quando abre a rosca, garantindo uma boa condutividade.

Material usado: elétrodos+braçadeiras de terra; fio Cu nu para terra principal (diâm. 10mm) e revestido-secção 6mm2 (o mínimo recomendado) para a ligação entre os painéis/estrutura; terminais de olhal em cobre estanhado; fixações em inox com anilhas recartilhadas.

Custo total para a ligação equipotencial/terra em 2 kit's fixados ao solo, 2+4 painéis (exclui fio terra diâm. 10mm e respetivos terminais, que já tinha) = € 38

Ficam as fotos no final.

Qualquer sugestão para melhoria da instalação é bem vinda.
Foto OpenRenewables.jpg
Anexos
Foto estrutura.jpg
Foto Recom.jpg
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Aqui vai o resto das fotos.
Anexos
Foto Involar.jpg
Foto terra principal.jpg
Foto elétrodo.jpg
Cumprimentos,
Quintas2

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, epa está muito bom, assim já ficas protegido, se algo acontecer a descarga já tem por onde ir.. Bem eu ainda não fiz isso aos meus e tudo por falta de tempo e por estar longe, mas é algo que já tinha planeado fazer, mas se eu for lá na páscoa de férias é uma das coisas que irei fazer, porque na área de viseu de vez em quando cai lá uns bons raios e nunca se sabe, sendo assim mais vale pôr as estruturas protegidas, apesar que ainda irá levar uns bons metros de cabo do telhado até ao chão, mas terá de ser..

Bom trabalho amigo.. Continua a inovar..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

eu usei parafuso autoroscante, também chamado "pila de porco"
essa ligação á vareta de terra deveria ser, ou fundida, o que dá muito trabalho e tem que ser feito a altas temperaturas com um processo proprio, ou então muito bem isolada, mais cedo ou maios tarde o fio de cobre vai oxidar de tal forma que vai ficar todo escuro e sem condutividade.
Despeja uma lata de poliuretano por exemplo para cima disso quando o tempo estiver mais seco, o mais frapido possivel.
cumps
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado pelos vossos comentários.
visitante1 Escreveu:eu usei parafuso autoroscante, também chamado "pila de porco"
essa ligação á vareta de terra deveria ser, ou fundida, o que dá muito trabalho e tem que ser feito a altas temperaturas com um processo proprio, ou então muito bem isolada, mais cedo ou maios tarde o fio de cobre vai oxidar de tal forma que vai ficar todo escuro e sem condutividade.
Despeja uma lata de poliuretano por exemplo para cima disso quando o tempo estiver mais seco, o mais frapido possivel.
cumps
Vêm aí uns dias sem chuva e calha bem para fazer isso.

Quando falas em poliuretano, referes-te a tinta ou verniz de poliuretano?

Cumps.
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Em relação ao fio de terra secundário (6mm), ele liga ao terra principal junto à estrutura, mais longe da humidade e da terra onde está o elétrodo. Como sobrou fio, em vez de o cortar, liguei-o na mesma diretamente ao elétrodo. Mas vou tirá-lo e estanhar-lhe a ponta com solda. Estanhar bem o terra principal será mais difícil, mas vou tentar. De qualquer forma, posso pôr essa "coisa" do poliuretano por cima.
Cumprimentos,
Quintas2

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado visitante1.

Isso é espuma de PU, pouco resistente aos ultravioleta. Mas deste-me uma ideia: vou usar cola de poliuretano, que veda bem a humidade e é resistente aos UV.

Entretanto, já estanhei a ponta do fio de 6mm, mas ficou um mau trabalho. O meu ferro de soldar também é fraquito.
Cumprimentos,
Quintas2

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:Obrigado visitante1.

Isso é espuma de PU, pouco resistente aos ultravioleta. Mas deste-me uma ideia: vou usar cola de poliuretano, que veda bem a humidade e é resistente aos UV.

Entretanto, já estanhei a ponta do fio de 6mm, mas ficou um mau trabalho. O meu ferro de soldar também é fraquito.
Boas

As ligações dos painéis estão boas, melhores do que alguns profissionais fazem, talvez pudesses isolar o final do terminal com fita termoretratil mas se não tiveres, tambem não há-de ser nada quanto ao electrodo terra deveria estar todo enterrado na terra com pelo menos 0,60cm abaixo do nível do solo, mediste a terra? quanto as soldaduras podes usar um maçarico e dás calor na ponta do cabo e depois estanhas os cabos, basta encostares o estanho a ponta dos cabos e dar-lhe um pouco de calor que o estanho escorre pelo cabo ficando todo muito bem estanhado e entranha o estanho em todos os fios do cabo ficando como um cabo único, acho que consegui explicar, senão tiveres maçarico um bom isqueiro e algum gás tambem dá :ugeek: para te desenrascares, se quiseres tambem podes fazer isto nos terminais, aqueces o terminal e encosta o fio de solda ao cabo junto da parte de cima do terminal e quando a solda começar a aparecer no furo que normalmente os terminais têm o cabo está estanhado e ao terminal, não há qualquer oxidação do cobre em contacto com o terminal.

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

alexjp4, obrigado pela explicação.

Vou tentar estanhar melhor mas, pelo que dizes, não deve ser muito problemático o cobre ganhar verdete na ligação com o elétrodo, é isso?

Quanto a medir a terra, não tenho aparelho para o fazer e, do que li na net, usar o multímetro para comparar a tensão fase/terra com a tensão fase/neutro, ou medir a resistência neutro/terra não dá para mim pois isso faria o diferencial disparar. Existe outra forma de o fazer? Obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Quintas2 Escreveu:alexjp4, obrigado pela explicação.

Vou tentar estanhar melhor mas, pelo que dizes, não deve ser muito problemático o cobre ganhar verdete na ligação com o elétrodo, é isso?

Quanto a medir a terra, não tenho aparelho para o fazer e, do que li na net, usar o multímetro para comparar a tensão fase/terra com a tensão fase/neutro, ou medir a resistência neutro/terra não dá para mim pois isso faria o diferencial disparar. Existe outra forma de o fazer? Obrigado.
sem verdete fica melhor, os contactos serão sempre melhor, eu costumo fazer assim mas por norma faz-se só o aperto mecânico e como o custo é reduzido e assim temos a certeza de a coisa ficar como deve de ser.
Que eu conheça não, o ideal é mesmo o aparelho de medir "terras" com o multimetro podes comparar a tensão fase/terra, fase/neutro e neutro/terra é um modo de medir um pouco arcaico mas dá para ter uma ideia, que a partida as tuas devem estar boas especialmente agora que tem chovido experimenta depois no verão medir outra vez e vê se os resultados são iguais.

Cmp

Responder

Voltar para “Autoconsumo”