Vamos por partes, eu referi que as lâmpadas led gu10 de 3w dão mais luz que as de 50w (as que eu tenho) e disso não tenho qualquer dúvida, basta comparar ao vivo. Depois escolhi leds com 45 graus de ângulo porque tenho várias no espaço que quero iluminar, e isso é um dos grandes motivos para ter mais luz no geral, é que a maioria das pessoas compram leds, e depois iluminam a 110 graus e a luz fica toda no tecto, não projecta o suficiente onde andamos, que é o que interessa. Segundo ponto, claro que luz branca/fria tem mais 20 ou 30 lumens que a amarela/quente com a mesma potência, mas experimentei os dois tipos, aliás, tenho zonas da casa que tenho amarelas e noutras brancas, e as de halogéneo de 50w dão menos luz que ambas as de 3w de led que tenho.
Vamos agora às de rosca larga ou E27, aqui é que a coisa se complica e muito, porque há muito poucos leds que funcionem a 360 graus, o que é indispensável para quem coloca este tipo de lâmpadas, estas lâmpadas nada têm a ver com as gu10 que são de projecção/spots. Agora estão a aparecer leds de filamentos (os melhores leds da actualidade na minha opinião) que já dão 360 graus e com baixas potências, a bons preços. De qualquer das formas, não é comparável 60w halogéneo com 10w led se quiserem, são 6 vezes o consumo ou mais, visto que muitas lâmpadas de halogéneo ainda têm transformadores, e a iluminação é igual, com a diferença que os leds são frios (podem-se agarrar com a mão) e duram em média 30000 horas, e as de halogéneo 4000 horas.
Os leds são mais caros na aquisição, mas saiem muito mais baratos pelas razões óbvias já descritas.
Já não tenho uma única lâmpada de halogéneo em casa, nem no exaustor. Foi necessário estudar um bocado para perceber como as coisas funcionam, mas ficou tudo impecável e com pinta, mesmo com lâmpadas invulgares. Ah, e os consumos baixaram imenso