Bom negócio?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Boas pessoal.

Pergunta para quem tem mais experiência...

No outro dia vi que um conhecido meu tem uma bicicleta eléctrica parada... Do que me lembro, seria algo deste género:
Imagem
A estética 'menos radical' não tem grande importância para mim, provavelmente ia acabar por aproveitar os componentes para outro projecto ;-)

Dei com ela já com algum pó, e reparei logo em algumas coisas:
- um motor mid-drive
- uma transmissão shimano nexus (mudanças no cubo, sem desviador visível ou carretos à vista)

São dois aspectos de que gosto especialmente, o motor mid-drive porque com ele os (suponho) 250W beneficiam também de ter mudanças mais leves, e das mudanças internas porque dão um look muito mais 'clean' ao conjunto (tipo single-speed, mas sem o ser :D ).

Entretanto já falei com o dono, que me disse que a podia vender, mas que foi um modelo caro. Segundo ele a bicicleta é da marca Yamaha (nem sabia que faziam), e não a vende por menos de 500 eur...

Sei que no olx se arranjam negócios de bicicletas também completas por melhor preço, mas com motor mid-drive e mudanças no cubo não tenho encontrado...

Quem já experimentou, o que acham destes sistemas (especialmente as mudanças internas, não sei como será aquilo a nível de fiabilidade)?

E o negócio em si, que acham?

Desde já obrigado!
Última edição por jmlflorencio em quinta nov 05, 2015 10:31 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Bom negócio?

Mensagem por pafi »

Uma bicicleta dessas rondará os 1000€ ou mais. Parece-me aceitável. É dobrável?
Atenção às baterias paradas muito tempo, mas parece que agora há umas novidades em formato tipo "pilha" e a bons preços.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bom negócio?

Mensagem por Jorge Rocha »

De alguém que tem uma bicicleta eléctrica Yamaha e outra Mercedes Benz, a preferência dele é 75% virada para a Yamaha. A pessoa em questão teve uma empresa dedicada ao auto-consumo (painéis fotovoltaicos e aerogeradores) e paralelamente uma de veículos eléctricos.
Na minha opinião, formada pelo exemplo que dei, acho que vale bem os 500€.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Obrigado pessoal.

Pois sou mesmo capaz de avançar com uma oferta ;-)


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Caríssimos, quanto custa (por alto) um carregador para uma bateria de 24v de baterias de lítio 18650?

Obrigado!


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, que pergunta a minha... Lítio de 24V é complicado, não é? (Teriam que ser 7,5 células e série...)

Como se faz neste caso (upgrade para lítio de uma bateria de 24V)? Outro tipo de células?


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: RE: Re: Bom negócio?

Mensagem por Fidel »

jmlflorencio Escreveu:Bom, que pergunta a minha... Lítio de 24V é complicado, não é? (Teriam que ser 7,5 células e série...)

Como se faz neste caso (upgrade para lítio de uma bateria de 24V)? Outro tipo de células?
Porque 7.5? normalmente são 7 que já da 25.2v nominais e 28.7v carregada.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, não sei como fiz a conta a 7.5*3.6=24 :D :D

E carregador para isso, que tipo de coisa é e que preço terá?

Já estou com essa preocupação para o caso de a bateria estar 'morta' (ou quase, que é o mais provável)...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: RE: Re: Bom negócio?

Mensagem por Fidel »

jmlflorencio Escreveu:Pois, não sei como fiz a conta a 7.5*3.6=24 :D :D

E carregador para isso, que tipo de coisa é e que preço terá?

Já estou com essa preocupação para o caso de a bateria estar 'morta' (ou quase, que é o mais provável)...
Não estou muito por dentro dos preços dos carregadores, mas acho que não é nada de mais.
Quanto as células podes passar pela secção de classificados que tens la um gajo (muito porreiro por sinal) que te faz um pack a medida que quiseres, só não deve conseguir as 7.5 células Imagem


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Bom negócio?

Mensagem por jmlflorencio »

Hehehe... Já estou a pensar nisso, sim sr ;-)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Bom negócio?

Mensagem por Jorge Rocha »

Aproveitar os recurso que já se tem é a melhor coisa a fazer.
Começar por verificar o comportamento do carregador original no final da carga. Alguns, antes de se desligarem por carga completa, atingem tensões um pouco superiores às imaginadas. Pode ser que depois de se saber essa máxima tensão, se possa verificar o numero ideal de células a aplicar.
Mesmo levando um BMS, que poderia proteger em caso de as tensões serem ultrapassadas, era de todo conveniente que a tensão máxima já estivesse regulada para valor máximo da soma de toda a série quando carregada a 100% sem entrar em tensões de stress.
Por exemplo 29,4V para carregar 7S (29,4V / 7S = 4,2V).
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”