Instalação fotovoltaica

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Pimenta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo mar 01, 2015 10:28 am

Instalação fotovoltaica

Mensagem por Pimenta »

Boa noite!
Às vezes o mais fácil suscita mais dúvidas... mas numa instalação de um sistema fotovoltaico numa moradia para autoconsumo, para uma potência de 2,5kWp, não necessitamos de quadro DC certo? Mas porque razão em instalações maiores é colocado?
A instalação fica:

Módulos PV - Inversor - Contador Produção, Portinhola Consumo/Produção... É assim?

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação fotovoltaica

Mensagem por jmlflorencio »

2,5 KW? Tem consumo para isso tudo?

Força com o projecto!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

O quadro dc como lhe chamas é facultativo para pequenas instalações, se quiseres fazer as coisas como devem ser e com todos os requisitos de segurança é aconselhável colocar tudo e mais alguma coisa. Separação de strings com corte , descarregadores de sobretensão, combiner box etc etal...
naturalmente para instalações maiores as exigências são outras e as obrigatoriedades também.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Pimenta
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pimenta »

visitante1 Escreveu:O quadro dc como lhe chamas é facultativo para pequenas instalações, se quiseres fazer as coisas como devem ser e com todos os requisitos de segurança é aconselhável colocar tudo e mais alguma coisa. Separação de strings com corte , descarregadores de sobretensão, combiner box etc etal...
naturalmente para instalações maiores as exigências são outras e as obrigatoriedades também.
Ok! Então para este caso fica como mencionei certo? Não há necessidade de proteção contra sobreintesidades à saída dos painéis?

Autor do tópico
Pimenta
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pimenta »

Outra questão...
Se não colocar quadro DC ele os cabos ligam diretos no inversor e depois vão diretos à portinhola? Não é feita nenhuma protecção antes?

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Se não colocares quadro DC ligas as strings directamente ao inversor, depois do inversor ligas ao contador de produção, quadro Geral da instalação, contador consumo/venda e depois portinhola.
Se colocares quadro AC FV o mesmo deve ficar antes do contador de produção.

Autor do tópico
Pimenta
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Pimenta »

borllock Escreveu:Se não colocares quadro DC ligas as strings directamente ao inversor, depois do inversor ligas ao contador de produção, quadro Geral da instalação, contador consumo/venda e depois portinhola.
Se colocares quadro AC FV o mesmo deve ficar antes do contador de produção.
Obrigado pela dica!
Mas então o quadro DC não é obrigatório? É que a DGEG no documento preliminar que lançou tem-no lá.
E o quadro AC também não é obrigatório certo?
Também não estava a pensar em colocar o contador de produção, ligava diretamente ao Quadro Geral e depois ao contador consumo/venda.
Algo como o anexo que apresento...
Anexos
Esquema.pdf
(12.11 KiB) Transferido 101 vezes

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Boa tarde Pimenta, bem cada um faz o que entende com o seu sistema, agora aconselho sempre a meter um quadro mesmo que seja pequeno com as respectivas protecções, por exemplo dos paineis até ao quadro, do quadro até ás baterias e também no load, nunca é demais estar bem protegido, nunca convém confiar 100% nos inversores, é que se o mesmo arder e se não tiveres protecções nada te salva de arder o resto que tenhas por aí..

É sempre mais arriscado fazer ligações directas sem protecções porque pode haver problemas de picos ou aquecimentos e por vezes é o suficiente para arrebentar alguma coisa..

Fazer um quadro pequeno é fácil e não te custa muito dinheiro, com 30/40 € já metes aí um quadro pequeno com umas protecções, joga pelo seguro que é melhor..

Abraços..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

O contador de produção é obrigatório!!
O quadro DC e AC FV não sei se são, mas se fosse eu a ti colocava, até porque isso vai ter inspecção!
Mas não te ficam por 30/40€ como o membro AngelSpeeedy fala, fica bem mais caro.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

borllock Escreveu:O contador de produção é obrigatório!!
O quadro DC e AC FV não sei se são, mas se fosse eu a ti colocava, até porque isso vai ter inspecção!
Mas não te ficam por 30/40€ como o membro AngelSpeeedy fala, fica bem mais caro.
Só os descarregadores de sobretensão já são bem mais caros q isso.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas eu quando digo que fica um quadro por 30/40€ é um quadro pequeno e só de corte com protecção e não um quadro todo xpto como é óbvio eu sei bem que um quadro todo porreiro fica bem mais caro pelo menos o meu ficou, mas eu mencionei um quadro pequeno para que ele possa ter ao menos dijuntores de corte e protecção dos paineis ao controlador e do mesmo ás baterias e isso é barato, pelo menos ficava com qualquer coisa a proteger visto que ele não ia meter nada..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Responder

Voltar para “Autoconsumo”