Carro e Wallbox em casa

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm

Carro e Wallbox em casa

Mensagem por Ricardo_Santos »

Boa noite!

Estou a pensar em adquiri um carro eléctrico para as minhas deslocações diárias.

Já testei o i3 e o renault Zoe... 2 bons carros apesar de achar que o Bmw está um pouco caro para o meu bolso. Não digo que não valha o dinheiro mas.....

Vou agora para a semana que vem testar o Leaf... Sinceramente é o carro que estou mais inclinado. Ainda por cima, quando liguei disseram-me que a versão de 2016 já ia ter 250km de autonomia...teóricos.... Já todos sabemos como funciona...

Uma das coisas que me preocupa no entanto é o carregamento em casa! Moro num apartamento é apenas tenho parqueamento. Não tenho Bix nem energia própria no meu lugar de estacionamento.

Li que é quase obrigatório ter uma wallbox em casa para carregar o carro. Tanto por ser pratica como acaba por carregar em menos tempo...

Há mais pessoal na minha situação? Como resolveram o problema? Instalaram mais um contador? A EDP faz isso? Conhecem alguém que pudesse dar um orçamento?
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Re: Carro e Wallbox em casa

Mensagem por Emanuel Couto »

Ótimas questões!
Espero que faça a melhor escolha possível :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Correndo o risco de estar a dizer algum disparate...

Eu penso que podes, instalar um contador, agora não tenho a certeza se pode ser apenas propriedade tua, ou se tem de ser da EDP... Se for da EDP, fazes contas com o fornecedor da energia, se for teu, fazes contas com o condomínio.

Quanto ao Wallbox, isso acaba por ser valido para um carregamento mais rápido, se a disponibilidade energética da instalação o permitir (sendo de 32A), ou então se não existir Wallbox, podendo carregar a 16A numa tomada normal, provavelmente esses possíveis 250Km poderiam ser carregados na totalidade com uma boas 11 horas (metade do tempo para os 32A com a Wallbox).

Penso que haverá muito mais gente melhor informada que eu, pois para mim isso ainda me passa tudo ao lado, não sendo esses os meus problemas também. Apenas me vai ficando alguma informação básica...

Fui buscar ao facebook, citado pelo Pafi...
"Diário da República, 1.ª série — N.º 80 — 26 de Abril de 2010
Artigo 29.º - Pontos de carregamento em edifícios existentes
"1 — Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou de tomadas eléctricas que cumpram os requisitos técnicos definidos pela DGEG para o efeito de carregamento de baterias de veículos eléctricos, destinados a uso exclusivo ou partilhado, nos locais de estacionamento de veículos dos edifícios já existentes, de acordo com os termos definidos por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das autarquias locais, da energia, das obras públicas, dos transportes e da habitação. 2 — No caso de a instalação de ponto de carregamento ou de tomada eléctrica prevista no número anterior ser efectuada ou passar em local que integre uma parte comum do edifício, esteja ou não afecta ao uso exclusivo do respectivo condómino, a instalação carece sempre de comunicação escrita prévia dirigida à administração do condomínio e, quando aplicável, ao proprietário, com uma antecedência de, pelo menos, 30 dias sobre a data pretendida para a instalação. 3 — No caso referido no número anterior, a administração do condomínio e, quando aplicável, o proprietário só podem opor- se à instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica nos seguintes casos: a) Quando, após comunicação da intenção de instalação por parte de um condómino, arrendatário ou ocupante legal, procederem, no prazo de 90 dias, à instalação de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços, a mesma tecnologia e as necessidades de todos os seus potenciais utilizadores; b) Quando o edifício já disponha de um ponto de carregamento de baterias de veículos eléctricos ou tomada eléctrica para uso partilhado que permita assegurar os mesmos serviços e a mesma tecnologia; c) Quando a instalação do ponto de carregamento ou tomada eléctrica coloque em risco efectivo a segurança de pessoas ou bens ou prejudique a linha arquitectónica do edifício. 4 — As decisões a que se referem as alíneas b) e c) do número anterior são adoptadas no prazo máximo de 60 dias após a comunicação da intenção de instalação referida no n.º 2 e, no caso da administração do condomínio, carecem de aprovação por maioria representativa de dois terços do valor total do prédio. 5 — As decisões a que se refere o n.º 3 são comunicadas, por escrito, ao condómino, arrendatário ou ocupante legal em causa no prazo de 15 dias após a sua adopção, devendo ser fundamentadas quando sejam negativas. 6 — O regime de propriedade e operação dos pontos de carregamento ou tomadas eléctricas previstos no presente artigo é o do local de instalação dessa infra -estrutura, com excepção dos casos de pontos de carregamento de acesso privativo para uso exclusivo instalados em partes comuns do edifício, em que a operação cabe aos respectivos utilizadores. 7 — Aplica -se à instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento previstos no presente artigo o disposto no artigo 26.º ou no artigo 27.º, consoante aplicável."

P.S. Saibas que essa mota da imagem avatar tua, ainda está a rolar com as baterias de origem, cá para os lados de Aveiro, conta já com mais de 30.000Km, penso ter sido uma das primeiras...
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Obrigado pela resposta!

Realmente é uma das dúvidas que tenho.

Quando tinha a mota acabei por instalar um contador meu e fazia contas com o condomínio todos os meses. No entanto o carregador da mota não vai puxar tantos amperes como um carregador de carro vai. Por isso acho melhor chamar um electricista aqui a casa para garantir uma instalação segura da "coisa".

Se alguém já tiver feito isto agradecia se me pudesse orientar.

Estou contente por a mota ainda estar a rolar e de boa saúde. Era realmente um maquinão. Fiquei triste quando a vendi.... Nunca me deixou mal. Mas teve que ser.

Abraços a todos
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

O EVSE do LEad consome 2000w....nada que precise de eletricista.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Vamos ver como vai ser o de 2016!

Assim estamos a falar de 15 hora rãs para carregar do 0% um Nissan Leaf de 30kWh... Não sei como vão ser as baterias do novo.
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Podes ver no meu diário que instalei uma wallbox ao lado do ponto de carga da mota.
Ambos consomem do condominio (15A), e no fim do ano faço as contas aos kWh indicados no contador que instalei.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Excelente...mera mesmo isto..
Onde comprou o wallbox e quem instalou?
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

Comprei à MagnumCap, instalei eu, é só alimentar os 220V.
A EDP também vende umas da Efacec.
Também já existem por ai um EVSE's portáteis a bom preço e que até podem ficar pendurados como uma wallbox ou andar com eles na bagageira.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Mas então, se o objectivo era fazer um carregamento mais rápido, para não demorar perto de 15 horas, de que serve a wallbox que só possa fornecer 16A (ou menos)?
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Pois, tem razão!
Era só por comodidade... Mas se calhar. Se não tiver tri-fasico não vale a pena...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Electric100
Membro
Membro
Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm

Mensagem por Electric100 »

Se for o Leaf carrega em monofásico.
Tendo já permissão do condomínio para usar a energia comum e pagar no final do mês, o seu processo é simples.
Terá apenas que saber qual a potência disponível nesse quadro do condomínio. Os 16A é passífico pois existirá sempre mas caso possa puxar 30A monofásico deste quadro isso seria optimo pois é o que o Leaf mk2 necessita na sua máxima potencialidade de carga em AC.
A instalação de uma Wallbox igual à do Telmo mas de 32A seria excelente neste caso.

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Pois.

A idea é tornar o processo o mais simples possível para a patroa.

Assim era só pegar no cabo e ligar ao carro... Vou ver o que posso fazer. Mas a hipótese do Telmo é porreira. Já agora quanto fica uma caixa dessas? Não vi o preço no site. É o contador? Onde posso arranjar um?
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Electric100
Membro
Membro
Registado: quarta jun 05, 2013 12:33 pm

Mensagem por Electric100 »

A WB do telmo já tem contador
se reparares o 1º módulo do lado esquerdo é um Meter digital. Com este sistema podes controlar facilmente todos os consumos da WB

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

À 4 anos montei um contador analógico para a mota, tens os preços e material por aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 40#p177393
Esta box da MagnumCap já pode vir com contador (eu pedi assim) para saber ao certo quando metia no carro e na mota.
Manda um mail para eles (ve no site) e informa-te de valores atuais.

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Já estou em contacto com eles...
Falta ver agora o carro. Segunda vou testar o Leaf...
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

t3lmo
Moderador
Moderador

Mensagem por t3lmo »

Já se pode encomendar o Leaf mk3 de 30kWh (250km) ;)

gbento
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm

Mensagem por gbento »

Que preços? Qual o incentivo para abate? Um carro de 2002 já dá para abate?

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

Onde?
Na nissan?
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Autor do tópico
Ricardo_Santos
Membro Silver
Membro Silver

O incentivo ao abate dde pense do orçamento do estado de todos os anos!

O carro tem que ter mais de 10 anos! Estar completo e estar em nossa posse pelo menos à 6 meses
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”