Vectrix vs BMW C evolution

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Vectrix vs BMW C evolution

Mensagem por massarico1 »

Boas pessoal,
Sei que a pergunta para alguns será algo ridícula, mas tenho que a fazer.
Conseguindo uma BMW c- evolution segunda mao, mas ainda com garantia de fábrica, mais ou menos pelo preço de uma Vectrix Premium com baterias 8kwh-9kwh. Qual seria o modelo que iriam escolher? E porquê?

Confesso que estou inclinado para a Vectrix, preparada pela FFM, por mais tarde se necessitar de baterias ser algo mais simples de fazer ou outro tipo de alterações. Em relação a BMW a coisa já muda de figura não dá para fazer de forma simples tem mesmo que ser na marca e penso que nesse caso mais vale comprar um novo EV.

Mas gostava de ouvir as vossas opiniões sobre o assunto.

Cumpts

P.s.: só para referencia, o trajecto habitual para a futura EV será na casa dos 95/100km diários só com uma carga. E muita Ae e IC ou seja velocidades constantes nos 100/110km. Sempre quase plano com poucas subidas.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Re: Vectrix vs BMW C evolution

Mensagem por rnlcarlov »

Se for a BMW usada que eu penso, a cerca de 10000€, era já a seguir. É sem sombra de dúvida a melhor maxi-scooter elétrica do mercado. Não é que uma Vectrix Premium não seja boa, mas a BMW é superior.

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

Se te fizer diferença, a Vectrix consegue ser mais prática para uma utilização dia-a-dia, uma vez que possui maior capacidade de carga.

Outra vantagem que vejo na Vectrix é o acelerador com regeneração, na C-EVO controlas a regeneração através dos modos de condução. Há quem prefira assim, mas eu gosto de poder regular consoante a necessidade.

De resto a C-EVO é superior, mas é natural tendo em conta que foi concebida recentemente, e a Vectrix saiu para o mercado em 2007!

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am

Mensagem por cuttysark76 »

BMW. Mais moderna e com o dobro da potência. Velocidade máxima superior (não tenho a certeza). Esteticamente também prefiro. Tem uma gémea CI o que ajuda para quem não gosta de dar nas vistas. É uma BMW Motorrad!
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Lê esta review. É feita por alguém que tem uma Vectrix Li: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5828.aspx
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

Não tenho a BMW nem conduzi nenhuma. Tenho uma Vectrix Li com baterias Calb de 60 Ah 8kwh, instaladas pelo Jorge Rocha.
Pela minha experiência, a minha Vectrix está mais adaptada às minhas necessidades. Começa pela maior autonomia, 150 km. Pelos relatos que fui lendo, a BM tem uma vertente mais desportiva enquanto que a Vx é mais confortável, com um banco pensado tanto para o condutor como para o pendura (aqui dependerá da frequência de uso), também gosto do uso do punho regenerador.
A BM terá mais estatuto e qualidade de materiais. A manutenção estou em crer que é mais cara (pelo menos enquanto se quiser manter a garantia na marca). A BM está bem viva, a Vectrix fechou embora se arranje facilmente material e se fale numa ressurreição.
Não sou de grande ajuda quanto à escolha. Se tivesse na tua posição tentaria andar um par de dias com cada uma delas e tirar as minhas próprias conclusões.
A única certeza, é que quer optes por uma, quer optes por outra, estás a acertar nas 2 melhores máquinas da atualidade.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

jasmim Escreveu:Não tenho a BMW nem conduzi nenhuma. Tenho uma Vectrix Li com baterias Calb de 60 Ah 8kwh, instaladas pelo Jorge Rocha.
Pela minha experiência, a minha Vectrix está mais adaptada às minhas necessidades. Começa pela maior autonomia, 150 km. Pelos relatos que fui lendo, a BM tem uma vertente mais desportiva enquanto que a Vx é mais confortável, com um banco pensado tanto para o condutor como para o pendura (aqui dependerá da frequência de uso), também gosto do uso do punho regenerador.
A BM terá mais estatuto e qualidade de materiais. A manutenção estou em crer que é mais cara (pelo menos enquanto se quiser manter a garantia na marca). A BM está bem viva, a Vectrix fechou embora se arranje facilmente material e se fale numa ressurreição.
Não sou de grande ajuda quanto à escolha. Se tivesse na tua posição tentaria andar um par de dias com cada uma delas e tirar as minhas próprias conclusões.
A única certeza, é que quer optes por uma, quer optes por outra, estás a acertar nas 2 melhores máquinas da atualidade.
Eu assino por baixo o que o Jasmim diz.
Mas acrescento algo mais. De acordo com um dos mais conhecidos utilizadores da BMW cá no burgo, ela gasta a 90 kms/h, 9 Kws aos 100kms. Como tem um pack de 8 kw, isso dá-lhe uma autonomia de cerca de 90 kms a 90 kms/h. Para fazeres 100 kms sem carregar, terias de baixar a velocidade para os 80 kms/h, onde ela só gasta 6.5 kws aos 100. E estares SEMPRE a descarregar o pack até ao fim não é muito aconselhável. E há mais dois detalhes a revelar. 1- Ela faz um chavascal a carregar que é obra! Parece que as ventoinhas do carregador são barulhentas como tudo. Numa vivenda tua, tudo OK. Num prédio, poderá ser incómodo para as habitações mais próximo da garagem; 2- Ela é MUITO picuinhas com a "terra". Se não tiveres uma boa "terra" na tomada, ela não carrega. Pode parecer um detalhe, mas numa emergência podes ficar apeado por causa deste "detalhe".
Com a Vectrix os consumos são parecidos. Eu gasto cerca de 6.6 kw aos 100, em média. Com AE pelo meio. Mas nas Vectrix poderás investir num pack maior por encomenda (10 ou 12Kw) que te daria uma outra segurança. Fica caro? Sim. Mas a fazeres 100 kms por dia, é rápido o retorno do investimento.

Monta-te nas duas antes de tomares a decisão. Isso é o mais importante.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

Na Vectrix cabe um capacete integral debaixo do banco ou uma mala com um portátil de 15,6". Também dá para montar uma top-case.

Na BM o espaço debaixo do banco parece-me pequeno para um capacete integral... mas como não tenho uma, não posso afirmar em pleno que não dá. Já o caso do portátil, dificilmente cabe. Apesar das parecenças com as versões CI, ainda não vi nenhuma com top-case e não me parece que dê para usar os suportes das versões CI.

Estas diferenças na capacidade de carga fazem diferença para ti?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

zeuz Escreveu:Apesar das parecenças com as versões CI, ainda não vi nenhuma com top-case e não me parece que dê para usar os suportes das versões CI.
O João Prates do forum prius Pt tem uma top case na dele.

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5815. ... geIndex=10

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

cuttysark76 Escreveu:Lê esta review. É feita por alguém que tem uma Vectrix Li: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5828.aspx
será o melhor exemplo a ter em conta?!?! :roll: :roll: mt mais não digo...

Bom quanto às duas máquinas, é como já aqui foi dito, são motas de "gerações" diferentes, a C é sem duvida mais desportiva que a Vx, claro muito mais endiabrada, uma potencia interessante quando se roda o punho à seria... :roll:

do que me lembro quando experimentei a C em comparação com a Vx: 1º o conforto é menor (talvez por estar habituado à Vx), em termos de espaço e arrumação perde a léguas, e é sempre importante lembrar a catrefada de coisas com que andamos...

quanto a estética a C ganha à Vx é muito mais apelativa sem qualquer dúvida...

ora sendo duas máquinas muito interessantes (as 2 melhores scooter's VE) o que aconselho e para não se dizer "tá a ser tendencioso" experimenta as 2 no percurso que pretendes fazer se poder ser mais que 1 dia e depois sim... escolhe a que mais gostas e com a qual melhor te sentes. O que é melhor para mim pode não ser o melhor para ti e vice versa ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

jasmim
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por jasmim »

Mumia Escreveu:
cuttysark76 Escreveu:Lê esta review. É feita por alguém que tem uma Vectrix Li: http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5828.aspx
será o melhor exemplo a ter em conta?!?! :roll: :roll: mt mais não digo...
Para mim uma excelente review.

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Vectrix vs BMW C evolution

Mensagem por zeuz »

jasmim Escreveu:
zeuz Escreveu:Apesar das parecenças com as versões CI, ainda não vi nenhuma com top-case e não me parece que dê para usar os suportes das versões CI.
O João Prates do forum prius Pt tem uma top case na dele.

http://prius-pt.com/cafe/forums/t/5815. ... geIndex=10
Já estranhava não haver extras para esta BM... ;)

Vidro de estrada parece-me essencial para quem faça muita AE.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Dito por quem já andou nela a fundo (120 kms/h).
A essa velocidade ela tem uma autonomia de 60 kms. Mais milímetro, menos milímetro :D

cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold

Qual é a autonomia de uma Vectrix de 8kw a 120kmh?

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

BMW: prestações e ABS

Vectrix: possibilidade de ter autonomia superior, protecção aerodinâmica, conforto e bagageira

Eu dou muito valor ao ABS, mas nas circunstâncias descritas julgo ser mais importante ter autonomia.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

cuttysark76 Escreveu:Qual é a autonomia de uma Vectrix de 8kw a 120kmh?
Dito por quem já andou nela (a Vectrix) a fundo (120 kms/h).
A essa velocidade ela tem uma autonomia de 60 kms. Mais milímetro, menos milímetro :D

Ou seja ambas gastam mais ou menos a mesma coisa. Daí eu ter dito num post anterior que é importante para as distâncias que estamos a falar (>100 kms) um pack maior. 10 a 12 kw será o ideal. Senão, com um pack de 8 kw, o dono nunca poderá andar a fundo em AE. Terá de andar entre os 80 e 90 kms/h para fazer 100 kms seguidos. E mesmo assim estará a fazer ciclos profundos que não ajudam nada à longevidade do pack.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

E a vectrix ou a BMW podem andar a "fundo" durante os 100 km em AE.

É que se não fazem mais km por carga.
Live long and prosper!

Autor do tópico
massarico1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 20, 2015 1:51 pm

Mensagem por massarico1 »

Boas,
Bem decisão tomada (algum tempo atrás), depois de contas feitas e análises.
Novidades para a semana, um DB novo ;)

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Desde que seja elétrica... venha de lá esse diário :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ora nem como estou com o t3lmo!! seja qual for se for VE é bem vinda ;) venha de lá esse DB ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”