Dúvida sobre moto/bike elétrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
mourinha03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2015 11:12 pm

Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por mourinha03 »

Boa noite pessoal,

Sou novo por estas andanças e estou a pensar seriamente em comprar uma scooter/bicicleta elétrica para poupar (muitos) euros em combustiveis nas viagens casa-trabalho-casa e voltinhas do dia-a-dia. O trajecto para o trabalho é de 3km aproximadamente, por isso, seriam 12km, no máximo, diários.
Qual a melhor solução para o meu caso? Já vi alguns modelos de bicicleta eletrica na internet mas ao vivo apenas a que está à venda na loja do tio belmiro lol
O meu orçamento não é elevado, os tempos são de crise (por isso a vontade de trocar o carro por veiculo mais economico) por isso procuro um três "B" - bom, barato e bonito lol


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por jmlflorencio »

Bem vindo.
Eu procuraria sim uma bicicleta eléctrica, mas do género das da decathlon.
Também só têm 250W, mas quando for preciso pedalar têm muito melhor ergonomia que as do tipo scooter...
No olx encontram-se a preços muito interessantes, por vezes até com bateria de lítio...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por rnlcarlov »

250W não diz tudo sobre uma bicicleta elétrica. A tensão do motor e das baterias tem bastante importância. As bicicletas tipo das Decathlon tem motores/baterias de 36V enquanto que as quase scooters têm 48V/60V. Nas subidas nota-se muito a diferença. É certo que uma bicicleta tipo scooter não é grande espingarda para pedalar (há modelos melhores e piores para isso), mas a necessidade de pedalar também é muito reduzida a nula.
Uma bicicleta tem o benefício de permitir fazer exercício, mas tem a desvantagem de menor capacidade e conforto ao transportar cargas. Desde que comecei a usar uma quase scooter para as voltinhas do dia-a-dia, passei a fazer quase todas as compras e recados nela. Por vezes chego a parecer aquela imagem do pretinho africano na sua motoreta a levar um porco na parte de trás. E a minha mãe agora adora pedir-me para lhe fazer os recados todos. :P
Logo depende muito do uso que pensa fazer dela


Autor do tópico
mourinha03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2015 11:12 pm

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por mourinha03 »

Desde já agradeço as respostas.
Estive a ver os modelos de bicicletas da Decathlon e parecem-me muito "femininas" para além do preço muito pouco simpático. Encontrei as scooter Vortex por valores inferiores (700/800€) às bicicletas em causa (não sabendo se as Vortex são boas ou não).
Assim acho que me identifico mais com uma scooter do que com as bicicletas, pelo menos, as da decathlon.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por rnlcarlov »

Por acaso já há bicicletas mais baratas do que isso. Pensei que da última vez que estive na Decathlon tinha visto preços bastante acessíveis.

Em relação às Vortex, tendo uma há 3 anos posso dizer que estou satisfeito com ela. Deixo apenas um alerta que os preços são baratos porque as baterias são de chumbo (as das bicicletas são de lítio). A duração das baterias de chumbo é muito mais reduzida do que as de lítio. Daqui a uns anos terá de as substituir. O número de anos que elas duram depende muito do cuidado que se tenha sobre elas. Um dos aspetos mais importantes é que devem ser carregadas sempre que são usadas e não devem ir abaixo do 50% de carga regularmente.


Autor do tópico
mourinha03
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta mai 07, 2015 11:12 pm

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por mourinha03 »

rncarlov...
envie-me MP com locais onde posso adquirir as bicicletas/scooters de valor mais baixo como menciona.


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por RuFuS »

Se o objectivo é ter um VE pelo mínimo dinheiro possível é simples...

Dar um salto à sportzone/modelo/continente e comprar um velocípede eléctrico por 499-599€ (preço varia consoante a superfície comercial).

Quanto ao veículo em si há por aqui vários diários de bordo mas como costumo dizer "you get what you paid for..."

Por vezes mais vale não comprar nada do que comprar algo que não serve ou simplesmente só para aderir à "moda"...mas cada cabeça sua sentença e cada um é livre de comprar aquilo que muito bem entender com o seu dinheiro.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Dúvida sobre moto/bike elétrica

Mensagem por pemifer »

Não sei se já comprou o sei veiculo eletrico.
Vou contar a minha experiencia.
Procurei no OLX e experimentei umas poucas até me decidir pela minha que custou 300€.
Como sou pesado (115Kg) não podia comprar qualquer uma.
O vendedor avisou-me que o carregador nunca parava que precisava de ter um relógio para controlar as cargas.
Inicialmente fiz alguns erros, Apesar de ter andados uns meses com ela acabei por matar as baterias. Por excesso de carregamento.
Entretanto troquei de baterias para umas de litio e estou bastante satisfeito com elas.
Apesar de, mais uma vez, já ter tido uns descuidos com excesso de carregamento.
A bicicleta é chinesa e é uma bicicleta não homolgada uma vez que tem um acelerador manual de punho.
O vendedor disse-me que era um modelo que tinha 350w em vez dos 250, apesar de na roda indicar os 250.
Penso que será verdade pois experimentei outras bicicletas, provavelmente de 250, e elas arrastavam-se, mal podiam comigo.
O meu percurso é de cerca de 3,5kms que faço 4 vezes ao dia.
A parte mais dificil do percurso é logo de manhã os primeiros 500mts até ao infantário.
É nessa parte inicial que tenho a subida mais dificil e ainda por cima vou com cerca de 30 quilos a mais dos miudos no atrelado.
O resto do caminho é impecável.
O pior das bicicletas é a falta de respeito dos condutores, não respeitam a distancia de segurança.
Ainda assim, apesar dos sustos, no meu percurso, eu diria que os maus condutores são para aí 1%.
Tambem desde que ando de atrelado as tangentes diminuiram ainda mais (não posso deixar o atrelado no infantário tenho de o levar para o emprego).
Há ainda os truques para andar de bicicleta em segurança.
Pelo preço era de esperar que aparecessem alguns problemas...
O principal (gravissimo ;) ) é que parte muitos raios. Penso que os originais são demasiado rigidos, nunca parti um dos novos.
Tive um problema com o selim, que até era confortável, que se partiu. Comprei um selim TABOR. Maravilha!
Tive um problema no eixo pedaleiro em que as roscas estavam mal feitas no quadro da bicicleta e acabaram por moer. Foi facilmente resolvido numa loja de bicicletas.
E pronto é tudo o que me lembro para já, espero que seja elucidativo.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”