Contador de energia

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Contador de energia

Mensagem por pauloramo »

Boa noite ao Forum !
Ao instalar um sistema de auto-consumo, tenho um contador de energia eletrica da EDP, Schlumberger, modelo ???, monofásico com disco.
Será que vai contar a energia dos paineis e somar ao consumo ?
Obrigado.

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro

Re: Contador de energia

Mensagem por pauloramo »

81 visitas,
nenhuma resposta. Por acaso aqueles que têm estes sistemas de paineis não têm resposta?
Obrigado !

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Não sei ao certo responder, mas esse assunto já foi amplamente debatido num tópico recente... Creio que uma pesquisa poderia ajudar.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Boas ,

é um contador mecânico não é ? é do melhor que pode haver para o autoconsumo , quando injectas na rede o contador anda para tras , basicamente diminui a contagem existente, só tens que ter cuidado com duas coisas:

1- não fazeres nenhum registo no SERUP do teu sistema ( assim que o fizeres eles trocam o contador).

2 - ter cuidado para o cantador não andar para tras demasiado, ( a contagem nunca pode ser inferior a ultima contagem da EDP, senão és apanhado e no mínimo trocam-te o contador)

fsilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 09, 2015 10:25 am

Mensagem por fsilva »

quem me dera a mim ter um contador desses...
não dá para pedir para trocarem um digital por um mecânico?????

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

infelizmente eles não fazem isso , também eu queria !

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Uma ideia para a EDP. Com sorte há algum iluminado dos que lá trabalham que apresentam isto á direcção ou administração. Porque não fazer o consumidor pagar um pouco mais por um contador dos analógicos (vulgo rodinha). Muita gente iria preferir isso a ter de comprar baterias e equipamentos que evitam a injecção na rede do excesso de auto-consumo. Transformava-mos a rede eléctrica em uma bateria virtual (esta não tem efeito de memoria e tem garantia eterna). Desta forma toda a gente instalava a potencia máxima em painéis fotovoltaico para gerar de dia para depois gastar á noite. Eu pagava de bom grado um acrescido na factura de uns 10€ só pela troca de contador. Com isto deitava por terra a utilização de baterias (lá se ia o negocio da Tesla). Acho que era uma solução equilibrada para ambos os lados. Os consumidores conseguiam descer um pouco a factura energética e a EDP facturava mais um pouco sem ter de "gastar" mais energia.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Mas os contadores de rodinha funcionam assim? Quando há excesso de produção a roda anda para trás e conta menos kWh? É que se for assim eu tenho um desses e embora não tenha consumo durante o dia, a roda andava para trás de dia e para a frente à noite. Era fixe se desse :D

Alves10
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Alves10 »

Funciona sim. ;)

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Alves10 Escreveu:Uma ideia para a EDP. Com sorte há algum iluminado dos que lá trabalham que apresentam isto á direcção ou administração. Porque não fazer o consumidor pagar um pouco mais por um contador dos analógicos (vulgo rodinha). Muita gente iria preferir isso a ter de comprar baterias e equipamentos que evitam a injecção na rede do excesso de auto-consumo. Transformava-mos a rede eléctrica em uma bateria virtual (esta não tem efeito de memoria e tem garantia eterna). Desta forma toda a gente instalava a potencia máxima em painéis fotovoltaico para gerar de dia para depois gastar á noite. Eu pagava de bom grado um acrescido na factura de uns 10€ só pela troca de contador. Com isto deitava por terra a utilização de baterias (lá se ia o negocio da Tesla). Acho que era uma solução equilibrada para amb
os os lados. Os consumidores conseguiam descer um pouco a factura energética e a EDP facturava mais um pouco sem ter de "gastar" mais energia.
Se eles quisessem fazer isso faziam ,existem contadores digitais bidirecionais não é preciso usar os mecânicos, só que isso nunca vai acontecer, é a principal razão da existência da "mera comunicação" no SERUP para instalações com menos de 1,5kw , é para trocar os contadores, a primeira razão é que o governo Portugues não o permite , porque iria causar uma queda brutal no iva cobrado na energia, e possivelmente os operadores também não estariam muito interessados ...

Este governo de sanguessugas do Coelho aproveita qualquer coisa para sacar dinheiro! e ainda por cima são uns analfabetos que nem conseguiram redigir a nova lei decentemente. :twisted:
Última edição por mcarneiro em sexta mai 15, 2015 7:26 pm, editado 1 vez no total.

Alves10
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Alves10 »

Eu penso que a minha solução vai aparecer, é uma questão de tempo. Se as baterias baixarem de preço muitas pessoas começavam a tornar-se independentes da rede eléctrica, e assim nada ganhavam. E para a EDP era um grande negocio, porque fornecíamos energia durante o dia quando esta é mais escassa e mais cara (horas de cheia) e consumíamos quando ela é mais abundante (horas de vazio).
Posso ser eu que tenho uma má visão dos negócios mas não me parece, já viste que a EDP tem a hipótese de receber o equivalente ao custo das baterias sem ter de fazer nada para isso, é só cobrar uma taxa, e o estado cobra o respectivo iva sobre os painéis e a respectiva taxa.

Tambem nunca acreditamos que autorizassem o auto-consumo e já está. Penso que é uma questão de tempo e bom senso. :D

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Queda brutal da receita do IVA... Não me parece, mas ok...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Explica lá como é que não te parece? se um produtor conseguir durante dia produzir para o consumo durante as horas de sol e produzir o excedente para compensar o consumo noturno , o resultado do consumo ia ser 0 o que dava 0€+23,5% de iva que é 0 , o estado só cobrava iva nas taxas de potencia e nas outras taxas adicionais. com o regime actual o estado cobra quase sempre iva na energia consumida no período noturno( as únicas excepções são quem tenha sistemas com baterias ou quem tenha um sistema misto com um aerogerador por exemplo), e ainda cobra iva a quem decidir vender o excedente.

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

mcarneiro Escreveu:2 - ter cuidado para o cantador não andar para tras demasiado, ( a contagem nunca pode ser inferior a ultima contagem da EDP, senão és apanhado e no mínimo trocam-te o contador)
Olhem que a lei prevê umas multas jeitosas, para quem não fizer a comunicação prévia. Claro que, como dizem os nossos amigos brasileiros, "vergonha só é roubar e não poder carregar".

Mas mais a sério, o que acontecerá quando o pessoal que vem ler os contadores vir a rodinha a andar para trás? Para as casa antigas, com o contador dentro de casa, é só fazê-los esperar um bocadinho e desligar o autoconsumo, mas para quem tem o contador fora de casa...
Cumprimentos,
Quintas2

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Alves10 Escreveu: Transformava-mos a rede eléctrica em uma bateria virtual (esta não tem efeito de memoria e tem garantia eterna). Desta forma toda a gente instalava a potencia máxima em painéis fotovoltaico para gerar de dia para depois gastar á noite. Eu pagava de bom grado um acrescido na factura de uns 10€ só pela troca de contador. Com isto deitava por terra a utilização de baterias (lá se ia o negocio da Tesla). Acho que era uma solução equilibrada para ambos os lados. Os consumidores conseguiam descer um pouco a factura energética e a EDP facturava mais um pouco sem ter de "gastar" mais energia.
Eu contentava-me em pagar um consumo mínimo como há nalguns países. Há net-meetering, mas também há consumo mínimo à rede, como já existiu cá com a água e o gás há anos atrás.

Também não podemos querer a EDP com os custos de manter as redes para baterias virtuais e para quando não houver sol irmos lá sacar energia, com centrais às nossas ordens só para essa altura. Um consumo mínimo em função da potência instalada é que era.
Cumprimentos,
Quintas2

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Neste momento tenho a YLCE como fornecedor e faço apenas leitura via online. Quando aparecem homens para ler a eletricidade da minha mãe (andar de baixo), só lêem do dela pois têm informação que o meu está desligado. Será que cheiro uma oportunidade :lol:

Mas a sério. Agora sinto-me mesmo tentado a por um painel para mim. Com 250W ou até mesmo 500W dificilmente anda demasiado para trás. Só fico na dúvida é se a comunicação resulta mesmo na alteração do contador. Alguém tem experiência disso?

Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

rnlcarlov Escreveu:Neste momento tenho a YLCE como fornecedor e faço apenas leitura via online. Quando aparecem homens para ler a eletricidade da minha mãe (andar de baixo), só lêem do dela pois têm informação que o meu está desligado. Será que cheiro uma oportunidade :lol:

Mas a sério. Agora sinto-me mesmo tentado a por um painel para mim. Com 250W ou até mesmo 500W dificilmente anda demasiado para trás. Só fico na dúvida é se a comunicação resulta mesmo na alteração do contador. Alguém tem experiência disso?
Parece-me que a leitura dos contadores é da EDP Distribuição, independentemente do comercializador final. E a lei obriga a uma leitura presencial de vez em quando. A minha irmã tem uma casa de férias com contador ainda dentro de casa e acabaram por lhe mandar um postal a dizer que há muito não liam o contador e que ela tinha que marcar uma data para irem fazer a leitura.

Experiência não tenho. Mas falei com um contacto da EDP que me disse, já o escrevi por aí, que é intenção da EDP mudar os contadores em autoconsumo para bidirecionais, à medida que se justificar e a empresa puder.
Última edição por Quintas2 em sexta mai 15, 2015 8:35 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Quintas2 Escreveu:
mcarneiro Escreveu:2 - ter cuidado para o cantador não andar para tras demasiado, ( a contagem nunca pode ser inferior a ultima contagem da EDP, senão és apanhado e no mínimo trocam-te o contador)
Olhem que a lei prevê umas multas jeitosas, para quem não fizer a comunicação prévia. Claro que, como dizem os nossos amigos brasileiros, "vergonha só é roubar e não poder carregar".

Mas mais a sério, o que acontecerá quando o pessoal que vem ler os contadores vir a rodinha a andar para trás? Para as casa antigas, com o contador dentro de casa, é só fazê-los esperar um bocadinho e desligar o autoconsumo, mas para quem tem o contador fora de casa...
Boas,

eles não ligam a rodinha, mas obviamente que é ilegal injectar na rede sem autorização, pode inclusivamente levar a suspensão do fornecimento de energia ,porque é considerado uma interferência na rede, eu tenho aqui dois casos de dois vizinhos Alemães que ja tinham sistemas de autoconsumo muito antes da nova lei, nunca tiveram problemas até ao dia em que o contador mecânico andou para tras demais, dois dias depois dessas leituras os contadores foram trocados por digitais, não houve mais consequências ,mas podia ter havido já esta tudo previsto na lei à muitos anos, interferência com sistemas de contagem e com a rede pode levar a multas e suspensão temporária ou definitiva do fornecimento, embora este tipo de sanções só seja aplicado em casos graves de roubo à rede ou interferência com a mesma.

Autor do tópico
pauloramo
Membro
Membro

Mensagem por pauloramo »

Obrigado a todos pelo esclarecimento !

Mas então com a troca pelo contador digital, a energia em excedente que estiver a ser produzida, tambem é contabilizada pelo contador (como consumo?) ou simplesmente não é contada?

Alguém tem experiência desta situação?

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Mensagem por borllock »

Com a troca é mesmo para não acontecer isso, o contador contar a produção solar como consumo. Porque é o que acontece em alguns digitais que não são bidireccionais.
Os mecânicos já sabes como funcionam e por isso a EDP tb vai trocar.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”