Pois, parece complicado mas é simples de imaginar... mas pode ser complicado de implementar!! A ver vamos... passo a explicar:
# Tenho uma salamandra de pellets da EcoForest de encastrar. Tinha uma chaminé sem uso na sala, aproveitei para aquecer um pouco mais a casa.
# Na altura da compra ainda pensei numa para aquecer as águas dos radiadores. Mas para a diferença de preço, foi-me "vendido" que não fazia sentido (adquirir) devido à diferença de preço. Tenho aquecimento central a gás natural.
# Só que o meu quarto é virado a norte, e a parede é bem "fresquinha"... passou-me pela ideia implementar um sistema que reutiliza-se o calor de saída dos gases para aquecer a água no sistema dos radiadores.

Bem, a ideia que passou pela cabeça é simples: criar um sistema que após a saída dos gases da salamandra para a chaminé, permitisse aquecer a água, tal como um esquentador!!
Através dos menus, tenho dados que a saída dos gases, no nível 1 (mínimo), sai por volta dos 130/140 graus!! Ora bem, não será essa temperatura que estará no cano de escoamento de fumos, mas que deve estar quentinho, deve estar!
A salamandra está a menos de 2metros do radiador da sala.
Comentários/opiniões/soluções?
A ideia também é criar uma solução acessível (€€€).
Obrigado