como medir as necessidades de potência

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
HAiLStorm
Membro
Membro
Registado: sábado set 06, 2008 3:17 pm

como medir as necessidades de potência

Mensagem por HAiLStorm »

Olá caros amigos!

Tenho lido com interesse alguns dos projectos aqui apresentados, mas confesso que sou um bocado "verde" nestas coisas de energia. Como sou programador informático sempre tive muita curiosidade por estes temas, mas por falta de tempo nunca me aventurei por estes caminhos.

Mas chegou a altura de deitar mãos à obra e gostava de começar por colocar algumas questões para ver se alguém aqui pode dar-me uma ajudar para arrancar com o meu projecto.

Tenho uma moradia na zona de Sintra e quando a minha casa foi construída há coisa de 15 anos, foi instalado um piso radiante eléctrico da Ceilhit. Só que no inverno, o consumo dispara bastante e por isso acabo por não usufruir do conforto que este sistema pode trazer.

Pensei que instalando um sistema fotovoltaico, poderia reduzir estes custos, mas começo logo pelo problema que é saber qual a potência necessária para alimentar as diferentes divisões.

Cada divisão tem um termoestato e uma resistência em serpentina que passa pelo chão, que tem tamanhos diferentes, logo terá também necessidades de potência diferentes para poder gerar o aquecimento necessário. Como é que eu posso medir a potência exigida de cada divisão de forma a dimensionar o meu projecto?

Outra dúvida que tenho é se precisarei de alguma licença para fazer alterações ao quadro eléctrico (trifásico) para desligar o sistema de piso radiante e se isso implica alguma vistoria.

Ficarei muito grato se alguém puder dar umas dicas.

Bom ano a todos!

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Re: como medir as necessidades de potência

Mensagem por AngelSpeedy »