como medir as necessidades de potência

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
HAiLStorm
Membro
Membro
Registado: sábado set 06, 2008 3:17 pm

como medir as necessidades de potência

Mensagem por HAiLStorm »

Olá caros amigos!

Tenho lido com interesse alguns dos projectos aqui apresentados, mas confesso que sou um bocado "verde" nestas coisas de energia. Como sou programador informático sempre tive muita curiosidade por estes temas, mas por falta de tempo nunca me aventurei por estes caminhos.

Mas chegou a altura de deitar mãos à obra e gostava de começar por colocar algumas questões para ver se alguém aqui pode dar-me uma ajudar para arrancar com o meu projecto.

Tenho uma moradia na zona de Sintra e quando a minha casa foi construída há coisa de 15 anos, foi instalado um piso radiante eléctrico da Ceilhit. Só que no inverno, o consumo dispara bastante e por isso acabo por não usufruir do conforto que este sistema pode trazer.

Pensei que instalando um sistema fotovoltaico, poderia reduzir estes custos, mas começo logo pelo problema que é saber qual a potência necessária para alimentar as diferentes divisões.

Cada divisão tem um termoestato e uma resistência em serpentina que passa pelo chão, que tem tamanhos diferentes, logo terá também necessidades de potência diferentes para poder gerar o aquecimento necessário. Como é que eu posso medir a potência exigida de cada divisão de forma a dimensionar o meu projecto?

Outra dúvida que tenho é se precisarei de alguma licença para fazer alterações ao quadro eléctrico (trifásico) para desligar o sistema de piso radiante e se isso implica alguma vistoria.

Ficarei muito grato se alguém puder dar umas dicas.

Bom ano a todos!

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Re: como medir as necessidades de potência

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo, bom para começar deve tentar saber quanto é que consome cada aparelho, veja as especificações deles e vá juntando os valores para assim poder somar tudo junto e depois terá um valor em watts que terá se ser suportado pelos sistemas renováveis que irá instalar, tente também se possível saber quantos amperes é que cada aparelho usa, assim irá facilitar saber qual será dimensão do banco de baterias que deverá instalar, em todo o caso só pelos watts irá dar para calcular mais ao menos o que irá precisar, mesmo que não saiba os amperes todos.

Agora deve ter sempre em mente os valores diários de consumo que o sistema irá fazer, isto porque deve evitar que as baterias não passam dos 50% da capacidade delas, ou vida delas irá ser bem curta..

Em relação á licença, pelo que sei não precisa de qualquer licença para fazer alterações ao seu quadro, agora caso não saiba fazer essas alterações aconselho a ter alguém que lhas faça e que saiba o que está a fazer porque senão pode arder algo por aí, por isso se conhecer um bom electricista era melhor..

Em relação a vistoria também acho que não será preciso nada a não ser que quisesse alterar os Kva contratados e aí sim tinha de ir alguém da companhia alterar os mesmos ao seu quadro, mas se estes se mantiverem, então é na boa..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida uma boa explicação amigo AngelSpeedy :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Autor do tópico
HAiLStorm
Membro
Membro

Mensagem por HAiLStorm »

Obrigado pela resposta amigo AngelSpeedy

De facto o problema da medição está no facto de que o piso radiante está embutido na construção, apenas os termoestatos estão acessíveis. Por esta razão, não há qualquer informação sobre as especificações ou potências "dos aparelhos", porque de facto não se trata de aparelhos ao estilo dos electrodomésticos.

A minha ideia era saber se através da medição da resistência do piso radiante em cada divisão seria possível chegar ao valor de potência necessário. Se sim, como é que posso fazer isso?

Obrigado!

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Boas tarde, para medir os consumos o ideal é ter um multímetro, com este pode ir por vários caminhos, o mais fácil é desligar um dos fios que vão ao termostato e intercalar o multímetro no circuito (na escala de amperes ac) ligar o aquecimento e observar o consumo em Amperes.
Para saber a potencia basta multiplicar o valor lido por 230V e tens a potencia. Potencia = Voltes X Amperes (isto de uma forma simples).

Tens uma maneira alternativa, com o multimetro na escala de ohms, medes a resistência (isto com um dos fios da resistencia desligados do restante circuito para medires apenas esse circuito) Para obteres a corrente que o circuito consome basta fazer a divisão de 230V / a resistência que mediste com o multimetro. Amperes=voltes/ohms.

Ps. Isto é uma explicação muito simplista de como fazer a leitura, se tiver alguns conhecimentos de electricidade deve ajudar.
T

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am

Mensagem por AngelSpeedy »

Oi amigo Emanuel epa já não vinha ao fórum a algum tempo, não tenho tido lá muito tempo para estar em fóruns, e até os projectos tem estado parados, mas eles não estão esquecidos, tenho é de ver se arranjo mais algum tempo para estar por estes lados e para fazer mais alguns projectos, senão depois perco o fio a miada, hehehe.. ;)

Oi HAiLStorm, faz o seguinte, vê qual o disjuntor em que está ligado cada piso radiante, depois desligas tudo em casa, neste caso mesmo todos os disjuntores, depois ligas 1 de cada vez onde tens o piso radiante, mas tens de desligar tudo o que tenhas nessa devisão ligado á tomada, tipo relógio despertador, tv, pc, etc.. desligas isto tudo e fica só o chão conectado, depois metes um multimetro ligado a esse disjuntor e metes o chão a aquecer, depois e após uns bons minutos vê a medição que ele está a ler e vais anotando num papel e passas á seguinte, assim vais fazendo as medidas nas outras divisões por igual, e depois já ficas a saber quanto é que puxa cada divisão com o piso radiante, ou então ligas o piso radiante em todas as divisões de uma só vez para estes começarem a aquecer, e depois do aquecimento 1 a 1 fazes a medição em cada disjuntor..

Depois disso é juntares os valores dos outros aparelhos ao do piso e ficas com tudo pronto..

Amigo existe várias formas de fazer medições mas estes são alguns exemplos..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Autor do tópico
HAiLStorm
Membro
Membro

Mensagem por HAiLStorm »

Amigos Alves10 e AngelSpeedy, obrigado pela explicacao! Isso foi uma grande ajuda, vou fazer isso assim que possa.

Se ainda me surgir alguma duvida, volto ao contacto, mas para ja estarei ausente de Portugal durante uma semanas, mas quando tiver tudo preparado, apresento aqui os resultados :).

Abraco!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

Tens outra hipótese se tiveres alguem que te empreste ou se tiveres uma pinça amperimetra é mais simples, é só saberes qual é o circuito no quadro (que em principio deve alimentar só o chão radiante) e medes os amperes que estão a passar no fio e depois multiplicas por 230 e tens o consumo escusas de andar a ligar e a desligar fios.
Se não tiveres aparelho de medida podes medir com o contador da EDP se ele for digital esperas que ele altere o ultimo digito e desligas os dijuntores todos e depois ligas os do chão radiante e vês quantos minutos ele demora até contar 1 KW (alterar o ultimo digito) em que 1KW demora x minutos, 60 minutos quantos Kws consome, espero que tenhas percebido se for analógico é mais fácil é só medires o tempo que ele consome 1kw.
Quando fizeres os cálculos para os painéis tem em atenção que o consumo não é constante, quando a divisão chegar a temperatura regulada o termostato desliga e já não há consumo e podes estar a produzir, o que faz com que o excesso vá para a rede, com os inconvenientes que podem vir daí.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”