LeNnOxLeWiS Escreveu:Vou deixar aqui só o meu ponto de vista...
Primeiro foste tirar um curso com um determinado propósito e só depois de o concluíres foste procurar informação sobre o real potencial do mesmo? Quanto a mim foi um erro. Esses cursos (quanto a mim), super promovidos por entidades como a MasterD, idep e outros, são simplesmente um negócio PARA ELES. É um negócio vender cursos!
Nunca vi ninguém detentor de um cursos desses tirar proveito profissional REAL. Dizes que "não sabes fazer nada" mas queres assinar projetos. Então afinal de contas que trabalho é esse o de "assinar projetos"? É justamente por isto que se tiram cursos superiores, não é um curso técnico/profissional por muito bom que seja, que permita a seja quem for começar a "assinar".
Então passamos 5 anos na faculdade a fazer o quê? É tudo matéria para encher chouriço? E aliás, o que referes "matemática mais complicada", ela não é mais complicada para chatear. Ela é necessária para o curso, concordemos ou não. Em qualquer curso vai sempre existir um calcanhar de aquiles e o aluno que enfrentar essa dificuldade com sucesso será premiado com a licenciatura. Quem não tiver essa capacidade é simples, não será licenciado. E é isto que irá distinguir a pessoa X da pessoa Y no mercado de trabalho. Se eu contratar alguém para trabalhar comigo em energias renováveis vou preferir aquele que provou conseguir dar a volta e licenciar-se ou seja lá que grau for. O que acontece em algumas empresas é que se contratam os técnico/profissionais porque lhes podem pagar menos. Mas isso já desiquilibrou o mercado portanto hoje em dia conseguem-se licenciados a preço de saldo portanto os técnicos não têm hipótese e por esse motivo é que não encontras trabalho.
Desculpem-me mas estas coisas revoltam-me e não estou aqui numa de ataque pessoal, acreditem. Tiraste o curso de boa fé, julgando tu que te iria preparar e foste enganado. Estas empresas de formação nem devia ser legais por enganarem sistematicamente as pessoas menos atentas.
Digo atentas porque era suposto pesquisarem mais antes de pagar o curso. Ter espirito critico para perceber o que podem ou não retirar de um curso destes. Chateia-me que se tirem cursos para assinar coisas, seja curso profissional ou licenciatura... quanto a mim é logo um ponto de partida errado.
Sinceramente faria 1 das 2 coisas:
1. sentes-te capaz de estudar? escolhe um curso, observa os requerimentos para acesso ao ensino superior. A matemática para a prova de acesso é dificil? investe em explicações de matematica e preparação para esse exame em particular. Faz o exame, aprova e investe na tua formação superior.
2. não estás virado para estudar? emigra. Já os licenciados (e superior) estão enrascados, com o teu CAP não vais vingar em principio (reforço: em principio. ninguém tem certezas). Lá fora, por exemplo frança tens ordenados minimos liquidos à volta dos 1200€. Cá, é a miséria que se sabe.
Pessoalmente, daria sempre preferencia à hipotese 2. Trabalho cá e não me posso queixar mas estou em permanência a enviar curriculos para o estrangeiro. Assim que surgir hipotese vou-me por no alho. Gosto muito do meu país mas o país não gosta de mim (nós) e somos violados todos os dias com impostos e taxas.
Em todo o caso, boa sorte! Espero que tenhas sucesso.
Eu quando comecei o curso, numa escola profissional(Gustave Eiffel durou 3 anos), foi mais com o intuito de tirar o 12º, mas ficar também com um curso, e aprender uma profissão, nunca gostei muito de estudar, mas sei que tem de ser, e sempre tive notas razoáveis, acabei o curso(12º) com 17 anos....
Parte prática do curso, não foi nenhuma, a escola não tinha condições mas mesmo assim abriu o curso, quem é que saiu prejudicado, nós alunos...
Isto do CAP foi apenas para ter a certeza, durante o curso foi-me dito por um formador que poderíamos assinar projetos, não acreditei lá muito, e pelos vistos confirma-se que era mentira!
Eu não disse que a matemática era mais complicada para chatear, acho-a mais complicada, e como a que aprendi é diferente, não sei se será fácil, é uma das razões para ter "fugido" da engenharia, mas mesmo assim tenho de ponderar bem se vou ou não, as explicações era bom mas sem trabalho, com o pai desempregado, a mãe a receber pouco mais que o ordenado mínimo, e uma irmã, é muito complicado...
Nunca acreditei que se aprendesse muito nessas empresas que "dão" cursos, mas o meu foi mesmo numa escola, e acabei por não aprender muita coisa, o pior foi mesmo o estágio que era onde pensava aprender, e meteram-me numa empresa que não tinha nada a ver..
Também já andei a ver Estágios Profissionais na área do curso para ver se aprendia a parte prática, porque só a teoria não me serve de nada, mas nem isso aparece..
Quando ao estudar ou emigrar a solução penso que seja, estudar(Licenciatura que meti em cima, 3 anos), e depois emigrar, em Portugal não vejo maneira de ir em frente, ainda sou novo(18), agora falta-me o trabalho para pagar a faculdade, sem isso é "impossivel"..
Obrigado pelas respostas, e boa sorte!