são 2 painéis de 250 W
1 inversor chinês de 500 W
1- Fixação ao telhado
a fixação ao telhado foi feita com um sistema caseiro, que precisou apenas de varão roscado, femeas M8, e uma chapa perfurada galvanizada. Claro que em inox ficava muito melhor, mas como ainda está em versão experimental serve. Esta solução foi seleccionada pelo elevado custo de comprar uma estrutura própria, não é tão seguro, mas dada a particularidade de o meu telhado ter painel sandwich por baixo das telhas, permitiu-me improvisar uma solução caseira.
2-Orientação
A zona da minha casa é ventosa, particularmente de sul e a área que tenho disponível é pequena, alem disso para montar a estrutura voltada a sul iria ter de montar um andaime de 10 M. Optei então por voltar a poente - 12º. A inclinação do telhado 30º é aceitável para esta orientação, e foi assim que ficaram os painéis, bem encostados à telha para não criar rugosidade ao vento.
3-material
Os paineis são basicos, o inversor grid tie, do ebay. Sei que muitos vão criticar esta opção, mas por 80€ acho que foi um bom negocio, mais tarde viremos a saber.
4- Calculos
ainda não consegui fazer medições em concreto, mas fiz umas continhas num software que deu o seguinte:
Produção em - 542 Kw/ano, se estivessem voltados a sul 653 Kw/ano (São mais 100 Kw/ano, mas não me compensa o investimento)
Esses 542 Kw/ano multiplicados pelo preço da energia em horário de cheias 0.1785€ (no meu caso de bi-horario) dá cerca de 96.74€/ano. Ou seja de um investimento aproximado de 450.00€, e caso nenhuma energia se perdesse pagava o investimento em 4.5 anos.
5- o que fiz mal
para já:
Coloquei os painéis na vertical e abaixo do cume do telhado o que provoca um maior sombreamento dos telhado contíguos. A corrigir, colocar os painéis ao baixo e mais acima no telhado.
mas vejam as fotos e comentem.