O processo de compra do novo VE, passou pela elaboração do orçamento disponível que permitisse o retorno do investimento em cerca de 2 a 3 anos. Esse tempo limitou à partida o orçamento na ordem dos 4500€.
Para este orçamento, as hipóteses de VEs não eram muitas. No mercado primário (modelos novos) a oferta é muito, mas muito escassa...as empresas de VEs hoje são ainda menos do que eram há 3 ou 4 anos atrás. Considerei um modelo actual da Ekoway e outro que eles iriam ter dentro de algum tempo....depois no mercado secundário a oferta era quase toda de Vectrix Nimh...
Não pretendia comprar "Nimh", mas sim Litio...virei-me então para o mercado espanhol e francês e notei que havia alguma oferta de Vectrix de litio a preços mais ou menos enquadráveis com o meu orçamento. Alguns contactos depois com alguns vendedores e algumas pesquisas de informação sobre importação de VEs para Portugal e conclui que provavelmente esta seria a melhor hipótese para mim.
Em contacto com um vendedor em particular consegui uma proposta de uma "VX1 Li+" por 5000€ + custos de legalização & transporte (cerca de 400€)..um pouco acima do meu limite do orçamento, mas ainda dentro do intervalo razoável de retorno do investimento de 3.5 anos. Se a decisão fosse apenas racional teria ido para um modelo da Ekoway (abaixo do meu orçamento), mas como todas as decisões também têm uma parte emocional, acabámos por aceitar esse aumento de orçamento.
Sábado passado (dia 02-Nov-2013) lá fomos a Madrid falar com o vendedor e ver a Vectrix.
Assim, que cheguei a mota já estava na rua, pronta para ser testada. O vendedor dizia-me que ela estava "como nova", que era uma mota de garagem e que tinha levado um pack de baterias novas em Outubro e que tinha conseguido toda a documentação dela (principalmente o certificado de conformidade e a declaração de garantia de 1 ano para as baterias) e realmente após alguma inspecção a mota não apresentava traços de batidas ou partes partidas (alguns pequenos riscos mas nada de grave) apenas algum desgaste dos pneus mas também não me pareceu necessário substitui-los já.
O vendedor referiu-me que anteriormente a mota era uma "Li" e contou-me que tinha sentido em Setembro uma quebra na autonomia total da mota (ele fazia todos os dias cerca de 65kms) e a um mês de terminar a garantia de fábrica decidiu levar a mota à oficina para eles verem o que se passava. Ao que parece, a Vectrix Espanha tinha indicações para substituir o pack de baterias de TODAS as VX1 Litio e assim esta levou logo um pack novo. A surpresa veio quando ao invés de um pack de "Li" (30Ah), lhe colocaram um pack de "Li+" (42Ah) porque era os únicos packs que tinham disponíveis na oficina. Mandarem vir um pack de "Li" da fábrica demoraria bastante tempo e o custo de transporte e etc. ao que parece não compensaria. Ficou com um pack de "Li+", substituíram também o carregador e fizeram upgrade ao software....
A andar, a mota possuía um comportamento espectacular, acelerava bem e travava bem também. Os testes que fiz usando o modo de "debug" apenas permitiram-me ver a tensão total (133v) e as temperaturas (todas à volta dos 19º), não consegui ver a carga mais alta e mais baixa das células. A autonomia apontava para os 99kms...ao fim de algumas "puxadas" apontava para os 97kms....
O vendedor entregou-me um "screenshot" do diagnóstico que a oficina da Vectrix tinha feito às baterias e aparentava estar tudo bem...Não havia grandes variações entre as células com tensão mais elevada das mais baixas (cerca de 0.003V).
O vendedor, que tinha tido um acidente de carro e ficou com um problema na coluna, não podia voltar a conduzir motas. Ofereceu-me então os dois capacetes (Helix) que tinha e a TopCase de 42L da cor da mota...fiquei contente
Estava satisfeito com as informações do vendedor e com o comportamento e estado da mota. Aceitei o negócio e trouxe-a logo para Portugal
![Imagem](http://farm4.staticflickr.com/3737/10649351113_be48a416f0_z.jpg)