peço a vossa opinião sobre este inversor e este painel
-
Alves10
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
peço a vossa opinião sobre este inversor e este painel
Boas, estou a pensar montar um sistema solar para auto-consumo, estou inclinado a começar o sistema com kits que posso ir comprando a pouco e pouco. Vi uns á venda no olx que parecem interessantes ao nivel do preço, mas em consulta de um site português vi este inversor que parece ter boas características. (Involar MAC250). Peço a opinião de alguém quem tenha um igual para ver se o rendimento anunciado tem alguma coisa de verdade. Em relação ao painel estou a pensar no Luxor Eco linE 250W.
Se tiverem sugestões de material melhor e a preços semelhantes digam alguma coisa.
Deixo já o agradecimento pelas vossas opiniões e conselhos.
Se tiverem sugestões de material melhor e a preços semelhantes digam alguma coisa.
Deixo já o agradecimento pelas vossas opiniões e conselhos.
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: peço a vossa opinião sobre este inversor e este painel
Boas!
Pelo que vejo vai nascer mais um projeto para autoconsumo, muito bem.
Também entendo que vai ser Grid-Tied nesse caso é preciso ter em atenção se o contador é analógico ou digital.
Quanto ao ondulador MAC250 vi um a trabalhar numa feira e me pareceu funcionar, esse modelo suporta o máximo de 250W, numa pequena pesquisa pela net vi que ronda os 90€
O painel é como os outros funcionam. o preço por watt ronda 1€
Pelo que vejo vai nascer mais um projeto para autoconsumo, muito bem.
Também entendo que vai ser Grid-Tied nesse caso é preciso ter em atenção se o contador é analógico ou digital.
Quanto ao ondulador MAC250 vi um a trabalhar numa feira e me pareceu funcionar, esse modelo suporta o máximo de 250W, numa pequena pesquisa pela net vi que ronda os 90€
O painel é como os outros funcionam. o preço por watt ronda 1€
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Alves10

Obrigado Esteves pela rápida resposta. Para azar meu o contador é dos digitais, pelo que estou a estudar fazer um equipamento tipo smartbox, mas um pouco mais completo que consiga desviar o excesso de energia para uns toalheiros eléctricos que tenho, se ainda exceder energia talvez a canalize de inverno para a resistência do painel solar ou para algo do género.
Mas se tiver conhecimento de algum inversor eficiente e a baixo preço diga.
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Esse equipamento smart box interessa 
Live long and prosper!
-
Alves10

ainda o ando a estudar, mas pelas fotos consegue-se perceber que é feito com uma placa que se chama arduino, essa placa é um pequeno "computador" que se programa para fazer quase tudo o que se quer, o resto dos componentes são uma fonte de alimentação simples e um triac que serve para ligar os equipamentos. esquecia-me do mais importante um sensor que mede a corrente e o sentido dela.
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Bem vindo ao mundo das renováveis
Devagar se vai ao longe...
Devagar se vai ao longe...

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Esteves
- Membro Gold

Pois o contador digital já não é muito bom, e se for daqueles que conta nos 2 sentidos ui então pior.Alves10 Escreveu:Obrigado Esteves pela rápida resposta. Para azar meu o contador é dos digitais, pelo que estou a estudar fazer um equipamento tipo smartbox, mas um pouco mais completo que consiga desviar o excesso de energia para uns toalheiros eléctricos que tenho, se ainda exceder energia talvez a canalize de inverno para a resistência do painel solar ou para algo do género.
Agora essa smartbox era bom que funciona-se bem.
Por isso é que eu defendo um sistema com baterias, assim sei que não pago na fatura a energia que produzo caso estive-se a usar o sistema Grid-Tied.
Sei que um sistema de autoconsumo com apoio de baterias é mais dispendioso, mas no caso de alguns contadores digitais não se paga a energia 2 vezes.
Agora olhando um sistema Grid-Tied desta maneira, "todos" nós sabemos que o Grid-Tied só funciona com radiação solar, logo não é muito eficiente (no caso de contadores digitais) porque durante o dia normalmente não se está em casa, a não ser ao fim de semana, então neste caso não vale a pena ter mais que o consumo stand by de uma casa durante o dia, por exemplo: o meu stand by é de +/- 250W o que quer dizer que com um painel de 250W em sistema Grid-Tied era o suficiente, tudo que se ponha a mais do stand by já não é boa ideia.
Pudera-se ter mais potência no Grid-Tied mas isso tinha de ser trabalhado consoante as necessidades, no caso de estar em casa e ir ligando Grid-Tied conforme o consumo.
Isto é a minha opinião e vale o que vale.
-
Emanuel Couto
- Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Concordo com o Esteves.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Alves10

Eu tambem concordo com o Esteves, a ideia é eliminar uns 500w que tenho quase constantes de consumo.
-
Esteves
- Membro Gold

Então se queres uma coisa funcional vai para um StecaGrid 500W que dá para acoplares os que quiseres.Alves10 Escreveu:Eu tambem concordo com o Esteves, a ideia é eliminar uns 500w que tenho quase constantes de consumo.

-
Alves10

Eu por acaso já tinha visto estes inversores, mas as têm um problema para serem eficientes temos de ligar vários painéis em serie para subir a tensão, e isso desagrada-me pois basta haver uma sombra num dos painéis e já não se produz quase nada.
Mas obrigado pela dica.
Mas obrigado pela dica.
-
Alves10

Alguem tem um destes Soladin 600? Parece ter boas características, será que funciona bem? ou é do tipo dos chineses?
-
JMLorenzo
- Membro Silver

- Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm
Boas.Alves10 Escreveu:Alguem tem um destes Soladin 600? Parece ter boas características, será que funciona bem? ou é do tipo dos chineses?
Eu já tive um Soladin 600, que agora pertence ao pnunes e funciona muito bem e não é chinês.
Porque não compras um micro inversor, que é colocado no próprio painel.
Quando quiseres aumentar basta comprar outro painel e micro inversor.
http://www.efimarket.pt/kit-solar-auto- ... -230w-2013
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão)
.
-
Alves10

Obrigado JMLourenço pela ajuda e opinião, por acaso esse é para mim o melhor sistema para eu montar, a minha duvida estava só no rendimento do inversor, já tenho ouvido falar mal destes pequenos inversores individuais. (mas não deste em concreto). Gosto da ideia de isto ser tudo individual e em caso de uma avaria não ficar totalmente inoperacional, e a possibilidade de expansão ser fácil. Agora tenho de ver no mercado onde posso compra esses kits a melhor preço.
-
ahramis
- Membro

- Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm
Alves 10, o sistema já está a funcionar? Em que termos? Obg.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Errado, quando é sombreado um painel, dependendo da area de sombreamento, perdes, no máximo, a produção desse painel. Se a sombra for só numa célula, só perdes metade (ou menos, depende de quantas zonas tem o painel, já vi paineis com 4). Isto porque estão ligados em série, em paralelo, é diferente.Alves10 Escreveu:Eu por acaso já tinha visto estes inversores, mas as têm um problema para serem eficientes temos de ligar vários painéis em serie para subir a tensão, e isso desagrada-me pois basta haver uma sombra num dos painéis e já não se produz quase nada.
Mas obrigado pela dica.
-
japfonseca
- Novo membro

- Registado: segunda abr 06, 2015 5:25 pm
boas.
ando a ver preços do material mencionado.
o SR esteves comentou o mac 250 por 90€, pode informar onde?
obrigado
ando a ver preços do material mencionado.
o SR esteves comentou o mac 250 por 90€, pode informar onde?
obrigado