Boas miguel_miau.
Parabéns pela aquisição e espero que tenhas sorte com a compra!
Apesar de ter realizado uma aquisição em Janeiro deste ano de uma moto semelhante à tua e de ocasião, também sou leigo no assunto e vou-te responder às tuas perguntas na minha pouca experiência e conhecimento (não tarda nada terás outras respostas mais esclarecedoras

).
miguel_miau Escreveu:
1ª) É possível saber o estado das baterias de uma VX1 no momento em que vamos experimentar a moto? Se sim, como fazer?
Com o software original só mesmo desmontando a carnagem e medir célula a célula (são só e apenas 102), dá trabalho mas é possível. Caso não a tenhas na garantia à um software programado por um membro (génio) daqui do fórum (que provavelmente te responderá

, não é assim "jmal"? ) para estas motos que disponibiliza essa informação (e é de C.Rainha... Não sei se está perto).
miguel_miau Escreveu:
2ª) A grande maioria das baterias que equipam estas motos são substituídas por perda na autonomia ou chegamos a um ponto que nem sequer dá para fazer 10 kms na moto?
Quando uma célula está danificada notas logo um comportamento de resposta diferente na mota e os valores da Voltagem e temperatura oscilam abruptamente (temperaturas acima dos 35ºc e grandes quebras voltagem após carga, tipo sais com ela a 140v e passados 5mins já está nos 126v).
miguel_miau Escreveu:
3ª) Quando as baterias estão danificadas, por norma é sempre necessário instalar umas baterias novas ou é possível economizar com a substituição de algumas das células?
É possível economizar substituindo apenas a célula danificada, desde que se equilibrem todas as células (apenas para experts, mas há aqui no forum pessoal que faz isso). No meu caso, a minha moto está na BOMCAR em Leiria (concessionário da MASAC Coimbra, representante oficial Vectrix em Portugal) e ainda não apuraram bem o problema (ou carregador ou baterias) e dizem caso seja a bateria tem de levar 1 pack novo

, segundo eles trocar células é como colocar um pneu novo num carro e deixar os outros 3 velhos... O problema é que já lá vai 1 mês e nem sequer sabem bem qual é o problema, se não tivesse garantia já a tinha colocado na mão dos especialista aqui do fórum e o problema estaria resolvido, assim ando a pé
miguel_miau Escreveu:
4ª) Existe no mercado (ou importando de fora) algum tipo de baterias mais baratas para este modelo de moto eléctrica? Qual a diferença de preço?
Existe. No inicio do ano quando a comprei, na net havia quem vendesse (bateria usadas mas em condições) packs nimh completos por 500 Euros. Tudo se consegue
miguel_miau Escreveu:
5ª) Na região centro do país existe alguma empresa especializada para intervenções técnicas na parte eléctrica + baterias deste veiculo?
Centro litoral há. Tens a BOMCAR em Leiria (apesar da simpatia é pouco recomendável pelo tempo de espera e pouco conhecimento das Vectrix), tens o importador oficial Masac em Cantanhede e depois há em Caldas da Rainha uma empresa que está a entrar no mercado e até patrocina este fórum assim como o especialista já mencionado.
Não tenhas medo dos desabafos que fiz, apenas estou um pouco desanimado com a assistência oficial da zona de Leiria. Já é a 2ªvez que a mota vai para o arranjo, sendo que a 1ª fiquei privado da moto 3 semanas (levou carregador novo) e agora piorou porque já passaram 3 semanas e ainda nem sabem qual o problema
Claro que se abdicasse da garantia já teria a moto, por isso há que ter paciência.
Quanto à moto em si, é um verdadeiro espectáculo maravilhoso de poupança e gozo

D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).