Problema estranho - Ignição?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta fev 24, 2011 2:52 pm

Problema estranho - Ignição?

Mensagem por CesarFerreira »

Bom dia,

Mais uma vez recorro ao NE de modo a poder ter ajuda na resolução de um problema com a minha Predator.
Ontem andou normalmente. Cheguei a casa e liguei-a de modo a carregar durante a noite.
Hoje de manha a luz de stop estava acesa (ignição desligada e em descanso lateral).
Desliguei o carregador da ficha e fui ver o que se passava...
Ao colocar a chave em posição de andamento:
- o voltímetro passava a indicar tensão
- os leds de indicação de carga não funcionavam
- as luzes NÃO acendiam
- o acelerador NÃO funcionava
Voltei a colocar a chave em posição de desligada (em posição de "bloqueamento" era igual) e:
- o voltímetro não indicava tensão
- os leds tinham apenas 1 vermelho aceso
- as luzes acendiam :?:
- o acelerador funcionava :?:

Será que alguém me consegue explicar esta alteração estranha?
Será que a minha pretinha está em fase de mutação? :roll:

Desde já agradecido,
César Ferreira

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: Problema estranho - Ignição?

Mensagem por Mumia »

Possivelmente será o prob que tem ocorrido com as igniçoes das predator... "oxidação" tens de desmanchar... limpar o canhao todo mt bem lubrificar para n voltar a acontecer o mm e certeza que fica logo td resolvido ;)

pesquisa por aí nos DB's que tens em muitos essa situaçao e como a resolveram :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver

Mumia Escreveu:Possivelmente será o prob que tem ocorrido com as igniçoes das predator... "oxidação" tens de desmanchar... limpar o canhao todo mt bem lubrificar para n voltar a acontecer o mm e certeza que fica logo td resolvido ;)

pesquisa por aí nos DB's que tens em muitos essa situaçao e como a resolveram :)

Obrigado pela ajuda.
Já estive a procurar...
Vou ver o que consigo fazer.

Autor do tópico
CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver

Problema resolvido :)
MAS NOVO PROBLEMA :(

Cheguei a casa e liguei o disjuntor principal.
Aproveitei para lubrificar com spray (não tão bem como o "Mumia" disse, pois não tinha grande tempo...)
A mota ficou a funcionar normalmente.

Entretanto verifiquei que não tinha carregado nada durante a noite, pois ainda tinha os 2 leds verdes apagados.
Toca a colocar em carga, passados 2 ou 3 segundo ouço um barulho anormal: o carregador tinha pifado, novamente... lá tenho de contactar novamente o Mestre Ricardo...

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

ei ei ei eu falei de lubrificar mas o canhao da ignição :P nao o disjuntor lol :lol: :lol:

vaaaa calma que isso certeza q se resolve ;) vaaa toca a mudar isto pro teu DB ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver

Mumia Escreveu:ei ei ei eu falei de lubrificar mas o canhao da ignição :P nao o disjuntor lol :lol: :lol:

vaaaa calma que isso certeza q se resolve ;) vaaa toca a mudar isto pro teu DB ;)
O disjuntor desliguei-o de manhã, e voltei-o a ligar ao almoço - não fosse algo de (mais) anormal acontecer na minha ausência.
E o spray foi para o canhão...

Quanto ao DB, não tenho, pois não tenho paciência para isso. Mas vou acompanhando alguns...

Agora não sei é se hei-de comprar um carregador novo (+- € 200) ou mandar arranjar novamente o antigo (já custou 35 o arranjo anterior, agora são + € 15 pelo transistor que queimou + mão de obra e não sei se o Ricardo não encontrará mais problemas...; correndo o risco de aqui a algum tempo voltar a avariar e ter gasto o equivalente a 1 carregador novo).

Alguém sabe se cá em Portugal se consegue arranjar um carregador para a Predator com baterias de 60Ah?

Para já vou-me desenrascando com o carregador do vendedor da mota, mas o problema é que (além de ser emprestado) é de carregamento lento :? - é de uma das Predators originais com baterias de gel. Acho que ele já não a usa muito, pois está com pouca autonomia :( .

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Em primeiro lugar, os disjuntores não são interruptores, para andar sempre a ligar e desligar. Isso poderá fazer com que se avarie devido ao pico de corrente no momento de ligação, causado pelos potentes condensadores do controlador.

Em segundo, esse problema de ficar com as luzes acesas sem a chave estar em posição de ligada deve ter a ver com defeciencia na instalação electrica, e isso pode ser grave, ter muito cuidado!

Por fim, quero dizer apenas que um diario de bordo não deverá ser visto como uma obrigatoridade de descrever tudo o que acontece, mas apenas tudo o que a pessoa quiser.
Através dele, estando publicados seus historicos de falhas de comportamentos, poderá ser mai facil diagnosticar os problemas, e essa parte é uma mais valia para o proprietário, pois pode poupar uns cobres e algum tempo de espera.
Também pode vir a ser exemplo para mais alguém na mesma situação.
Também para uma futura venda, poderá ajudar a transmitir mais confiança ao novo comprador...
Entre muitas outras vantagens...

Em relação ao alimentador, pode ser que não seja tão grave assim, e o RJSC terá em atenção essa parte do preço (penso eu...)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
CesarFerreira
Membro Silver
Membro Silver

Jorge Rocha Escreveu:Em primeiro lugar, os disjuntores não são interruptores, para andar sempre a ligar e desligar. Isso poderá fazer com que se avarie devido ao pico de corrente no momento de ligação, causado pelos potentes condensadores do controlador.

Em segundo, esse problema de ficar com as luzes acesas sem a chave estar em posição de ligada deve ter a ver com defeciencia na instalação electrica, e isso pode ser grave, ter muito cuidado!

Por fim, quero dizer apenas que um diario de bordo não deverá ser visto como uma obrigatoridade de descrever tudo o que acontece, mas apenas tudo o que a pessoa quiser.
Através dele, estando publicados seus historicos de falhas de comportamentos, poderá ser mai facil diagnosticar os problemas, e essa parte é uma mais valia para o proprietário, pois pode poupar uns cobres e algum tempo de espera.
Também pode vir a ser exemplo para mais alguém na mesma situação.
Também para uma futura venda, poderá ajudar a transmitir mais confiança ao novo comprador...
Entre muitas outras vantagens...

Em relação ao alimentador, pode ser que não seja tão grave assim, e o RJSC terá em atenção essa parte do preço (penso eu...)!
Obrigado pelas preciosas informações.
Vou pensar seriamente em criar um DB :!:

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”