Potencia contratada para sistema fotovoltaico

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
ee04158
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta set 15, 2010 11:41 am

Potencia contratada para sistema fotovoltaico

Mensagem por ee04158 »

Bom dia,

Tenho um sistema de micro-produção de energia de 3,68KW.
A potência contratada que tenho é de 10,35KW.
Gostaria de diminuir a potencia contratada para o valor imediatamente abaixo que a EDP oferece que são os 6,9KW ficando com os paineis limitados à produção de 50%*Pot Contratada ou seja em vez de 3,68KW ficaria a produzir até ao limite de 3,45KW.

A minha duvida é o que é que o pessoal tem de potencia contratada?

Vale a pena baixar a potencia contratada poupando 5€ por mes na factura e prejudicando a produção de energia em 0,23KW? Este valor de prejuizo será significativo ou nao vale a pena?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Potencia contratada para sistema fotovoltaico

Mensagem por Volt »

Depende. Se estás a usar a MP em pleno com uma tarifa boa, provavelmente ganhas mais do que perdes. Experimenta fazer as contas. Se estás a atingir o limite, verifica quanto é que perdes. O limite anual (por ano civil) é de 2,4k * 3,68kWh = 8832kWh. No caso de passares para os 6,9: 2,4k * 3,45kWh = 8280kWh. Multiplicas pela tarifa e terás a tua resposta. Por exemplo: 8832 * 0,40€ = 3532,8€ e 8280 * 0,40€ = 3312€. Logo, com a tarifa de 0,40€ por kWh, quem atinge o limite anual perderia 220,80€ por ano. Se apenas poupa 5€ por mês, em 12 meses seriam 60 euros. 220,80 - 60 = 160,80€ de prejuízo. Troca a tarifa pela tua e verifica a tua produção anual. Só sabendo esses dados poderás responder à tua pergunta.

PS: E se já tens a MP instalada e o inversor for um dos que apenas dão para as instalações de 3,68, tens de trocar inversor e fazer nova inspecção. Duvido que valha a pena...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
ee04158
Novo membro
Novo membro

Mensagem por ee04158 »

Obrigado pela rapida resposta.
A instalação que tenho é de final de 2011 com a tarifa bonificada de 0,38€. Ja produziu 7700KWH desde que foi instalada. Tudo isto foi despoletado pq este ano de Jan2013 a Março nao obtive produçao. So tardiamente me apercebi. Fiz reboot ao inversor e já voltou a injectar potencia na rede. A potencia max que posso vender à EDP é de 3,68KW logo nao adianta trocar o inversor. O tarifario que tenho em casa é o EDP bi horario.
Conhece sistemas de monitorizaçao free de facil implementaçao?Estava a pensar numa pinça amperimetrica mas como tenho inversor instalado no jardim n é grande soluçao, Queria uma soluçao que evitasse que voltassem a acontecer situações como as dos meses passados.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Qual é o inversor? E já agora, qual a potência de painéis e qual a região do país?

Autor do tópico
ee04158
Novo membro
Novo membro

Mensagem por ee04158 »

Esta instalação foi efectuada pela Efacec Renovaveis na zona de Canidelo, Vila Nova de Gaia, Porto.

Potencia instalada =4600Wp.
Módulos Fotovoltaicos de 230Wp - UpSolar (ou equivalente) 20
Inversor de ligação à Rede Eléctrica ( 230Vac, 50HZ, 3680W )

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Com ou sem seguidor? Qual a marca e modelo do inversor?

Se é um inversor apenas credenciado para instalações de 3,68kWh, não "serve" para uma instalação de 3,45kWh.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Viva,

Atenção que a potencia no bonificado não pode ser alterada sem novo registo ! também não pode mexer na potencia contratada , porque a potencia que tem actualmente é o minimo para de poder ter uma micro com potncia de ligação 3.68 , para passar para 6.9 a potencia da micro teria que ser de 3.45 , alterar a micro significa novo registo e ao tarifiario deste ano ! , que nao é nada agradavel....

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”