Resolvi abrir um tópico para apresentar as minhas dúvidas para a instalação de um sistema fotovoltaico para autoconsumo. Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
Tenho duas hipóteses em mente:
1. Grid tie inverter até 500 w, usando o steca 500 e cerca de 400w de painéis. Tenho para já em vista 2 painéis de 195w com 36,5V de voltagem nominal/44,5V em circuito aberto, mas pelo que li mais vale instalar 4 de 100w em série e ir para voltagem DC mais alta, para obter maior eficiência, certo? O 500 aceita até 230V DC à entrada.
Pelas minhas contas com 400W de painéis aqui no litoral norte devo obter 350-450kw/ano, o que daria um payback entre 5 e 8 anos, nada mau. Quero manter este investimento bem abaixo dos 1.000€.
2. Ao investigar mais, verifiquei que posso comprar duas baterias 6V 600ah (Rolls) por cerca de 378€ + IVA cada uma (há-de haver melhor preço
A perda no inversor pode ser um problema, certo? Um de 5000w com 87% de eficiência tornaria o armazenamente disponível em cerca de 12kw, e é preciso passar cabos pela casa para os pontos de consumo.
Falta-me alguma informação importante? Qual a vossa opinião?