Começar pela escolha do motor ;)

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por rocheiro »

Boas ppl ja tive a ler alguns topicos e apesar da maioria repetido parece que a duvida se mantem.
Estou a pensar contruir um aerogerador 12v alguem ajuda a indicar um bom motor, por exemplo para um aerogerador equivalente a 100W qual é o motor mais indicado ?

quantos rpm deve ter no maximo
qual a voltagem que deve ter

julgo que sao esses os requesitos mais importantes que se deve ter na escolha do motor, mas deixo para os mais entendidos responder ;)


Peço ajuda a malta do sol para contribuir

Abraço ;)


Purpc
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: domingo set 23, 2012 5:59 am
Localização: Gondomar

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por Purpc »

Boas

Pelo que tenho lido, quando escolhes um motor verifica a que voltagem trabalha e a quantas rotações atinge com essa voltagem, de preferencia sem escovas e com nucleo autoexitado, os alternadores de carro normalmente não o são e para começarem a gerar corrente util teem de atingir +/- 1600 rpm, coisa dificil num aerogerador, a não ser que tenhas um conjunto de transmições e bastante torque, como num motor de um carro.
Para procurares
Exemplo :
Motor dc:
48v
1000 rpm ou n/min -1
Divides 48/1000= 0,048 v /rpm
Resumindo: neste motor vais ter 0.048v por revolução, para 12v voltes vais ter que rodar as 250 RPM, isto sem estares ligado a bateria.
Pelo que tenho lido o minimo deverá ser de 0.04 v/rpm.
Quando ligado a bateria( em load) o cenario muda.
Isto é so para a voltagem, depois disso tens a amperagem, lembra-te Potencia (W) = Voltagem (V) x Ampares (A).
Logo se queres 100w o motor que arranjares tera de fornecer 100w/12v=8,3amp, isto a uma rotação X.
Dica: tenta arranjar Servo motores, alguns geram muitos ampers a baixa rotação e aguentam bastantes amperes.
Espero ter ajudado


Sonhador_1962_
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 14, 2012 11:05 pm

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por Sonhador_1962_ »

Boas ,

Já vi alguma informação sobre um alternador de carro transformado com ímanes permanentes será que dessa forma ele carrega melhor a rotação baixa?

Cumps


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por rocheiro »

mas aí ja implica alguns conhecimentos para o fazeres....


Sonhador_1962_
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 14, 2012 11:05 pm

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por Sonhador_1962_ »

Pois é mesmo desses conhecimentos que ando a procura, já vi muita coisa sobre isso mas nada explicativo ao pormenor, assim como imanes a utilizar , penso que a bobinagem tambem tem de ser alterada mas nao sei o numero de espiras nem onde se compra esse fio etc, vamos lendo e tentando aprender aos poucos com o tempo...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas amigo!
Então está interessado em energia eolica!
Na minha opinião a melhor solução seria construir o próprio motor!
Ao preço que os geradores eolicos estão, acho muito mais barato, construir um de raiz.

A compra do material e o menos! Sei onde se compra tudo isto a preços muito bons.

O fio de cobre esmaltado e vendido ao quilo.
Também irias precisar de magnetos.
A resina de fibra de vidro, alguma fibra tb.
Alguns regulamentos, rodas de ferro para fixar os magnetos etc.

Mas a pessoa tem que saber o que está a fazer!

Tipo fio mais fino, com mais voltas, mais voltagem, mas fio muito fino, com muita corrente pode aquecer e estalar o verniz, e dar um curto-circuito.
Dar preferência a um fio de maior calibre, será mais caro! Mas vai suportar maiores correntes.

A interligação dos indutores tem que ser na ordem correta, os magnetos tb, não pode ser colocados a toa!

Os de cima e os debaixo, devem ser colocados com campos magnéticos opostos etc.

Se decidires construir um depois fala cmg!
Abraço, Bom Natal....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Começar pela escolha do motor ;)

Mensagem por rocheiro »

parece que estamos com mesmo pensamento lool estava exactamente a ver no youtube projectos de aerogeradores.

no ebay arranja se aerogeradores de 400w por 260 euros.... mas nao queria tar a gastar muito dinheiro, gostava de contruir mas nao esta muito facil em arranjar um bom motor.
Quanto ao fazer um nao tenho conhecimentos para isso :/

aerogeradores nos açores esta a bombar bem nos ultimos dias ;)

abraço

Responder

Voltar para “Energia Eólica”