TIAMA 3000W
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Autor do tópico - Membro Gold
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TIAMA 3000W
Na busca de um motor para a minha Evader , acabou por surgir num armazém em Lisboa uma mota cujos marca e modelo são completamente desconhecidos para mim , a marca é TIAMA e o modelo não é igual a nenhum que conheça, embora me pareça que já vi uma a CI idêntica.
Depois de ter chegado , foi toda desmontada e voltada a montar , tem zero kilómetros e nem os plásticos dos faróis foram retirados , a mota foi importada com mais algumas irmãs mas a empresa entretanto faliu, esta era última.
Alguns pormenores:
- É chinesa com baterias de gel
- Motor 3000W
- Travões de disco á frente e atrás
- Sem regenerativa ( por enquanto )
- Jantes 13"
- Pneus 130/60-13
- Espelhos fixos ( o vidro é que é ajustável )
- Espelhos com piscas integrados
- Botão de 4 Piscas ( qual a utilização numa mota? )
- O punho do acelerador tem um botão suplementar, mas que vem desligado.
- Carregador de 6A para chumbo e litio.
- Porta-luvas dianteiro com chave
- Gancho retráctil para sacos.
Hoje experimentei-a , e fiquei muito agradado , em relação á Evader , é maior , mais larga , tem mais espaço para as pernas , a posição de condução é mais alta o que é melhor para os meus rins , já que a Evader como varias vezes disse no DB causava-me dores nos rins ao fim de alguns kilómetros , achei a suspensão um pouco seca , o travão da frente brusco tipo interruptor e o traseiro macio de mais , e a mota é muito gira e tem alguns pormenores engraçados , tem ainda muito espaço debaixo do banco e as baterias estão bem colocadas não havendo aquela horrivel caixa debaixo dos pés que bate nos passeios, o espaço livre debaixo do banco leva-me a crer que esta mota a CI seria equipada com um motor de 125cm3 , ainda bem fico com uma mota com bastante espaço para equipar com um bom pack de litio sem ter que fazer cortes ou alterações.
Em relação á qualidade:
É francamente melhor em relação á Evader comparando-se ás restantes marcas a circular ,algumas fichas foram trocadas por outras que me inspiram mais confiança ( de origem automóvel) os pneus são os chinocas conhecidos , que se não causarem nenhum susto e/ou se não tiverem defeitos vou mantê-los , até porque estou traumatizado com mudanças de pneus.
E agora umas fotos, foram tiradas á noite , deepois coloco algumas de dia.
Depois de ter chegado , foi toda desmontada e voltada a montar , tem zero kilómetros e nem os plásticos dos faróis foram retirados , a mota foi importada com mais algumas irmãs mas a empresa entretanto faliu, esta era última.
Alguns pormenores:
- É chinesa com baterias de gel
- Motor 3000W
- Travões de disco á frente e atrás
- Sem regenerativa ( por enquanto )
- Jantes 13"
- Pneus 130/60-13
- Espelhos fixos ( o vidro é que é ajustável )
- Espelhos com piscas integrados
- Botão de 4 Piscas ( qual a utilização numa mota? )
- O punho do acelerador tem um botão suplementar, mas que vem desligado.
- Carregador de 6A para chumbo e litio.
- Porta-luvas dianteiro com chave
- Gancho retráctil para sacos.
Hoje experimentei-a , e fiquei muito agradado , em relação á Evader , é maior , mais larga , tem mais espaço para as pernas , a posição de condução é mais alta o que é melhor para os meus rins , já que a Evader como varias vezes disse no DB causava-me dores nos rins ao fim de alguns kilómetros , achei a suspensão um pouco seca , o travão da frente brusco tipo interruptor e o traseiro macio de mais , e a mota é muito gira e tem alguns pormenores engraçados , tem ainda muito espaço debaixo do banco e as baterias estão bem colocadas não havendo aquela horrivel caixa debaixo dos pés que bate nos passeios, o espaço livre debaixo do banco leva-me a crer que esta mota a CI seria equipada com um motor de 125cm3 , ainda bem fico com uma mota com bastante espaço para equipar com um bom pack de litio sem ter que fazer cortes ou alterações.
Em relação á qualidade:
É francamente melhor em relação á Evader comparando-se ás restantes marcas a circular ,algumas fichas foram trocadas por outras que me inspiram mais confiança ( de origem automóvel) os pneus são os chinocas conhecidos , que se não causarem nenhum susto e/ou se não tiverem defeitos vou mantê-los , até porque estou traumatizado com mudanças de pneus.
E agora umas fotos, foram tiradas á noite , deepois coloco algumas de dia.
- Anexos
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- DSCF0155.JPG (134.53 KiB) Visto 3602 vezes
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- DSCF0153.JPG (141.01 KiB) Visto 3602 vezes
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- DSCF0152.JPG (127.67 KiB) Visto 3602 vezes
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Agora o pormenor do botão ( vermelho) no punho do acelerador.
Está desligado mas em breve vai ser utilizado para controlar ou um CB , ou um booster.
Está desligado mas em breve vai ser utilizado para controlar ou um CB , ou um booster.
- Anexos
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- DSCF0157.JPG (138.14 KiB) Visto 3595 vezes
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Re: TIAMA 3000W
Mota nova, aventuras novas. Boa sorte com ela!
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: TIAMA 3000W
parece muito catita! ![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
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Re: TIAMA 3000W
Boa! Mota nova!
São boas novidades... vou ficar atento, pois certamente já estarão previstas algumas alterações interessantes!![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Boas rodadas!
São boas novidades... vou ficar atento, pois certamente já estarão previstas algumas alterações interessantes!
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Boas rodadas!
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere PT
MP 3,45Kw: 18x230W BAUER / Kaco 3600xiPT / DegerEnergie - VER ONLINE
VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
Ferreira do Zêzere PT
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VE: EcoLiberty 2.0Kw 40Ah Li - 18.000Km (13.000 a Litio)
AQS: NORQUENTE CF 300LT
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Lopes,
Bem podes ficar atento , pq vais fazer parte das alterações ,
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Bem podes ficar atento , pq vais fazer parte das alterações ,
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
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Re: TIAMA 3000W
Bela máquina aí tens . Tem a mesma potência da minha tens 5 baterias de gel ? Isso ainda é um bocado de peso. Como se porta nas subidas?
Live long and prosper!
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Re: TIAMA 3000W
Ui ... essa quando aparece numa concentração????
vai actualizando o DB
vai actualizando o DB
_________________________
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
ICEM4N
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Re: TIAMA 3000W
Muito bom aspecto, pois claro, é nova!
Boa sorte para os melhoramentos e bons kms!
Já agora, qual a tensão do pack, 48 ou 60V?
Também já estou a visualizar aquele botão vermelho a comandar um CB (tipo Lopes).
Boa sorte para os melhoramentos e bons kms!
Já agora, qual a tensão do pack, 48 ou 60V?
Também já estou a visualizar aquele botão vermelho a comandar um CB (tipo Lopes).
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Esta tem 4 baterias de gel , quanto ás subidas , para quem tinha uma de 1500W esta parece uma dragster , ainda só andei cerca de 2kms por isso não tenho ainda grande opinião pq ainda não a levei ás subidas a sério.
Deu para ver é que tem uma boa velocidade de ponta, mas primeiro quero aferir com um GPS.
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Deu para ver é que tem uma boa velocidade de ponta, mas primeiro quero aferir com um GPS.
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![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Última edição por tavares em segunda nov 19, 2012 12:16 am, editado 1 vez no total.
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Re: TIAMA 3000W
Hum isso a 48v 3000 w. Anda o que anda . Com 60v fica um avião ![Muito Feliz :-D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
![Muito Feliz :-D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
ICEM4N,
Irei aparecer numa concentração , mas esta mota é mais dificil de meter na minha carrinha pq é mais comprida, mas irei com um reboque.
Irei aparecer numa concentração , mas esta mota é mais dificil de meter na minha carrinha pq é mais comprida, mas irei com um reboque.
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Re: TIAMA 3000W
parabéns pelo "upgrade"
suponho que a imaginação agora está sempre a "magicar" nos melhoramentos !!!!
boas voltas nessa bomba
(((((queremos fotos de dia, claro))))
suponho que a imaginação agora está sempre a "magicar" nos melhoramentos !!!!
boas voltas nessa bomba
(((((queremos fotos de dia, claro))))
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Re: TIAMA 3000W
É ciclomotor ou motociclo?
PS: Há muita gente que critica as motas que não trazem botão de 4 piscas... Para alguns é essencial. Eu, honestamente, acho que pode ser útil para "transgredir" andando nas bermas, mas não é das coisas que mais falta faz...
.
PS: Há muita gente que critica as motas que não trazem botão de 4 piscas... Para alguns é essencial. Eu, honestamente, acho que pode ser útil para "transgredir" andando nas bermas, mas não é das coisas que mais falta faz...
![Sorridente :-)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
@ Volt,
A mota é ciclomotor .
Quanto ao botão , este não é dos 4 piscas , é dos 6 piscas
, porque acendem 3 de cada lado .
Não tenho andado muito nela , pq tenho andado na minha Quinta de volta dos castanheiros e oliveiras , mas quando chego á noite vou sempre andar um pouco , noto bastante a falta do botão junto ao punho direito que tinha na Evader para travar em regenerativa , o hábito tem-me levado a carregar no desta e claro buzina a apitar que até a mim me assusta.
Desembaraça-se muito bem em estrada e no trânsito , mas a subir parece a minha ex-1500W, leva-me a crer que esta mota tem um motor speed e não um torque , pessoalmente preferia um motor torque , pq daqui em diante passarei a fazer muita montanha , quando passar para as A123 vai levar um controlador diferente e programável.
A mota é ciclomotor .
Quanto ao botão , este não é dos 4 piscas , é dos 6 piscas
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
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Não tenho andado muito nela , pq tenho andado na minha Quinta de volta dos castanheiros e oliveiras , mas quando chego á noite vou sempre andar um pouco , noto bastante a falta do botão junto ao punho direito que tinha na Evader para travar em regenerativa , o hábito tem-me levado a carregar no desta e claro buzina a apitar que até a mim me assusta.
Desembaraça-se muito bem em estrada e no trânsito , mas a subir parece a minha ex-1500W, leva-me a crer que esta mota tem um motor speed e não um torque , pessoalmente preferia um motor torque , pq daqui em diante passarei a fazer muita montanha , quando passar para as A123 vai levar um controlador diferente e programável.
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Re: TIAMA 3000W
Boas
Porque a tua é ciclomotor e a minha de 3000w é motociclo?
Porque a tua é ciclomotor e a minha de 3000w é motociclo?
Live long and prosper!
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
É ciclomotor porque foi matriculada como tal , chapa amarela , poderia ter sido chapa branca , mas não sei pq não a matricularam assim , se fosse com potencia superior a 4kw , aí sim era motociclo.
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Re: TIAMA 3000W
Se não é indiscrição por quanto ficou a moto?
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Autor do tópico - Membro Gold
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Re: TIAMA 3000W
Por aqui tudo mal ou mais ou menos,
Como já disse pouco tenho andado com a mota porque preciso de transportar materias de e para a Quinta , mas no anterior Domingo pensei em levar a mota , e após ter andado 3 kilómetros a mota de repente cortou a potencia e parou , ao empurrá-la tinha a roda traseira presa , e o disjuntor desligou , vi logo que se passava alguma coisa de grave depois de voltar a ligar o disjuntor ao que se seguiu um estoiro lá para os lados do controlador.
Como não tinha chaves comigo , mas tinha um pequeno alicate , e por ter pensado que seria o controlador queimado , cortei os cabos que saiem para o motor , mas a roda continuou presa , pensei ou é o cabo em curto-circuito ou o motor queimou , cortei as braçadeiras que seguram o cabo ao braço da suspensão , puxei os fios um a um até que a roda soltou , era mesmo o cabo , levei a mota para a oficina e depois de desmontar lá estava a fase azul em CC com a fase amarela , mas também o controlador com 8 Mosfets queimados.
O cabo é fácil de resolver , isolando os fios uns dos outros com macarrão de fibra para temperatura, o controlador mandei vir os Mosfets ( P75NF75 ) que me custaram na totalidade de 10, 31,6€ , mas ao desoldá-los vi que a explosão de alguns desintegrou vários componentes que não consigo identificar , pelo que o controlador está inutilizado.
É chato pq continuo a ficar sem mota , mas esta mota esteve sempre para ser uma mota de upgrades constantes e assim começo já pelo controlador , virá a caminho um Kelly com Regen.
A seguir será um pack de A123, lá pela Primavera.
Como já disse pouco tenho andado com a mota porque preciso de transportar materias de e para a Quinta , mas no anterior Domingo pensei em levar a mota , e após ter andado 3 kilómetros a mota de repente cortou a potencia e parou , ao empurrá-la tinha a roda traseira presa , e o disjuntor desligou , vi logo que se passava alguma coisa de grave depois de voltar a ligar o disjuntor ao que se seguiu um estoiro lá para os lados do controlador.
Como não tinha chaves comigo , mas tinha um pequeno alicate , e por ter pensado que seria o controlador queimado , cortei os cabos que saiem para o motor , mas a roda continuou presa , pensei ou é o cabo em curto-circuito ou o motor queimou , cortei as braçadeiras que seguram o cabo ao braço da suspensão , puxei os fios um a um até que a roda soltou , era mesmo o cabo , levei a mota para a oficina e depois de desmontar lá estava a fase azul em CC com a fase amarela , mas também o controlador com 8 Mosfets queimados.
O cabo é fácil de resolver , isolando os fios uns dos outros com macarrão de fibra para temperatura, o controlador mandei vir os Mosfets ( P75NF75 ) que me custaram na totalidade de 10, 31,6€ , mas ao desoldá-los vi que a explosão de alguns desintegrou vários componentes que não consigo identificar , pelo que o controlador está inutilizado.
É chato pq continuo a ficar sem mota , mas esta mota esteve sempre para ser uma mota de upgrades constantes e assim começo já pelo controlador , virá a caminho um Kelly com Regen.
A seguir será um pack de A123, lá pela Primavera.