Dúvida sobre as baterias

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
RA02
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 28, 2011 2:39 pm

Dúvida sobre as baterias

Mensagem por RA02 »

Caros colegas,

Em conversa com dois comerciais de marcas diferentes que vendem bicicletas elétricas tipo scooters (exemplo: modelo Nexon à venda no Continente), foram-me referidas duas situações que passo a descrever:

- O comercial A disse-me que a voltagem de uma bateria é o fator fundamental para avaliar a capacidade de uma bicicleta elétrica fazer frente às subidas mais acentuadas, e que os amperes em quase nada contribuem para a "força" da bicicleta (apenas influenciam a autonomia)
- O comercial B disse-me que a amperagem de uma bateria é também fundamental para dar "força" nas subidas mais acentuadas.

Estou com dúvidas. Afinal o que é mais importante? Ou são as duas variáveis importantes (Volts e Amperes)? Ou há uma variável mais importante que outra? Existe alguma forma para avaliar estas situações?

Passando à prática, existem bicicletas tipo scooters com baterias de 48V x 12Ah, 48V x 20Ah e 60Vx12Ah. Qual destas baterias é melhor para fazer frentes a subidas acentuadas? Um comercial disse-me que a Nexon com uma bateria de 48V x 12Ah tem mais força que uma Voltrish London com uma bateria de 48V x 20Ah!! Confirmam esta situação?

Desde já agradeço a vossa paciência na leitura desta mensagem e eventuais respostas à mesma.

Abraço

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dúvida sobre as baterias

Mensagem por RJSC »

Ambos têm meia razão.
Não é muito fácil de entender para quem está fora da área.

A Capacidade, medida em Ah, que significa Amperes-hora (diferente de amperes apenas) define a autonomia, mas em função do consumo da bicicleta. Com uma bateria de 20 Ah, uma bicicleta que consuma 10A anda 2h e uma que consuma 20A anda 1 hora.

A corrente máxima de descarga, essa sim medida em Amperes (simplesmente) influência a força.
O que acontece é que vulgarmente uma bateria com mais capacidade (Ah) que seja do mesmo processo de fabrico, por ter placas mais largas também tem uma corrente máxima (A) maior.
No entanto, existem baterias com processo de fabrico diferente que apesar de terem menos capacidade, podem conseguir maior corrente de descarga.
Nas de lítio a corrente de descarga máxima é praticamente sempre explicitado, nas de chumbo, só as dos carros têm lá a corrente de arranque.

Nas dos carros vê-se bem a diferença ente capacidade (Ah) e corrente de descarga (A): por exemplo, uma bateria de 45Ah pode descarregar 300A no arranque.

A bicicleta com menos capacidade (autonomia) pode efetivamente ter mais força, porque isso depende não só da corrente máxima da bateria como também do consumo (potência) do motor e de limites impostos pelo controlador de velocidade.

Por exemplo, de nada serve ter uma bateria capaz de descarregar 50A se o motor só é capaz de consumir 20A.

A potência obtém-se multiplicando a corrente de descarga (A) pela tensão (V) e isso define a força da bicicleta.
Como não se sabe o consumo do motor, pode haver muita variação:

Se o motor consumir 5A na bicicleta de 60V: 60V x 5A = 300W
Se o motor consumir 6.25A na bicicleta de 48V: 48V x 6.25 A = 300 W também
Agora se o de 48V também consumir 5A aí terá menos potência (48x5=240W)

Olhando apenas à capacidade da bateria (Ah) só é possível concluir sem dúvidas que com a mesma tensão (48V), com o mesmo peso total (bicicleta + condutor) no mesmo percurso e à mesma velocidade, a bicicleta com mais capacidade (Ah) terá uma autonomia superior.

Para concluir sobre a força para subir é preciso conhecer o motor o controlador e as baterias.
A força depende não só das baterias como também do controlador e do motor. É o elo mais fraco neste conjunto de 3 que determina a força.

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

(Bem, isto é o que se chama concorrência! Mas como já tinha escrito o texto não o deito fora :roll:. Vai na mesma :lol:. Pelo menos usei valores diferentes :lol: :lol:)

Olá, (futuro utilizador de VE, presumo 8-))
Aqui vai a primeira...

O valor da tensão do pack é importante, pois existem vários modelos de motores, cada um a funcionar com o seu valor de tensão. Nessas scooters, os motores são iguais nas duas? A diferença é só nas baterias? Convém saber isso.

Antes de mais as "variáveis elétricas" - tensão (U), medida em Volt (V); intensidade (I), medida em Ampéres (A); potência (P), medida em Watt (W).
Depois, algumas expressões fundamentais do assunto - P = U x I; Q = I x t; P = E / t; E = P x t.

As baterias alimentam o motor. O valor da tensão do pack é importante para o fazer funcionar. Quanto mais Volt (V) ele tiver, mais potência ele conseguirá desenvolver. Por exemplo, dois motores. Um que funcione a 48V (dessa scooter) e outro a 72V (da Predator). Se ambos forem percorridos por uma corrente, digamos I = 10A, o primeiro debitará 48V x 10A = 480W de potência, enquanto que o segundo 72V x 10A = 720W.
Se estiverem a funcionar durante 1h, então o primeiro consumirá 480W x 1h = 480Wh = 0,48kWh de energia, e o segundo 720Wh, 0,72kWh. Portanto, para o mesmo valor de corrente, quanto mais V tiver o motor, mais energia ele gastará, mas também mais capacidade terá para subir um rampa por exemplo.

Os Ah representam a quantidade de carga que o pack das baterias pode debitar. "48V x 12Ah, 48V x 20Ah e 60Vx12Ah" quer dizer, respetivamente - 576Wh, 960Wh e 720Wh, para cada uma das hipóteses. Ou seja, entre os primeiros dois, conseguirás ter mais carga disponível para viajar no segundo. Mas, entre o primeiro e o terceiro conseguirás melhores prestações com o terceiro. Quanto maior for a tensão de funcionamento do motor, mais energia ele poderá transformar (em rotação da roda).

Eu diria que, se as tuas viagens forem num local plano, então a opção 2 será mais adequada, pois permitirá percorrer distâncias maiores (mais autonomia). Caso haja subidas, então convém ter um motor que funcione com uma tensão mais elevada. Como a tua pergunta é sobre isso, então acho que hipótese 60Vx12Ah será melhor, apesar de não ser a que te vai proporcionar maior autonomia.

Tenta saber as características de ambos os motores: a sua tensão e potência. Isso facilitará a futura "discussão"... ;).

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

pafi Escreveu:(...)Aqui vai a primeira...(...)
Agora passou a segunda!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Mensagem por freetv6969 »

O meu amigo deve lembra-se que está a falar de uma bicicleta com motor auxiliar.
Isso não é uma scooter e o seu controlador não está preparado para funcionar como tal.
O resultado depois são as baterias estouradas em pouco tempo, seja lá que modelo for.

Para fugir a esta situação só indo para os modelos de litio, e se realmente vai ter uma utilização diária e ainda por cima com subidas, esqueça usar baterias de gel, sejá lá a potência que tenha.

Comprar em supermercado é um risco por causa da assistencia, funde uma lâmpada e n tem para trocar, etc

Portanto se o seu panorama é o que descreve, é irrelevante o que lhe disseram.

cumps

free

RA02 Escreveu:Caros colegas,

Em conversa com dois comerciais de marcas diferentes que vendem bicicletas elétricas tipo scooters (exemplo: modelo Nexon à venda no Continente), foram-me referidas duas situações que passo a descrever:

- O comercial A disse-me que a voltagem de uma bateria é o fator fundamental para avaliar a capacidade de uma bicicleta elétrica fazer frente às subidas mais acentuadas, e que os amperes em quase nada contribuem para a "força" da bicicleta (apenas influenciam a autonomia)
- O comercial B disse-me que a amperagem de uma bateria é também fundamental para dar "força" nas subidas mais acentuadas.

Estou com dúvidas. Afinal o que é mais importante? Ou são as duas variáveis importantes (Volts e Amperes)? Ou há uma variável mais importante que outra? Existe alguma forma para avaliar estas situações?

Passando à prática, existem bicicletas tipo scooters com baterias de 48V x 12Ah, 48V x 20Ah e 60Vx12Ah. Qual destas baterias é melhor para fazer frentes a subidas acentuadas? Um comercial disse-me que a Nexon com uma bateria de 48V x 12Ah tem mais força que uma Voltrish London com uma bateria de 48V x 20Ah!! Confirmam esta situação?

Desde já agradeço a vossa paciência na leitura desta mensagem e eventuais respostas à mesma.

Abraço

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Eu acho que vale a pena complicar muito, o que faz subir um veiculo, seja ele a lenha, electrico, a combustão ou a pedais, é a potência que se aplica nas rodas, que normalmente é medida em watts, e claro que quantos mais watts, melhor sobe.

Isto tudo para dizer que esses comerciais estão um pouco off.... :D
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

Motor...segredo está no motor...e no controlador....sem um bom motor podes lá pôr o que quiseres...e pum não funciona...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

E_MAN Escreveu:Motor...segredo está no motor...e no controlador....sem um bom motor podes lá pôr o que quiseres...e pum não funciona...
Nem só, o segredo está em todos os componentes (bateria->controlador->motor), qualquer um deles desequilibrado -> pummm.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
RA02
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 28, 2011 2:39 pm

Mensagem por RA02 »

pafi Escreveu:(Bem, isto é o que se chama concorrência! Mas como já tinha escrito o texto não o deito fora :roll:. Vai na mesma :lol:. Pelo menos usei valores diferentes :lol: :lol:)

Olá, (futuro utilizador de VE, presumo 8-))
Aqui vai a primeira...

O valor da tensão do pack é importante, pois existem vários modelos de motores, cada um a funcionar com o seu valor de tensão. Nessas scooters, os motores são iguais nas duas? A diferença é só nas baterias? Convém saber isso.

Antes de mais as "variáveis elétricas" - tensão (U), medida em Volt (V); intensidade (I), medida em Ampéres (A); potência (P), medida em Watt (W).
Depois, algumas expressões fundamentais do assunto - P = U x I; Q = I x t; P = E / t; E = P x t.

As baterias alimentam o motor. O valor da tensão do pack é importante para o fazer funcionar. Quanto mais Volt (V) ele tiver, mais potência ele conseguirá desenvolver. Por exemplo, dois motores. Um que funcione a 48V (dessa scooter) e outro a 72V (da Predator). Se ambos forem percorridos por uma corrente, digamos I = 10A, o primeiro debitará 48V x 10A = 480W de potência, enquanto que o segundo 72V x 10A = 720W.
Se estiverem a funcionar durante 1h, então o primeiro consumirá 480W x 1h = 480Wh = 0,48kWh de energia, e o segundo 720Wh, 0,72kWh. Portanto, para o mesmo valor de corrente, quanto mais V tiver o motor, mais energia ele gastará, mas também mais capacidade terá para subir um rampa por exemplo.

Os Ah representam a quantidade de carga que o pack das baterias pode debitar. "48V x 12Ah, 48V x 20Ah e 60Vx12Ah" quer dizer, respetivamente - 576Wh, 960Wh e 720Wh, para cada uma das hipóteses. Ou seja, entre os primeiros dois, conseguirás ter mais carga disponível para viajar no segundo. Mas, entre o primeiro e o terceiro conseguirás melhores prestações com o terceiro. Quanto maior for a tensão de funcionamento do motor, mais energia ele poderá transformar (em rotação da roda).

Eu diria que, se as tuas viagens forem num local plano, então a opção 2 será mais adequada, pois permitirá percorrer distâncias maiores (mais autonomia). Caso haja subidas, então convém ter um motor que funcione com uma tensão mais elevada. Como a tua pergunta é sobre isso, então acho que hipótese 60Vx12Ah será melhor, apesar de não ser a que te vai proporcionar maior autonomia.

Tenta saber as características de ambos os motores: a sua tensão e potência. Isso facilitará a futura "discussão"... ;).
Desde já agradeço o vosso contributo e informação disponibilizada.

Informo que os motores são de 250W, e que a sua tensão varia em função da bateria: nas baterias de 48V a tensão do motor é de 48V, e nas baterias de 60V a tensão do motor é de 60V. Parece que há uma relação direta! Poderia ser diferente?

Pela fórmula P=U x I, a bateria de 48V x 20Ah dá o resultado de 960W, que é melhor do que a bateria de 60V x 12Ah=720W em termos de força nas subidas! Ou estou a pensar errado? Desde já peço desculpa pela ignorância!

Obrigado

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

RA02 Escreveu: Pela fórmula P=U x I, a bateria de 48V x 20Ah dá o resultado de 960W, que é melhor do que a bateria de 60V x 12Ah=720W em termos de força nas subidas! Ou estou a pensar errado? Desde já peço desculpa pela ignorância!

Obrigado
Volto de novo a frisar o que disse em cima: Ah (Amperes-Hora) é DIFERENTE de A (amperes).

Um caso que todos conhecerão bem é a diferença entre Km/h (Quilómetros por Hora) e Quilómetros (Km).
Um é Velocidade, outro é distância.

No caso que estou a falar um é Capacidade (Ah) outro é Corrente (A).

Por exemplo, 20 km podem ser feitos a 10 km/h e levar 2 horas ou serem feitos as 40 km/h e levar meia hora.

Nas baterias, uma bateria de 20 Ah, se estiver a descarregar 20A pode faze-lo por uma hora e se estiver a descarregar 10A pode fazê-lo por 2 horas.

Se o motor é só de 250 W: 250W/48V= 5.2 A.

Mas por vezes diz-se que o motor é de 250W só para cumprir com a lei, mas ele até é mais potente.
Legalmente um velocípede com motor só pode ter até 250W de potência, mas depois acaba por ser como com os ciclomotores, que legalmente só poderiam atingir 45 km/h e depois na prática são 60, 70 80 ou mais...
Ou como os inversores das microproduções, que nominalmente também só têm 3680W para cumprir com a lei no papel, mas depois debitam 3800W a 4000W, muitas vezes continuamente.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”