Protótipo - gerador eólico

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Prezados, já fiz algumas pesquisas sobre energia alternativa e, como disse em minha apresentação, penso ser a eólica a mais factível, no meu caso, por algumas conveniências. Por ex., eu gosto de ‘DIY’, possuo muitas ferramentas, tenho algumas habilidades nas áreas que já citei, etc. Considerei também o potencial eólico daqui onde moro, de regular para bom, mas essa avaliação é, no momento, por ‘achismo’, mas vou verificar depois com instrumentos. O que mais pesou na minha escolha foi o custo, pois percebi que a alternativa de aproveitamento da energia solar é ainda muito cara, principalmente aqui no Brasil.

Como tem que ser, para começar eu desejo fazer um protótipo, no qual pretendo usar um dos motores que possuo aqui. Nesse ponto, vou começar a precisar da ajuda de vocês que são mais experientes. Antes de pedi-la, quero deixar claro que sou leitor contumaz, mas reconheço que este fórum está pra lá de enorme, dada a quantidade de tópicos já existentes tratando, penso eu, de todos os assuntos concernentes. Isso é muito bom, mas apresenta uma dificuldade, que é encontrar algumas informações específicas, ou seja, aquelas para as quais não existe um tópico exclusivo, mas estão por aí, inseridas em textos dispersos. A ferramenta de pesquisa é boa, eu já a testei, mas seu uso não significa que teremos sucesso em todas as questões pesquisadas. Então, desde já peço desculpas caso eu pergunte sobre algo que já foi discutido, já contando com um pouquinho da paciência de todos vocês.

Bem, este protótipo que pretendo fazer servirá para eu entender como funciona o sistema eólico de geração de energia, não importando seu desempenho. Uma vez feito o protótipo, terei me familiarizado com a maioria das questões que envolvem o processo, podendo então passar a desenvolver o projeto principal. O meu objetivo é ‘zerar’ minha conta de energia. Isso pode parecer ambicioso numa primeira avaliação, mas, pelo volume de meu consumo, penso ser possível. Atualmente, meu consumo de energia é de 195 kWh/mês, sendo que esse valor corresponde a uma média anual.

Está aí o meu ponto de partida. Espero que, em breve, eu possa não apenas apresentar meus resultados, como também já estar apto a contribuir.


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Bem, dentre alguns motores que possuo aqui, separei três que penso poderem ser aproveitados para fazer um protótipo. Nesse ponto, gostaria de uma elucidação sobre qual deles seria o mais adequado. Eu fiz algumas fotos deles, então vou colocá-las aqui, se alguém puder me ajudar nessa definição eu ficarei muito grato.

O 1º é de refrigeração, daqueles usados em balcões de padarias, etc. Ele possuía uma hélice. Por dentro ele possui 8 estruturas parecidas ‘dentes’, só que são 4 mais largas e 4 mais estreitas, e o estator dele é estriado diagonalmente. Me parece que possui 4 bobinas. Foi o único que deu para eu fazer um teste, com uma polia grande (improvisada com madeira) ligada a uma furadeira. Não sei a quantos RPM ele chegou, mas acusou mais de 6 volts no medidor.
Especificações: 110v, 60Hz, 0,58 ampéres, 1620 RMP.
Anexos
Motor 01_c.jpg
Motor 01_c.jpg (142.19 KiB) Visto 4163 vezes
Motor 01_a.jpg
Motor 01_a.jpg (112.67 KiB) Visto 4163 vezes


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

O segundo motor é de uma lavadora, de um tipo conhecido aqui no Brasil como ‘tanquinho’. Abrindo-o pude ver que o rotor dele é liso e o estator possui 24 estruturas parecidas com as que chamei ‘dentes’ no 1º, só que mais estreitas. Tentei definir quantos pólos ele possui, pois tem os tais 24 ‘dentes’ mas o enrolamento me parece ser de 8 bobinas.
Especificações: 120v, 60Hz, 3,6 ampéres, 1630 RMP, 1/4 CV.
Anexos
Motor 02_a.JPG
Motor 02_a.JPG (133.62 KiB) Visto 4163 vezes


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Segue as outras fotos do 2º motor:
Anexos
Motor 02_b.jpg
Motor 02_b.jpg (147.83 KiB) Visto 4158 vezes
Motor 02_c.jpg
Motor 02_c.jpg (148.96 KiB) Visto 4158 vezes


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Finalmente, o 3º motor. Este é, na verdade, uma bomba hidráulica. Ele está completo, eu apenas desmontei a parte frontal dele, onde fica a bomba propriamente dita. Por dentro ele também possui os 24 ‘dentes’, mas não pude determinar quantas bobinas ele tem. O estator também é liso, e tem-se que ressaltar que é um motor muito pesado.
Especificações: 110v, 60Hz, 10,2 ampéres, 3500 RMP, 1 CV.
Anexos
Motor 03_c.jpg
Motor 03_c.jpg (123.77 KiB) Visto 4156 vezes
Motor 03_b.JPG
Motor 03_b.JPG (140.06 KiB) Visto 4156 vezes
Motor 03_a.jpg
Motor 03_a.jpg (145.4 KiB) Visto 4156 vezes


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Então, acho que 'falei' demais e não deixei muito clara a minha 1ª dificuldade, que é escolher um dentre esses três motores para fazer um protótipo de gerador eólico de energia. Se alguém puder me ajudar, agradeço imensamente.


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Será que é porque me enganei? Em alguns trechos eu falei em 'estator' quando queria dizer 'rotor'. À parte as inúmeras dúvidas iniciais, percebo que já estou acumulando dúvidas adicionais. Emfim, obrigado aos que, pelo menos por enquanto, visitaram este tópico.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Wolfire »

Então Heber DM, nenhum desses motores é adequado para um gerador eólico, visto que teria que adicionar imãs pemanentes no rotor e modificar os enrolamentos, e mesmo assim teria uma grande prisão manética.


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Wolfire, obrigado pelas considerações. Andei lendo bastantes tópicos aqui no fórum e já havia percebido essa possibilidade de baixa produção com qualquer um desses motores. Entretanto, meu objetivo inicial é produzir um protótipo, ou seja, um 'ensaio' para estudar todos os aspectos envolvidos na construção de um aerogerador. Com essa produção, alidada às novas informações que certamente serão adquiridas, penso que serei capaz de fazer um aerogerador que represente algo substancial em termos de produção de energia.

Nesse meio tempo, decidi utilizar o motor que era de uma lavadora (o WEG que chamei de 2º motor); ele não é muito pesado e, num outro teste que fiz aqui, ele apresentou saída de quase 8 volts na medição do multímetro. Penso ser um valor razoável pela precariedade do teste, falta agora medir a tensão, mas eu não sei como fazer isso, se alguém puder me dar uma dica...

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Wolfire »

Heber DM Escreveu:Wolfire, obrigado pelas considerações. Andei lendo bastantes tópicos aqui no fórum e já havia percebido essa possibilidade de baixa produção com qualquer um desses motores. Entretanto, meu objetivo inicial é produzir um protótipo, ou seja, um 'ensaio' para estudar todos os aspectos envolvidos na construção de um aerogerador. Com essa produção, alidada às novas informações que certamente serão adquiridas, penso que serei capaz de fazer um aerogerador que represente algo substancial em termos de produção de energia.

Nesse meio tempo, decidi utilizar o motor que era de uma lavadora (o WEG que chamei de 2º motor); ele não é muito pesado e, num outro teste que fiz aqui, ele apresentou saída de quase 8 volts na medição do multímetro. Penso ser um valor razoável pela precariedade do teste, falta agora medir a tensão, mas eu não sei como fazer isso, se alguém puder me dar uma dica...
Não entendi, disse que conseguiu quase 8v com um multimetro e depois diz que falta medir a tensão mas não sabe como faser?
Na verdade esse é um motor de inducão e não gera energia alguma sem modificações


Autor do tópico
Heber DM
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 23, 2012 12:52 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Heber DM »

Wolfire Escreveu:
Heber DM Escreveu:Wolfire, obrigado pelas considerações. Andei lendo bastantes tópicos aqui no fórum e já havia percebido essa possibilidade de baixa produção com qualquer um desses motores. Entretanto, meu objetivo inicial é produzir um protótipo, ou seja, um 'ensaio' para estudar todos os aspectos envolvidos na construção de um aerogerador. Com essa produção, alidada às novas informações que certamente serão adquiridas, penso que serei capaz de fazer um aerogerador que represente algo substancial em termos de produção de energia.

Nesse meio tempo, decidi utilizar o motor que era de uma lavadora (o WEG que chamei de 2º motor); ele não é muito pesado e, num outro teste que fiz aqui, ele apresentou saída de quase 8 volts na medição do multímetro. Penso ser um valor razoável pela precariedade do teste, falta agora medir a tensão, mas eu não sei como fazer isso, se alguém puder me dar uma dica...
Não entendi, disse que conseguiu quase 8v com um multimetro e depois diz que falta medir a tensão mas não sabe como faser?
Na verdade esse é um motor de inducão e não gera energia alguma sem modificações
Pois é, Wolfire, ainda cometo meus enganos de nomenclatura, quando disse 'tensão' eu queria dizer 'corrente'. Ou seja, vi no multímetro os 7,8v mas não sei como medir a amperagem.

Quanto a esse tipo de motor não gerar energia alguma sem modificações, fico agora curioso para saber o que são esses quase 8v registrados pelo multímetro. O 'teste' foi coisa simples: improvisei uma polia e uma correia e fiz o motor, ligado a um multímetro, girar com uma furadeira. E apareceu lá, no visor do multímetro, à medida que o giro do motor oscilava, também oscilava a tensão registrada.

Abraços.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Protótipo - gerador eólico

Mensagem por Wolfire »

Heber DM Escreveu:
Wolfire Escreveu:
Heber DM Escreveu:Wolfire, obrigado pelas considerações. Andei lendo bastantes tópicos aqui no fórum e já havia percebido essa possibilidade de baixa produção com qualquer um desses motores. Entretanto, meu objetivo inicial é produzir um protótipo, ou seja, um 'ensaio' para estudar todos os aspectos envolvidos na construção de um aerogerador. Com essa produção, alidada às novas informações que certamente serão adquiridas, penso que serei capaz de fazer um aerogerador que represente algo substancial em termos de produção de energia.

Nesse meio tempo, decidi utilizar o motor que era de uma lavadora (o WEG que chamei de 2º motor); ele não é muito pesado e, num outro teste que fiz aqui, ele apresentou saída de quase 8 volts na medição do multímetro. Penso ser um valor razoável pela precariedade do teste, falta agora medir a tensão, mas eu não sei como fazer isso, se alguém puder me dar uma dica...
Não entendi, disse que conseguiu quase 8v com um multimetro e depois diz que falta medir a tensão mas não sabe como faser?
Na verdade esse é um motor de inducão e não gera energia alguma sem modificações
Pois é, Wolfire, ainda cometo meus enganos de nomenclatura, quando disse 'tensão' eu queria dizer 'corrente'. Ou seja, vi no multímetro os 7,8v mas não sei como medir a amperagem.

Quanto a esse tipo de motor não gerar energia alguma sem modificações, fico agora curioso para saber o que são esses quase 8v registrados pelo multímetro. O 'teste' foi coisa simples: improvisei uma polia e uma correia e fiz o motor, ligado a um multímetro, girar com uma furadeira. E apareceu lá, no visor do multímetro, à medida que o giro do motor oscilava, também oscilava a tensão registrada.

Abraços.
Se usou um multímetro digital até segurando as duas pontas de prova com os dedos vai aparecer algums milivolts. Em que escala estava o multímetro? CC CA? mas de certeza que aí não conseguiu nada. Se conseguiu 8.00v em ves de 0.08v :o .

Responder

Voltar para “Energia Eólica”