Formas de evoluir o Mobi-e

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Formas de evoluir o Mobi-e

Mensagem por david_neves »

Sinto-me na obrigacao de divulgar este mail que enviei ao mobi-e:

Bom tarde,vejo que o vosso slogan é a Mobilidade eléctrica, tendo o território continental uma extensão máxima, em comprimento, de 561 Km e de 218 Km, em largura, visto que 90% dos veículos eléctricos em Portugal tem uma autonomia de 100km(ou menos) e se forem perto da sua velocidade máxima apenas conseguem fazer 50km porque não instalar a cada 50km um posto mobi-e assim concretizando o vosso slogan.
A Limitação dos 16 amperes é algo que não se adapta ao uso dos veículos eléctricos. Um valor entre os 48 e os 64 amperes seria muito mais útil,um nissan leaf demora 8 horas e uma vectrix Li+ 6horas a completar um carregamento a 100%, durante esse tempo ninguém mais pode carregar no posto por vários motivos, primeiro a segunda tomada é sempre uma mennekes de 7 pinos que não interessa a ninguém penso que apenas o adaptador ronde os 500euros, segundo motivo quem vai trabalhar e deixa o carro ou mota no posto mobi-e (e ate talvez siga o resto do caminho de metro ou não se possa dirigir ao posto para desligar e retirar o veiculo) e apenas precisava de uma carga de duas ou três horas, o posto considera-se ocupado ate ao momento que o dono da viatura passe o cartao e confirme a sua saida , terceiro motivo quando já não estamos dentro de Lisboa ou do Porto normalmente apenas existe um posto de carga com duas saídas visto que uma delas ninguém tem o adaptador, ficamos com apenas um ponto de carga limitado a 16amperes(mesmo eu tendo uma tripla sempre comigo posso gentilmente ajudar outro companheiro mas possivelmente tenho que duplicar o meu tempo de espera e quando for a pagar estarei eu a oferecer uma carga ou a rejeita-la ) porque não utilizar as infra-estruturas existentes e nas próximas já não cometer o mesmo erro e em cada posto ter 4 ou mais saídas normais de 3 pinos industriais de ambos os lados não seria um avultado investimento ,a distancia não será um problema todos nos temos nos nossos veículos uma extensão muito por culpa de termos que pedir cargas em cafés,restaurantes ou em casa de algum privado que tenha a gentileza de a ceder.

Os postos mobi-e que normalmente se encontram nos centros comerciais por exemplo: o do C.C. dolce vita tejo, qualquer pessoa pode desligar(já tem acontecido) ate roubar o adaptador Cee de 3 pinos o que muitas vezes nos obriga a ficar de vigia em vez de desfrutar do uso do centro comercial isto torna se outra limitação que não devia existir, imaginemos que essa pessoa depois precisa de ir trabalhar... vai chegar 3 ou 4horas atrasado, isto senão tiver que ir comprar um adaptador industrial Cee de 3pinos. Quando retiramos da ficha o nosso carregador, senão ficarmos a segurar a tampa da tomada do posto mobi-e e desligarmos com todos os cuidados aparece entrada forçada e o posto considera-se indisponível encontrei também problemas na estimativa de kw/h consumidos da ultima vez foi cerca de 12 vezes a mais do que é possível, neste momento são apenas números mas se o dispositivo de leitura não funcionar correctamente e for me debitado no cartão 25euros em vez de 2.08euros, eu sou do tipo de utilizador que não iria utilizar um serviço que tinha que reclamar a quase cada viagem ou possivelmente ter que contratar um advogado para provar que seria fisicamente impossível eu ter utilizado essa quantidade de energia.

O Site mobi-e parece-me muito bem conseguido para quem não usa um veiculo eléctrico, a partir do momento que fazemos o login o site devia ser mais funcional, guardar a ultima pesquisa do nosso trajecto assim quando estivéssemos em viagem se um posto se tornasse indisponível ou ocupado, no mesmo minuto devia ser actualizado e enviado gratuitamente por sms e também e-mail que esse posto deixou de funcionar ou fico ocupado e qual das tomadas ainda está disponível e quando voltasse a ficar activo fossemos novamente informados, é bom relembrar que nem as seguradoras ou mobi-e se responsabilizam pelo utilizador ficar sem bateria a frente de um posto indisponível. Apenas com um clique ou dois cliques devia ser possível ,no mapa, ligar 1 ou 2 pontos de carga quem sabe 9, quem desejasse ir de Lisboa ao Porto. A actualização dos postos esta a ser quase na totalidade pelos utilizadores que nos leva inúmeras horas(pode ser visto no fórum novaenergia e também no electromaps).Hoje quando fiz o login ainda não estava nenhum consumo registado, isso demonstra a velocidade de actualização do site. Apenas a policia poderá lidar directamente com o vandalismo dos nossos pontos de carga, mas indirectamente também e possível mudarem as frágeis portas de plástico por outros materiais mais resistentes e mudar a tranca da porta, não e a primeira vez que passo o cartão para concluir o carregamento e a porta continua fechada.No ponto de carga em Belas, foi-me vedada a entrada e o segurança nem saiba que exista um ponto de carga, nem sequer o que era o mobi-e ou electromaps apenas confirmou a morada e impediu a entrada. O mobi-e parece estar bem focado em quem usa o veiculo eléctrico com segunda viatura apenas para ir trabalhar especialmente em Lisboa e no Porto, agora falta cativar os portugueses a usar como primeira viatura(e terem uma segunda viatura a combustíveis fosseis para quando o eléctrico não se Adequar) em especial Porto-Lisboa, Lisboa-Algarve e depois encaminharmos para mais pontos de carga para conseguirmos chegar aos nossos lindíssimos parques naturais e também as nossas praias.
Como pioneiros devíamos pensar diferente do resto de Portugal, se pensarmos a 10/15 anos, nós utilizadores vamos ficar mais satisfeitos e decerto será mais fácil de convencer quem se move a combustíveis fosseis a fazer a mudança se tiverem mais condições para ir trabalhar como conseguir ir a qualquer ponto em Portugal. O mobi-e com mais clientes decerto que ia conseguir maiores margens de lucro do que pensam ter nos próximos anos ao instalarem por exemplo as mudanças em cima ou apenas parcialmente(quem sabe ate encontrarem alternativas melhores de evoluírem) vão investir menos do que previsto porque como já tem acontecido instalarem numa rua só tomadas mennekes e voltarem passado uns meses para instalar metade de tomadas industriais de 3 pinos, sai mais caro e precisa-se mais Mao-de-obra, do que ser feito bem logo a primeira.

Sem mais assunto, Cumprimentos David Neves

Ps:o motivo que me levou a redigir finalmente este email é porque agora que recebi o vosso cartão, pensei em participar num encontro de veículos eléctricos em Estarreja, são cerca de 260km donde me encontro, como não existe postos numa linha recta por exemplo que ligue Lisboa ao Porto directamente mesmo tendo uma velocidade máxima acima dos 80km/h reais e conseguindo carregar completamente a minha mota em 1h40minutos,ao considerar que teria que efectuar no mínimo 7 ou 8 paragens para carregamento (será mais de 20horas de viagem), em vez de 5 paragens, caso houvesse uma alternativa mais curta são 6 a 9 horas a mais de viagem. Para finalizar, em jeito de comparação o meu colega com 50anos foi este fim de semana passado em grupo de bicicleta de Lisboa ao Algarve e consequente voltou para Lisboa no domingo, teve mais do dobro do tempo, mas fez certamente o dobro dos quilómetros isto tudo a pedalar.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”