Batlight

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro
Registado: sexta jun 23, 2006 12:33 pm

Batlight

Mensagem por VitorPedroO »

Boa noite,

Tenho andado um pouco afastado deste forum porque a verdade é que estou desiludido com a minha scooter (Batlight Flash 2000) que já levou umas baterias novas (quando tinha 2300 km) e que mesmo assim tem uma autonomia que para chegar aos 30km tenho que andar devagar (muito devagar)
Depois do quinhentos euros das baterias e um carregador queimado e o local onde a comprei encerrado, tenho que recorrer a lago que não me faça gastar mais dinheiro, senão é desta que desisto de andar a poluir menos!
Moro a norte do Porto cerca de 18 km na N14... que me puder ajudar, agradeço!

Atentamente,
Vitor Oliveira

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Re: Batlight

Mensagem por zointz »

Olá Vitor,
A maior parte das pessoas que conheço acha que os veículos elétricos podem ser para todos, eu não partilho dessa opinião pois acho que são necessário conhecimentos que ainda não fazem parte do nosso senso comum, a titulo de exemplo, se desses uma batedeira elétrica a um homem de uma tribo sem conhecimentos nenhuns o mais provável era magoar-se/avariar o equipamento sem perceber sequer o que havia de fazer, escusado será dizer que qualquer pessoa que viva em ambiente citadino não tem duvidas de como operar uma batedeira corretamente, hoje isso chama-se senso comum, mas na realidade faz parte de uma aprendizagem natural coletiva.

Assim sou da opinião a maior parte das pessoas que têm maus resultados com VE são pessoas que ainda não adquiriram os conhecimentos necessários para conseguirem ter sucesso na sua utilização.

Não sei se te enquadras nesta categoria, mas do que descreves em que tens a substituição das baterias com 2300km ás tuas custas indica-me que poderás ter baterias de chumbo e mais á frente ao indicares a autonomia máxima das mesma parece-me que não estás familiarizado com essa tecnologia e talvez para as tuas necessidades não tenhas comprado a tecnologia correta.

O que vou dizer já foi falado muitas vezes no fórum, portanto nada de novo a acrescentar mas sim a relembrar.

A tecnologia das baterias de chumbo tem uma característica interessante (razão pela qual continua a ser usada em todos os automóveis) que é:

As baterias de chumbo gostam de estar sempre com a carga a 100%

Outra característica do chumbo e esta já não é tão interessante, é que cada vez que descarregam abaixo dos 80% estragam-se bastante, assim e de uma forma mais ou menos consensual, para os utilizadores de VE's com baterias de chumbo recomenda-se:

Sempre que possível carreguem o VE, isto é muito importante

e mais uma

Não utilizar mais de 50% da autonomia máxima

Se isto foi feito mais ou menos á risca, acabas por ter baterias para durarem 7000 a 10000kms, sendo que para atingir estes valores, testes de autonomia máxima são proibidos.

Com esta informação espero ter ajudado a explicar parte dos teus problemas e ajudado outros que tenham duvidas, a parte do teu carregador ter avariado, poderá ser azar, afinal o material é chines e pode acontecer, tb podes verificar se tens ventilação adequada no local onde o carregador está.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas
Não desanimes. Tens é de aprender a usa-la . Eu não tenho esperiencia em veiculos elétricos , ainda mas pelo que tenho lido. Tens de moderar a velocidade, e os km precorridos com uma só carga. Pensa que estas a andar de bicicleta e quanto mais rapido fores mais te vais cansar , e com os km vais ter mais sede. 8-)
O mesmo acontece com as eletricas , não podes andar como se fosse moto a gasolina.
Melhores dias virão :mrgreen:
Live long and prosper!

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

Desde início que tenho isso tudo em mente..., acontece que não tenho ninguém nas redondezas com conhecimento de VE's para neste momento me dizer se está tudo ou se por exemplo um dos módulos de baterias está por algum motivo avariado.
Os 2300km foram quase sempre feitos com mais de meia carga uma vez que fazia cerca de 32km e punha à carga...
As novas ainda nunca descarregaram a 100% e noto que com 24km já estão muito em baixo (pior que as primeiras).
Os VE's deviam ser para todos e quando comprei a scooter falava-se que esta marca iria até ter assistência em todo o lado (chegou a ser dito que poderia ser na Precision)
Ao fim destes anos, nada!!!
Sei que vou continuar a andar de VE até ao limite das possibilidades, mas se me dizem que carregar a bateria de 32 em 32 km (a autonomia dizem ser de 50km), nos dias de frio baixar a fasquia e mesmo assim é mau tratamento das mesmas que a culpa é minha não tendo assistência técnica?!?!?! Então VE´s serão só para entendidos na matéris!!!!
Assim nunca se irá democratizar este segmento... As grandes marcas tornam este produto brinquedos para a élite uma vez que tem preços absurdos e quem tenta ir por uma coisa mais em conta tem que ser técnico e ter oficina em casa. :shock:
Assim não teremos apenas um longo caminho a percorrer, será sinuoso e íngreme!!! :(
No entretanto vou ver se arranjo um mecânico electricista que possa avaliar a situação!!!!
Atentamente,
Vitor Oliveira!

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

VitorPedroO Escreveu:Desde início que tenho isso tudo em mente..., acontece que não tenho ninguém nas redondezas com conhecimento de VE's para neste momento me dizer se está tudo ou se por exemplo um dos módulos de baterias está por algum motivo avariado.
Os 2300km foram quase sempre feitos com mais de meia carga uma vez que fazia cerca de 32km e punha à carga...
As novas ainda nunca descarregaram a 100% e noto que com 24km já estão muito em baixo (pior que as primeiras).
Os VE's deviam ser para todos e quando comprei a scooter falava-se que esta marca iria até ter assistência em todo o lado (chegou a ser dito que poderia ser na Precision)
Ao fim destes anos, nada!!!
Sei que vou continuar a andar de VE até ao limite das possibilidades, mas se me dizem que carregar a bateria de 32 em 32 km (a autonomia dizem ser de 50km), nos dias de frio baixar a fasquia e mesmo assim é mau tratamento das mesmas que a culpa é minha não tendo assistência técnica?!?!?! Então VE´s serão só para entendidos na matéris!!!!
Assim nunca se irá democratizar este segmento... As grandes marcas tornam este produto brinquedos para a élite uma vez que tem preços absurdos e quem tenta ir por uma coisa mais em conta tem que ser técnico e ter oficina em casa. :shock:
Assim não teremos apenas um longo caminho a percorrer, será sinuoso e íngreme!!! :(
No entretanto vou ver se arranjo um mecânico electricista que possa avaliar a situação!!!!
Atentamente,

Vitor Oliveira!

Boas,
Bom acho que me expliquei mal, eu não disse como eu desejava que as coisas fossem, apenas dei a minha opinião de como eu acho que as coisas são. Relativamente ao que relata em tudo existe sempre os pioneiros e depois democratiza-se e mais uma vez é a minha opinião.

Relativamente ao seu veiculo, acho que o valor que refere de autonomia é muito optimista, já nos veiculos vulgares (CI's) se fala em consumos que ás vezes nem a empurrar se consegue, e embora não conheca as baterias que equipam a sua moto, é bem provavel que esses 32km representem 75% ou + de descarga. e se já nota com 24km que se queixam, então será natural que a capacidade da bateria tenha diminuido e que esteja a descarregar perto dos 100%.
Para terminar, fiquei a pensar que ficou zangado comigo, queria só salientar que está a zangar-se com o mensageiro. ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Eu continuo a achar que há muitas discussões onde se confundem motas chinesas com VE... Já disse várias vezes, mas não me importo de repetir: Quem quer ter um veículo com o qual não tem de ter grandes cuidados (ou conhecimentos), não pode comprar uma mota chinesa. Eu ando na minha mota eléctrica (não-chinesa) da mesma forma que ando numa a gasolina, excepto no que diz respeito às idas à bomba de gasolina... :-D.
Já fiz 74 mil quilómetros de VE e não sou mecânico, nem electricista, nem entrei neste mundo a perceber do assunto. :-).

As garantias são essenciais e, acho que este é mais um caso onde elas foram subvalorizadas...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

Boas,
Aqui não quero zangar-me com ninguém!
Antes pelo o contrário... Acho que por aqui só andam pessoas que se interessam pelo assunto e que duma forma ou doutra contribuem para melhorar o mudo VE em Portugal!
Agora que é chato andar a despender dinheiro sem resultados... isso é!
Acabo de ler o diario de bordo de Jorge Rocha e vou ter que conhecer pessoalmente esse senhor a ver se me resolve o problema!
Para mim chega 100 km de autonomia... :D
Marcopns, obrigado pela dica.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

VitorPedroO Escreveu:Boas,
Antes pelo o contrário... Acho que por aqui só andam pessoas que se interessam pelo assunto e que duma forma ou doutra contribuem para melhorar o mudo VE em Portugal!
Acabo de ler o diario de bordo de Jorge Rocha e vou ter que conhecer pessoalmente esse senhor a ver se me resolve o problema!
De nada.
Isto nada tem a ver com o facto da mota ser chinesa ou não. As baterias de chumbo equipam os VEs desde os primeiros tempos, mas nunca foram rentáveis. Um VE equipado com baterias de chumbo fica mais caro que a gasolina. Apenas podemos criticar o Homem por continuar a impor uma tecnologia de baterias inventada em 1859, tanto nos VEs como nos carros de combustão... nesse ano sim, era tecnologia de ponta!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

nada de desanimar.. isso com a ajuda do ppl aqui do forum e com os mais conhecedores, vais ver que vais ter uma nova "imagem" quer dos VE's quer da tua mota ;)

va volt percebo-te... mas as carteiras nem sempre dao pra isso... :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:

Vitor
Calma! ;)

Os problemas somos nós que os criamos, mesmo que seja com a melhor intenção. Esta comunidade melhorou muito e vamos tentar mantê-la assim. Irá falar-se certamente de soluções.

Ainda não percebi onde é a tua localidade. Eu estou em Rio Tinto! Não tenho conhecimentos técnicos, mas tenho bom-senso. E unidos, podemos ir longe!
Já deves ter notado que andamos a tentar que o VE, sobreviva a esta "crise". Não é fácil, mas é possível.
As tuas baterias são mesmo de chumbo? Que tipo de declive encontras diariamente? A que velocidade costumas circular?
São pequenos/grandes, pormenores mas que contam.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

VitorPedroO Escreveu:Boas,
Ora viva VitorPedroO!
Terei todo o gosto em conhecer-te, e a minha Flash também gostará de ver sua irmã!
Problemas todos podemos ter, quer seja de mota electrica ou a gasolina, de carro, ou até mesmo a pé, mas o importante é que podemos transmitir nossos conhecimentos a outros para que eles não tenham que passar por tudo o que passamos.
Existe uma grande falha nos VE`s que é a falta de conhecimento de parte de quem vende, tendo apenas interesse em ganhar dinheiro rapido!
Só tenho pena não teres acompanhado este forum mais cedo, e poderias ter poupado esses quinhentos euros em chumbo.
Para que possas ficar com autonomia de 100 kms, terás que ter baterias com a capacidade de 3100Wh, aproximadamente 60Ah X 16 celulas em série (3,2V cada).
Podemos marcar um encontro por esses lados, eu passo muito por aí!
Abraço
Tudo por um mundo mais limpo!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

E disto que gosto de ver a entreajuda que existe por aqui. 8-)
Porque sozinhos custa mais a chegar ao objectivo 8-)
Live long and prosper!

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

Como vês a comunidade funciona! Dá mais pormenores da vida e necessidades do teu VE. Mesmo que te pareça que não adianta, permitirá a outros orientar melhor a sua escolha. E ajuda os mais experientes a aconselhar melhor!
Confiança.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Pronto o jorge vai por a flash do vítor a fazer porto coimbra sem precisar d olhar para a tomada d electricidade

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Live long and prosper!

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Entreajuda VE ao mais alto nível! Boa sorte e que os problemas se resolvam depressa ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

Boas,

Eu sou muito fraco a trabalhos manuais e eletricidade... bem não percebo nada... baterias... muito menos!!
Sou da Trofa (cerca de 19 km a norte do Porto). A rotina da mota neste momento é mesmo só andar por perto... ir e vir do trabalho cerca de 12 km.
Mas se por acaso pegar nela para mais alguma coisa muitas das vezes tenho que poupar e andar devagar para chegar a casa!
A minha intenção era ter um meio de transporte que fizesse perto de 100km que nunca faço mais do que isso num dia... até já dava para eu ir à praia nela!
Trabalho em turnos rotativos... quando saiu ou entro à noite, sem transito, encosto o punho à partida e só desencosto para cruzamentos, rotundas e quando chego a destino!
Ultimamente não tem sido assim... porque mesmo com as baterias novas não dá...

O melhor será eu levar a scooter a Aveiro e se Jorge Rocha tiver disponibilidade e vontade... altera a minha Flash 68-HP-87 e depois já poderei vir nela de Aveiro!!!

Mas isso será melhor falarmos pessoalmente. Posso ir a Aveiro (estarei em Águeda dia 11 deste mês). É perto.

Se acha que esta ideia tem viabilidade, mande-me uma MP com o seu contacto que eu ligo-lhe hoje mais para o final do dia!

Agradeço o apoio do ppl do forum...

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Volt Escreveu:Eu continuo a achar que há muitas discussões onde se confundem motas chinesas com VE...
Ó Volt então?? Até me ofendes!! :lol: :lol: Olha que a minha chinesa desde que levou com o litio que parece outra, mas continua a ser uma chinesa! :P Mas pronto, confesso que para fazer essa alteração precisei de ter conhecimentos para isso, e alguma (muita) ajuda que encontrei aqui no forum! ;)
VitorPedroO Escreveu:Acabo de ler o diario de bordo de Jorge Rocha e vou ter que conhecer pessoalmente esse senhor a ver se me resolve o problema!
Vitor vais ver que tudo se resolve, e agora que o Jorge Rocha parece mais uma vez disposto a ajudar, estás bem entregue! ;)

A mota do jorge é só um exemplo... consegues encontrar outros aqui no forum para motas similares à tua, como o caso do civic ou da minha, que embora de outra marca são "iguais" à tua. Também nós mudámos para litio, porque de facto as informações de autonomia que por vezes são anunciadas são muito sub-valorizadas, principamente neste segmento com baterias de chumbo. No meu caso também precisava de fazer cerca de 30Kms diários e tenho a perfeita noção que nos ultimos kms já estaria a incumbir esforço nas baterias e estas não iriam durar muito... chegar aos 50kms anunciados é estragar!

Eu instalei um pack de litio um pouco mais pequeno que o do jorge, que cabe perfeitamente no espaço onde tens as actuais baterias e que me dizem que dá (sem estragar) para fazer 60/70kms. O máximo que já fiz foi cerca de 50kms sem problemas, e sem notar perdas de rendimento. Faço regularmente cerca de 30kms diários sem qualquer problema e neste momento até nem estou a andar muito e só conto com perto de 1000kms desde que mudei para litio - mas até agora sem problemas e nada arrependido do investimento! ;) A titulo informativo a minha conversão (com 16 celulas de 40Ah) ficou em cerca de 900€.

E não te preocupes que não tarda nada estás ai um verdadeiro conhecedor de VE's! ;)

Abraço e boas voltas elétricas!

Autor do tópico
VitorPedroO
Membro
Membro

900€! outch que isso dói... já não devia era ter gasto os últimos 500... agora vou deixar acabar estas baterias e depois mudo para litio.
Já agora, alguém me sabe dizer onde posso comprar um contador para ver que gasto estou a ter com a minha scooter? E preço?
Ouvi falar num de 10€ no Lidl (passo a publicidade) mas nunca encontrei nada!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Que modelo de baterias são essas que custaram 500€? Qual a tensão e Ah delas?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”