ESAC quer apostar na produção de biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

ESAC quer apostar na produção de biodiesel

Mensagem por luimio »

escola superior agrária de coimbra quer apostar na produção de biodiesel


28-11-2006
dora loureiro

aproveitando óleos usados nas cantinas, a esac está a produzir biodiesel, que utiliza nos tractores. o objectivo é rentabilizar a unidade, pioneira na região, e criar outras.
a escola superior agrária de coimbra (esac) criou uma unidade de produção de biodiesel que, aproveitando os óleos usados nas cantinas dos serviços de acção social do instituto politécnico, está a produzir biocombustível que é utilizado nas máquinas agrícolas daquele estabelecimento de ensino.
ao apresentar o projecto, ontem, numa conferência de imprensa realizada na esac, torres farinha, presidente do instituto politécnico de coimbra (ipc), realçou, por um lado, “a postura ecológica” e “pedagógica” da escola, e, por outro, “as potencialidades” da unidade, que a escola pretende rentabilizar.
“é uma iniciativa louvável”, sublinhou torres farinha, ao salientar que a utilização dos óleos queimados permite aproveitar resíduos de difícil eliminação, contribuindo para proteger o ambiente e, ao mesmo tempo, a unidade apoia os cursos da escola. a esac está a cumprir “a sua função de transmitir conhecimento, de mostrar como se faz”, acentuou.
para rentabilizar a capacidade de produção da unidade, o ipc está a desenvolver contactos com outras entidades com o objectivo de estabelecer parcerias que venham a permitir que entreguem à esac os óleos queimados, para que sejam transformados em biodiesel, adiantou torres farinha. de resto, no âmbito destas iniciativas de divulgação, o subdirector regional do serviço de utilização comum dos hospitais (such) acompanhou ontem a visita à unidade de produção de biodiesel, a única a funcionar na região.
“nos últimos anos procurámos reduzir ao máximo os desperdícios”, referiu também dias pereira, presidente do conselho directivo da esac, lembrando que a escola está a implementar a certificação do sistema de gestão do ambiente.
uma das funções da escola é fazer “transferência de tecnologia”, afirmou o responsável, pelo que a esac está empenhada na divulgação do projecto e disponível para apoiar outras entidades na criação de unidades de produção de biodiesel.
construída com a reutilização de material que existia na esac, com baixos custos, a unidade está neste momento a produzir cerca de 300 litros de biodiesel por mês, o equivalente à totalidade dos óleos usados nas cantinas do ipc, que está a ser utilizado em tractores. no entanto, tem capacidade para produzir muito mais, “cerca de 600 litros de biodiesel por dia”, referiu jorge varejão, professor responsável pela dinamização do projecto.

fonte:
http://www.asbeiras.pt/?area=coimbra&nu ... d=29112006

esta iniciativa devia de se alargar a mais universidades...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não só esta iniciativa devia de se alargar a mais universidades, como o projecto devia de ser conjunto, onde cada uma desenvolveria a quota parte que lhe dizia directamente respeito à sua área
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “BioDiesel”