Bom dia.
Estou a construir um sistema de termossifão que consiste em um Painel todo contruído por mim
de 2m2 e um depósito de inox (usado) de 180L com permutador de camisa.
A minha 1ª ideia era colocar o depósito no sotão na vertical, para o proteger melhor no tempo.
Digo na vertical porque me parece que este depósito inox usado que arranjei foi concebido para trabalhar na vertical.
O seu permutador de camisa deste depósito vai desde o fundo até o topo, e está paralelamente ao próprio deposito.
Se eu avançar com esta montagem, o fundo do depósito ficará a cerca de 1,5 mts do topo do painel. Haverá problema com a circulação
do circuito primário com este afastamento?
cumprimentos, e obrigado...
Termossifão-Altura acumulador em relação ao painel.
-
electrão
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda mar 16, 2009 7:04 am
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: Termossifão-Altura acumulador em relação ao painel.
O sistema TS julgo que só funciona com o deposito acima do painel
Caso o deposito fique abaixo do painel já tem de levar circulação forçada, digo eu....

Caso o deposito fique abaixo do painel já tem de levar circulação forçada, digo eu....
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
ProjectSolar
- Membro Silver

- Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm
Sim o Esteves tem razão, os termossifões, funcionam da forma com que a aguá quente como todos sabemos suba, menos densa, logo o acumulador ficar acima pois a água é aquecida no painel e sobe por escalas de temperatura, se ficar a baixo só mesmo circulação forçada, pois a aguá quente tem tendencia a subir e do painel sobe e vai para onde? Fica retida no topo, e o mais incrível disse seria de noite se algum dia tivesses a água mais quente que do painel ele iria estar te a tirar temperatura do acumulador.Esteves Escreveu:O sistema TS julgo que só funciona com o deposito acima do painel![]()
![]()
![]()
Caso o deposito fique abaixo do painel já tem de levar circulação forçada, digo eu....![]()
![]()
Espero ter ajudado, mas dessa maneira só mesmo com uma pequena bomba de circulação.
-
electrão
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda mar 16, 2009 7:04 am
Boas.
Pessoal obrigado pelo esforço para tentar esclarecer as minhas dúvidas,
O que eu queria mesmo é que responde-cem exactamente a minha pergunta...
Se eu instalar o depósito, cuja parte mais baixa dele ficar a cerca de 1,5 mts do topo do painel,
haverá problemas com o processo de termossifão com este afastamento?
sei que o mínimo recomendável são 30 cm para evitar que haja circulação inversa durante a noite...
Não quero soluções com bombas (circlação forçada), para isso montava o depósito na garagem por baixo
do painel...
obrigado....
Pessoal obrigado pelo esforço para tentar esclarecer as minhas dúvidas,
O que eu queria mesmo é que responde-cem exactamente a minha pergunta...
Se eu instalar o depósito, cuja parte mais baixa dele ficar a cerca de 1,5 mts do topo do painel,
haverá problemas com o processo de termossifão com este afastamento?
sei que o mínimo recomendável são 30 cm para evitar que haja circulação inversa durante a noite...
Não quero soluções com bombas (circlação forçada), para isso montava o depósito na garagem por baixo
do painel...
obrigado....
-
gravedigger
- Membro Dedicado

- Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm
Se a parte mais baixa do deposito ficar mais alta que o topo do painel funciona!