Será possível alterar o Vulcano de 100 litros ???

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Será possível alterar o Vulcano de 100 litros ???

Mensagem por Esteves »

Boas!

Vulcano de 100 litros
Referencia: ES 100-1M 0WIV-B

Actualmente tem uma resistência de 2000W e quero por uma de 1000W ou de 1200W, os vulcanos de 30 ou 50 litros parece que teem uma de 1200W será que encaixa no lugar da de 2000W?

Há sempre uma solução é mandar fazer uma com a potencia desejada, mas isso vai fazer que fique sem agua quente durante uns dias.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Re: Será possível alterar o Vulcano de 100 litros ???

Mensagem por Patalhetas »

Boas,
O melhor que tens a fazer é sacar essa fora e comparar com as de 1200w .. ou com a original tentar encontrar uma compativel !!
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

ja pensas-te em fazer PWM a resistençia que tens actual?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:ja pensas-te em fazer PWM a resistençia que tens actual?
Ui explica lá isso "PWM" o que faz e quanto custa€€€

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

segue o pensamento....
a tua resistençia tem um poder de dissipar 2000W se estiver sempre ligada
agora pensa, ligas meia hora e desligas a outra meia hora. a resistençia no total so dissipa o mesmo que uma de 1000W.
agora em vez de ligares meia hora, ligas um minuto e desligas outro, continuas a ter uma resistençia a dissipar em media 1000W
e para finalizar o pensamento em vez de ligar um minuto e desligar outro, liga uma milesima de segundo e desliga a outra milesima!
isso é o PWM.
podes variar o tempo que esta ligado e desligado, por exemplo se estiver ligada 3 partes do tempo e desligada so 1 parte tens o mesmo que uma resistençia de 1500W

http://www.youtube.com/watch?v=YmPziPfaByw" onclick="window.open(this.href);return false;
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

@g_card segui o teu pensamento e está correcto, mas eu devia ter dito o porquê de querer baixar de 2000W para 1200W, é assim como já disse em outros tópicos tenho cerca de 1300W disponíveis dos painéis fotovoltaicos, a ideia é aproveitar ao máximo os painéis, ser algo continuo.

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

sim eu sei, acompanho a tua mini produçao de perto! é um sistema que ate gostava de conheçer pessoalmente.
ate te sujeria se queres mudar a resistençia a montar uma de 24V e ligas directamente os paineis, mas isso traz outro problema que é se por algum motivo os paineis nao trabalharem ficas sem poder ligar a rede.
com o PWM o consumo tambem é continuo devido a mudança de estado ligado desligado ser tao rapida. informa-te disso, acho que é possivel.

eu em AC nao tenho grande experiençia nao te posso ajudar muito.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Boas,

Quanto a esta situação:
gostava de conhecer pessoalmente
estás a vontade.

Quanto a esta:
ate te sujeria se queres mudar a resistençia a montar uma de 24V e ligas directamente os paineis
é como tu dizes:
mas isso traz outro problema que é se por algum motivo os paineis nao trabalharem ficas sem poder ligar a rede
Agora quanto ao PWM vou ter de ver bem essa situação, vamos ver se aparece por aqui alguém que dê mais uma ajuda.

Há também a situação do variador, mas é um material muito caro.

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

por acaso tambem sou do distrito de viseu!

podes tentar uma coisa. um simples diodo passa-te essa resistençia para metade da força dela, agora nao sei é como o inversor se vai portar visto que so vais gastar metade da onda.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:por acaso tambem sou do distrito de viseu!

podes tentar uma coisa. um simples diodo passa-te essa resistençia para metade da força dela, agora nao sei é como o inversor se vai portar visto que so vais gastar metade da onda.
Então há que combinar um dia e passas por aqui.

Bem quanto ao diodo não é má ideia só não sei onde arranjar um potente.

Quanto ao inversor, tenho 2 um de onda pura e um de onda modificada, pode ser que algum trabalhe.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Este tópico encontrava-se em Off tópic mas aqui em Geral parece-me melhor.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Olá Esteves,

Não te aconselho a fazeres qualquer tipo de investimento nesse termoacumulador, exactamente por ele ser construído em aço esmaltado, e que o seu tempo de vida útil é de meia dúzia de anos. Já substitui dezenas deles, todos rotos, alguns deles com menos de 5 anos.

Isso de colocar um diodo, até poderia resultar se a potencia fosse 10x menor, porque assim porias em risco o teu equipamento.

Se fosse para mim, comprava um termo acumulador de cobre ou de inox (poderia ser de 50 litros), daqueles que têm as resistências dentro de uns cilindros cerâmicos, para o ligar em série com esse que tens (acabando por fazer com que durasse muito mais tempo).

Retirava-lhe a resistência de origem e fazia uma preparada para a tenção que queria (24v), até poderia utilizar a mesma resistência bastando para isso algumas operações de bricolage. (não esquecer, que no caso de ser 24v, teria de ser toda a instalação, dos painéis até ao termoacumulador, dimensionada de acordo com a corrente de trabalho da resistência)

Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

@Jorge Rocha é com o tempo que aprendemos alguma coisa, mas comprei o bixo a pouco tempo até custa por o bixo de lado.

Já ando a pensar em comprar um termoacumulador de 200L com 1 permutador com apoio eléctrico e ai meto uma resistência de 1.200 W, assim sempre levo para a frente a ideia de meter outro permutador no cano do recuperador e assim no inverno sem sol trabalha o recuperador nos dias de sol trabalha os fotovoltaicos.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Mas eu não referi colocalo de lado.
Estava a propor coloca-lo em série, e assim a água que entrava para o Vulcano já estaria mais quente. Digamos que o Vulcano só ligaria se fosse necessário, (havendo muita energia fotovoltaica, poderia ser que as resistencias do Vulcano nem chegassem a ser utilizadas).

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Jorge Rocha Escreveu: Se fosse para mim, comprava um termo acumulador de cobre ou de inox (poderia ser de 50 litros), daqueles que têm as resistências dentro de uns cilindros cerâmicos, para o ligar em série com esse que tens (acabando por fazer com que durasse muito mais tempo).
@Jorge Rocha
eu tenho esse sistema que falas, o termo acumulador ligado em serie com o painel solar térmico, para evitar o desperdício de agua, (a quente) chega mais rápido as torneiras, no inverno só preciso de aquecer os 50l que juntamente com os 180l do AQS aquecida pelo sol, chega e sobra.
mas a minha pergunta prende-se com a tua afirmação, "(acabando por fazer com que durasse muito mais tempo)" não estou a ver em que uma coisa influencie a outra !!
e claro já estou a deitar o olho a ideia do @Esteves para aplicar no meu termo de 50l :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Esteves, quantos pianeis fotovoltaicos tens? São de que voltagem?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Patalhetas Escreveu:
mas a minha pergunta prende-se com a tua afirmação, "(acabando por fazer com que durasse muito mais tempo)" não estou a ver em que uma coisa influencie a outra !!
O que promove a erosão, aos termoacumuladores de aço vitrificado, é as diferenças de temperatura da água, provocando pequenas estaladelas na película de cerâmica/vidro agarrada à chapa de aço (devido aos diferentes coeficientes de dilatação entre os materiais).

Através dessas pequenas estaladelas passa água e oxigénio, que em contacto com o aço o transforma em óxido de ferro, que tem um volume muito superior (acabando por retirar ainda mais a protecção cerâmica/vidro) e daí a ficar furado é um instante.

Mesmo com o ânodo sempre substituído, que este evita mais o calcário (e desgasta-se em aproximadamente 2 anos), o tempo de duração pouco se altera.

Quando se toma um banho com a água sempre no máximo de caudal, a água que estava bem quente dentro do termoacumulador, passa rapidamente de uns 60º para uns 10º (no Inverno), esse choque térmico favorece essa erosão.

Já se, em vez disso, entrar a água previamente aquecida, a do termoacumulador aquecido pelos fotovoltaicos (que eu pessoalmente acho um desperdício, mas antes assim aproveitada, do que deixa-la escapar), e em vez de estar a 10º, está a 40º, e as dilatações serão muito menores ou quase nulas.
Assim a vida útil do termoacumulador aumenta para mais do dobro.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver

Obrigado, fiquei esclarecido.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

CrOhN Escreveu:Esteves, quantos pianeis fotovoltaicos tens? São de que voltagem?

Boas.

6 painéis e estão a trabalhar para 24 volts.

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

Jorge Rocha Escreveu:Mas eu não referi colocalo de lado.
Estava a propor coloca-lo em série, e assim a água que entrava para o Vulcano já estaria mais quente. Digamos que o Vulcano só ligaria se fosse necessário, (havendo muita energia fotovoltaica, poderia ser que as resistencias do Vulcano nem chegassem a ser utilizadas).

Boas,

Agora já entendi, e olha que talvez é isso que vou fazer, um termo de 50L com uma resistência de 1000W ou 1200W e pinha.

Agora só tenho de encontrar como dizes (daqueles que têm as resistências dentro de uns cilindros cerâmicos)

Agora mais uma pergunta, se eu meter um permutador de cano no recuperador dará para trabalhar com os 2 temoacumuladores ? Terá de levar uma bomba circuladora? os termos estão mais altos.

Imagem

Responder

Voltar para “Geral”