Carro Eléctrico não passa de brinquedo para ricos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro
Registado: segunda mar 05, 2012 9:44 pm

Carro Eléctrico não passa de brinquedo para ricos

Mensagem por J. Almeida »

olá

certamente muitos já leram, para os que não leram façam o favor:
http://www1.ionline.pt/conteudo/116459- ... edo-ricos-

para todos os que já leram estão de acordo?

a mim pareçe-me um velho do restelo, estamos numa principio de uma nova era dos v.e., não terão de ser forçosamente assim daqui a 20 anos com baterias de litio, mas antes o inicio de um novo caminho!

procurei a ver se alguem havia postado mas não encontrei se tiver em double-topic o moderador faça o favor de retirar

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Carro Eléctrico não passa de brinquedo para ricos

Mensagem por marcopns »

Iluminados que não têm de pagar a gasolina a 1,75€... para atestar um Citroen Saxo gasto 70€... em Portugal um Saxo é um carro para ricos.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Já li e acho uma opinião ridícula. Em todo o texto só há um argumento e ainda por cima é falso. O argumento de ser preciso materiais raros para produzir baterias... O resto é uma espécie de texto do "diz que disse". Posso fazer um resumo rápido:

T1 - Então os carros são para os ricos.
T2 - Porquê? Não diz...

T1 - "Nunca será possível fazer o número suficiente destes carros para resolver o problema de emissões de dióxido de carbono e de segurança no acesso a recursos energéticos."
T2 - Porquê? Não diz...

T1 - "O carro elétrico exige, para a sua construção, metais exóticos para as baterias, sobretudo lantanídeos, cujo abastecimento é já hoje problemático, uma vez que só podem ser explorados em poucos locais do mundo"
T2 - Isto é mentira. Que materiais são esses?

T1 - "Para os construtores de automóveis e os governos extrapolarem, e sugerirem que não é necessário reduzir a propriedade de automóveis e todas as ineficiências que a acompanham, é uma pura mentira."
T2 - É mentira porquê? Não diz...

T1 - "E depois sugerir que os problemas que temos com o número de carros podem ser resolvidos pelo carro elétrico, é uma fantasia"
T2 - Fantasia porquê? Não diz...

T1 - "o carro elétrico será apenas um brinquedo caro, demasiado caro para o proprietário automóvel médio, e nunca uma solução global"
T2 - A palavra "eléctrico" está a mais nessa frase, pois mesmo caro, acaba por ser mais barato que um equivalente a gasolina...

:-).

PS: Mas há materiais mais exóticos e cujo abastecimento é já hoje problemático do que os derivados de petróleo?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Mentes retrógradas...

Pelo menos no meio rural onde resido, há 40 atrás seguramente que também era um luxo uma familia ter 1 carro, e a malta tinha que se desenrascar com as pasteleiras e algumas poucas motorizadas... Hoje há 1 carro para cada membro da familia...

A coisa tem que começar sempre por algum lado... pena é que os interesses políticos e industriais por vezes se sobreponham a este desenvolvimento! :(

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro

O volt

desculpa lá, mas ele não o diz certamente para comprarem o livro :)

é caso para dizer, ele é contra o eletrico mas não puxa carroças :)

A questão mais pertinente é mesmo as baterias, e autonomia mas eu tambem acredito que estamos no principio do caminho para energias alternativas, e começo a duvidar do eletrico apenas porque com a venda, privatização e o mercado liberalizado da eletricidade, meus amigos esqueçam o Kwh a 0,17€

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva:

O carro eléctrico, não é para pobres.?
também os outros não são...que eu saiba ainda é preciso dinheiro para poder ter um carro e sustenta-lo.

O que eu vejo na generalidade no parque automóvel Português nas nossas estradas são veículos cujo valor esta cima dos 30 mil euros,e que no mximo andam duas pessoas na dentro, em autenticas banheiras.
Quem dera que os ricos optassem pelos eléctricos, em poucos anos tinha-mos muitos usados onde s pessoas com menos posses ja podiam comprar.
Sou defensor de só haver credito da par das instituições financeiras só a veículos eléctricos..

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Mensagem por ricardocruzs2 »

Todo os idiotas tem as suas próprias ideias…e pior é que ainda existem pessoas que pensam da mesma forma que eles…

Vocês acham que a autonomia é um problema?

É um problema porque ninguém quer aumentar a autonomia dos veículos, já se questionaram porque é que todos os veículos anunciam autonomias de 150 quilómetros? Coincidência não?

Não acham estranho? Simplesmente ainda ninguém quer veículos eléctricos…

Qual é a principal fonte de riqueza dos países? Os combustíveis claro…há uns tempos dizia-se o seguinte:

Se os combustíveis passarem a barreira do 1 euro não se sabe como vai ser!!! Pois bem…eles estão quase no dobro e alterou alguma coisa? Nada, ninguém reclama e o pessoal continua a a atestar e não reclama…e os lóbis do petróleo (ex: Móbil, Shell, Galp, Bp, Petrobrás, Repsol etc…) vão sugando os bolsos do povo até onde der, até alguém se manifestar a sério…

Em suma o que eu quero dizer é que eles colocam os preços dos veículos eléctricos a 30 mil euros ou mais para ainda ser um entrave para 98% dos cidadãos.

Porque é que não os colocam a 10/15 mil euros? Simplesmente porque não querem…ainda não lhes dá jeito, e se ainda não existe veículos com autonomias de 500 quilómetros é porque mais uma vez não querem, ainda não lhes dá jeito…

Desculpem lá o excesso de interrogações mas é para vos fazer pensar um bocadinho também…

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold

Esqueci-me de dizer que mais parece que as marcas estão quase a ser obrigados a lançar veículos eléctricos sabem porque? Para irem recebendo os subsídios dos estados que financiam tais projectos…”mandar-nos areia para os olhos e assim esconder o sol com a peneira”

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Ricardo, não é bem assim, não disponibilizam carros com maior autonomia porque isso implicaria o aumento de baterias a bordo o que provocaria o aumento de peso do carro, e a redução de espaço disponível, o consumo subia porque o carro gastava mais energia para deslocar o peso morto do que a utilidade que é suposto ter, o que no final, consumia demasiada eletricidade para transportar apenas a carroçaria. Neste estado de evolução da tecnologia, os carros têm a autonomia vs peso vs baterias de uma forma em que a utilização frequente cubra a maior parte dos utilizadores (os tais 80% das utilizações percorrem diariamente menos do que a autonomia).

Os carros são caros porque as baterias ainda não são baratas!
Mas mesmo assim, para uma utilização frequente e kilometragem intensiva (refiro-me a uma utilização diaria da autonomia anunciada), ao fim de 3 anos já o electrico fica mais barato do que um carro ci que custe novo menos 10.000€.

Os carros CI é que são para ricos e comodistas! (e para vaidosos)
sergiomms

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold

sergiomms Escreveu:Ricardo, não é bem assim, não disponibilizam carros com maior autonomia porque isso implicaria o aumento de baterias a bordo o que provocaria o aumento de peso do carro, e a redução de espaço disponível, o consumo subia porque o carro gastava mais energia para deslocar o peso morto do que a utilidade que é suposto ter, o que no final, consumia demasiada eletricidade para transportar apenas a carroçaria. Neste estado de evolução da tecnologia, os carros têm a autonomia vs peso vs baterias de uma forma em que a utilização frequente cubra a maior parte dos utilizadores (os tais 80% das utilizações percorrem diariamente menos do que a autonomia).

Os carros são caros porque as baterias ainda não são baratas!
Mas mesmo assim, para uma utilização frequente e kilometragem intensiva (refiro-me a uma utilização diaria da autonomia anunciada), ao fim de 3 anos já o electrico fica mais barato do que um carro ci que custe novo menos 10.000€.

Os carros CI é que são para ricos e comodistas! (e para vaidosos)
Sérgio, continuo com a minha idéia

Mas porque é que se tem que aumentar o número de baterias e por consequência o seu peso?
Porque é que não se inventa uma nova geração de baterias?

Pensas dessa forma porque simplesmente são apenas estas baterias que tu e todos nós temos conhecimento.

Então se levámos o homem ao espaço e não temos um veiculo com 500 quilómetros de autonomia???? Por favor…

Se conseguimos colocar sondas no espaço que ficam anos e anos a enviar dados para a terra com pequeníssimas baterias que se alimentam dos raios e vento solar não conseguimos ter veículos capazes de percorrer apenas 500 quilómetros de autonomia???? Por favor…

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Concordo com o Ricardo. Nao existem baterias melhores porque não se quer..
Quanto aos preços dos electricos são completamente absurdos, eu não compro um carro por mais de 30.000eur nem que tenha só que cuspir para o deposito para ele andar ... porque.... pagam.se baterias à parte. Gosto da ideia da mota pois compra-se a mota e não pago mais nada apenas manutenção se necessário.

Agora o caso do ZOE.. custa mais de 20.000eur e ainda pago quase o equivalente ao gasoleo por mes que costumo gastar para trabalhar ?? nao isso nao,

20.000 Pelo ZOE e não pago mais nada a não ser uma manutenção quando for necessário.... vou pensar seriamente no caso ... 150km de autonomia?? Até é demais para mim!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

Teorias de conspiração não passam disso mesmo!! E cada um acredita no que quer! :roll:

Eles são maus né, e são muitos e grandes, não fazem mais e melhor porque não querem, é eles querem é roubar a malta, são uns manfios que andam prai, deviam fazer as coisas para eu usufruir delas, malandros. :ugeek:
sergiomms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bolas, já se anteciparam...

Assim sendo só junto mais uma o CI é um desinvestimento e o VE é um investimento que rende... incrivel não é... Mas isto é a minha opinião!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

O Tesla model s é a prova que se houver vontade é possível fazer VEs em bom! Principalmente quando o carro é desenhado de raiz para ser eléctrico. Não é conspiração, é um facto que uma pequena empresa fez o que os grandes não fizeram com milhões.
Penso que a autonomia de 160km se deve ao facto de ultrapassar a barreira psicológica das 100 milhas.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Eu pessoalmente acho que ainda não temos um mercado grande de VE's porque as grandes companhias petrolíferas e de construção automóvel não querem.
Para que não haja dúvidas sugiro que percam 90 minutos da vossa vida e vejam isto:

http://www.youtube.com/watch?v=0C2L99w9Tcw" onclick="window.open(this.href);return false;

No fim dos anos 90/início do século havia CENTENAS de VE's a circular na Califórnia, até serem destruídos pelos fabricantes.
Se não fosse gasto tanto dinheiro em guerra/lobbys/luvas/programas espaciais (inúteis?) alguém acha que não havia VE's a um preço igual aos CI's?
O problema são os interesses. Das petrolíferas, das construtoras, dos governos...

Just my 2 cents

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

CarlosMartins
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am

Mensagem por CarlosMartins »

Tem que se começar por algum lado!
O computador pessoal quando apareceu não era para todos os bolsos, aliás, era um luxo bem caro!

Graças a Deus que há ricos, porque só com os pobres nada se faria.
Afinal todos gostaríamos de ser ricos um dia.....

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

ICEM4N Escreveu:Agora o caso do ZOE.. custa mais de 20.000eur e ainda pago quase o equivalente ao gasoleo por mes que costumo gastar para trabalhar ?? nao isso nao,
São pontos de vista que respeito, mas eu prefiro dar o "equivalente ao gasóleo" ao construtor, que desenvolveu o carro eléctrico e o disponibilizou para meu usufruto, do que continuar a encher o bolso aos barões do petróleo!
São pontos de vista... ;)

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold

sugarstorm Escreveu:Eu pessoalmente acho que ainda não temos um mercado grande de VE's porque as grandes companhias petrolíferas e de construção automóvel não querem.
Para que não haja dúvidas sugiro que percam 90 minutos da vossa vida e vejam isto:

http://www.youtube.com/watch?v=0C2L99w9Tcw" onclick="window.open(this.href);return false;

No fim dos anos 90/início do século havia CENTENAS de VE's a circular na Califórnia, até serem destruídos pelos fabricantes.
Se não fosse gasto tanto dinheiro em guerra/lobbys/luvas/programas espaciais (inúteis?) alguém acha que não havia VE's a um preço igual aos CI's?
O problema são os interesses. Das petrolíferas, das construtoras, dos governos...

Just my 2 cents
Completamente de acordo...

Foi exactamente isso que acabei de transmitir nos meus posts...

Autor do tópico
J. Almeida
Membro
Membro

Voces já pensaram que se todos desatassemos a comprar carros e motos eletricas o que aconteceria a economia:

Milhoes de postos de trabalho, de empresas, de produtos que se perdiam com a não prospecção e comercialização do petroleo, podem ripostar que também se criariam postos de trabalho e empresas para a criação de baterias e afins eletricos.

Mas falta um vector importante e para mim o grande problema está nos senhores do petroleo da arabia e afins não querem abrir mão da sua galinha de ovos de ouro que transformou desertos em cidades ao nivel europeu/americano mais os especuladores da bolsa, outro dos vectores esses sim que fazem o barril de petroleo flutuar na bolsa a seu belo prazer, e isto não são teorias da conspiração é a realidade do mercado capitalista, mais os lobbies com os construtores de automoveis. Estes senhores vão querer continuar a impor-nos esta ditadura para continuarem milionários.

Mas também não duvido que no futuro vão-nos obrigar a pagar para nos deslocarmos não pensem, compro um veiculo eletrico e não pago mais nada, porque já estão a ver o que acontece com os carros da renault onde se paga o aluguer da bateria... e já pensaram nos milhões que o estado perde de impostos ISP + IVA de combustivel não vendido?
Concerteza que nos vão fazer pagar um imposto qualquer de circulação além do que já existe para colmatar o ISP IVA em falta... e isto não são teorias da conspiração é a constatação económica da realidade.

Nós é que temos de fazer a mudança acontecer eu por mim já começei e já decidi que me vou deslocar para o trabalho numa eletrica chega de ser chulado por todos e mais alguns.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

Desculpem mas no meu ponto de vista a realidade é bem diferente!

Nos queremos que "alguém" invista em carros eléctricos quando esse alguém paga menos do que 0.70$ USD por litro de gasolina! (Mais uma vez Portugal está...."a vê-los passar....")
Não existe tecnologia de armazenamento de energia eléctrica capaz de fazer o POVO querer abandonar o petróleo!
O petróleo proporciona demasiado comodismo para conseguir ser ultrapassado pelas baterias (ou condensadores o que queiram...)
Ou ainda por outro lado... (e como já referi algures) não existem baterias capazes de competir com o conforto que o petroleo nos proporciona e nos habituou, assim, só quem está "à rasca" com a carteira é que tem que pensar numa alternativa.

Os VEs dos anos 90 (e eu tenho um) não são a maravilha que eles falam, e foram abandonados exactamente pela desilusão que foram na utilização real, agora estes novos de litio talvez já consigam derrubar muitas barreiras.

Se voçês querem acreditar nisso que escrevem, acreditem, mas a verdade não é essa!
sergiomms

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”