Apoio solar a um AQS com caldeira a gás natural

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta fev 09, 2012 10:51 pm

Apoio solar a um AQS com caldeira a gás natural

Mensagem por darkvader »

Bom dia

Tenho um sistema de AQS+Aquecimento central, com Caldeira Vulcano Cerastar 24KW, a gás nat., e Depósito de 160 L com 1 serpentina que liga ao circuito de AQS da Caldeira.
Este deposito tem uma sonda que liga à Caldeira para controlo da temperatura de AQS do Depósito.

Pretendo instalar um colector solar com termosifão de 200L, para apoio de AQS, de modo a não depender tanto do Gás e também ter mais capacidade de acumulação de agua quente (daí a escolha de um TS em vez de um CF, que me obrigava a mudar para um tanque de 2 serpentinas, deitando fora o existente de 160L).

Aceitam-se sugestões.

cumps
DV
Cumps

DV

afstoni
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda ago 22, 2011 2:03 pm

Re: Apoio solar a um AQS com caldeira a gás natural

Mensagem por afstoni »

Com o TS não consegue utiliza-lo em simultaneo com essa caldeira!

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por darkvader »

E se meter o deposito em serie com o TS?. Ou seja o retorno de agua quente do TS entra na entrada de agua fria do deposito de 160L.
Cumps

DV

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

A serpentina do deposito é fechada ou simplesmente é uma entrada para o deposito?
Se for fechada dá para usar um CF usando torneiras (eventualmente válvulas eletricas) para separar a caldeira do CF. Se aberta ligar a saida do TS à entrada do deposito, tal como já atrás foi referido!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por darkvader »

Boa noite Ferra

O deposito é um SO 160 da Vulcano. A serpentina é fechada para a caldeira.
Cumps

DV

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

Então poderá usar um CF ligado a essa serpentina. Usando torneiras para selecionar se quer usar caldeira ou CF os dois em simultaneo só estou a ver com duas serpentinas. Atenção pois terá de usar anticongelante nos dois circuitos (caldeira e CF). Quando o deposito romper compra um com duas serpentinas e deixa de estar desenrascado e passa a estar bem servido.

Com um TS poderá por a saida ligada à entrada do deposito e desta forma quando abrir uma torneira a água quente do TS vai entrar no deposito e seguir o caminho habitual. O deposito terá água quente fornecida pela caldeira mas quando gasta água a que entrará estará quente (se houver sol) e só quando a água quente do TS se acabar que a caldeira entrará em funcionamento. Terá de manter o deposito quente e como vai haver perdas de temperatura e nem sempre a água está em circulação a caldeira entrará em funcionamento para manter o calor.

Usar um TS em paralelo com o depósito e gastar unicamente água do TS em situações normais. Quando se aperceber que a água não vai chegar muda a torneira para o deposito e liga a caldeira. Esta solução com algum engenho penso que dá para por automático. Existem TS com resistencias eletricas e desta forma pode eliminar a caldeira para as AQS.

Eu se calhar construia um sistema eletrico para usar da seguinte forma: normalmente usar o TS, mas quando a caldeira estiver em funcionamento (tempo frio, logo água no TS com pouca temperatura) o TS passava a estar em série com o deposito. Quando se gastar água, esta entra vinda do TS logo muito menos fria. Para esta comutação basta uma sonda diferencial e umas eletrovalvulas entre o deposito e o TS de modo a por em série o circuito quando a temperatura do deposito for superior ao TS. Em paralelo quando a temperatura do deposito for inferior ao TS.

Não sei se me fiz entender...

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por darkvader »

Olá
Boas ideias.
Em relaçao á primeira hipótese , não há problema em usar o anti-congelante no circuito da caldeira?
Cumps

DV

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

Não tenho conhecimentos suficientes para responder a essa pergunta mas penso que sim, a menos que exista uma incompatibilidade do mesmo com algum vedante da caldeira. O agente que lha vendeu ou um mail para a marca deve responder a essa pergunta.

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por darkvader »

OK Ferra.
Obrigado pelas sugestões.
Vou contactar a Vulcano, que são os fabricantes do equipamento (Caldeira e Depósito), para ver também da possibilidade da potência absorvida pela serpentina do depósito a partir do painel solar.
A ver vamos, como diz o cego.
Cumps

DV

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

Vá dando noticias pois fiquei curioso!
Quanto à potencia absorvida se não estou em erro passa tudo por ser uma questão de tempo e temperatura. Poderá ter menos rendimento (será mesmo?) mas não deixará de funcionar por isso. Penso que antes de me por a comprar outro deposito com duas serpentinas experimentava se este dava para desenrascar até romper (hoje em dia a vida custa a todos) e só se estivesse mesmo descontente é que comprava outro. Comprando outro continua a precisar da bomba e da sonda diferencial, só as eletrovalvulas é que deixam de ser precisas por isso se calhar não perde tanto assim em experimentar...

Autor do tópico
darkvader
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por darkvader »

Contactei a Vulcano por causa desta ultima opção e disseram-me que não era aconselhável usar o glicol no circuito interno da caldeira.
Sendo assim nada feito.
Aí só usando um permutador de placas. Mas devo comprometer o rendimento.
Talvez assim seja melhor arranjar um deposito de 200L novo, com 2 serpentinas e interligá-lo com o existente.
Cumps

DV

ievangelho
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta mar 08, 2012 10:27 am

Mensagem por ievangelho »

Exmo. Sr. Darkvader. Se me permitir, gostava de trocar um pouco de informação consigo. Pode-me enviar o seu contacto (mail ou telefone) por mensagem? Obrigada!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”